sexta-feira, julho 05, 2013

TransPyr Dia -2 | Dia -1 Dia 0

Dia -2 | Barcelona - Lloret del Mar

Antes de começar a falar, leia-se, escrever sobre o TransPyr propriamente dito, muito há para escrever sobre a viagem.
Programamos ir de bicicleta entre Barcelona e Roses, calculamos que seria entre 250 e 300km e o Luís entrou na ''roubada'' desde o primeiro minuto! Eu pedalava com o atrelado, ele levaria a mochila.
Mal saímos do aeroporto, entramos na ''Autovia'' rumo ao centro de Barcelona. Foi sem querer, ainda procuramos alternativas, mas nada feito. Foi um instante até chegarmos na Gran Via. Foi uma breve visita a esta bela cidade. O Luís que me perdoe por só o ter levado à Sagrada Família que ainda continua em construção e pelos vistos vai continuar durante uns largos anos. Gaudi, tu eras um grande ''maluco''!
Seguimos em direcção mar e daí em diante este seria o nosso azimute, pedalar o mais possivel junto ao mediterrâneo. As praias e o calor convidavam a um mergulho, mas conseguimos resistir. Não resistimos foi a uma sesta porque eu já não aguentava mais...já andava aos ''ss'' e já estava a falar sozinho tipo delírios. Cerca de 1.30h debaixo de uma palmeira e ficamos retemperados para continuar. 

Paramos em Lloret del Mar, cidade muito popular entre a juventude Portuguesa que para aqui vem na viagem de finalistas. A praia ainda se aproveita, agora o resto...confusão, prédios, transito, se calhar sou eu que estou a ficar velho?! Vou dar o beneficio da duvida para o divertimento nocturno que não conhecemos, mas como o nosso corpo pedia descanso, assim o fizemos. 

Disse que a praia se aproveitava, não só para banhos de sol, para dormir também dá! Embalados pelos rebentar das ondas os meninos adormeceram...



Dia -1 | Lloret del Mar - Roses
Acordamos no dia seguinte já com o sol bem alto e os banhistas a querem partilhar o espaço connosco. Depressa arrumamos a nossa tralha e fizemo-nos à estrada. O dia era previsto ser longo, ainda fizemos algum trabalho de campo quando estudamos o track que nos levaria a Rosas, mas de nada serviu, andamos às voltas durante uns 30km. Tínhamos visto que pelo interior seria mais rápido e mais perto, mas quando demos por ela estávamos a chegar ao mar, a pouco mais de 20km de Lloret, mas o nosso GPS marcava já cinquenta e muitos kms...O melhor era mesmo continuar seguir o azimute do mar...Ainda perguntamos à policia o caminho por estradas onde se podia andar de bicicleta rumo a Rosas, mas ainda sabiam menos que nós...

Solução, chegar novamente ao mar e continuar paralelo a este sempre que possivel. Foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado...encontramos praias paradisíacas, pitorescas vilas mediáveis, cenários maravilhosos...

Sobre a alimentação...já tinha saudades de parar à porta do supermercado e comer ''porcaria'', bem, nem tudo, de uma vez acho que bebi 1.5l de Iogurte! Mas as Coca-Colas, brawnies, tabletes de chocolate, bolachas, gomas...mas também fruta que íamos comprando sempre que víamos pelo caminho...e logo eu que adoro fruta!

 



  

Claro está que sem imprevistos não seria a mesma coisa. Então os meninos decidiram meter-se por um single-track a pensar que iam cortar caminho rumo a Rosas. Primeiro quisemos ir até à praia, depois como não tinha saída, nada de voltar para trás, toca a a subir a escarpa e ir pelo caminho pedestre mesmo. Estão a ver o resultado, carregar a bicicleta, e o atrelado e demorar mais tempo que se tivéssemos voltado para trás...mas enfim, DIVERTIMO-NOS e a vista lá do topo para a baía de L'Escala compensou!

O dia estava a por-se e nós a chegar à idílica baía de L'Escala onde tivemos o privilégio de assistir ao por do sol, talvez um dos mais belos que vi até hoje! Fizemos alguns kms a contornar a baía sentindo a brisa marítima e contemplando a silhueta dos Pirenéus que se perdia no nosso horizonte...simplesmente mágico! Todos os percalços que nos aconteceram ao longo do dia, eram justificados por estarmos ali, aquela hora!

Quase a bater na meia noite, chegamos a Rosas, exaustos mas com a missão cumprida. Procuramos um ''cantinho'' na praia e aterramos...
O Luís aterrou mesmo e pelos vistos de ''focinho'' pela cara que tinha de manhã...não me consegui conter e quando o vi naquela figura, ainda meio a dormir, escangalhei-me a rir e acabei por o acordar também...ai ai Luís!

 


Dia 0  

Claro que da maneira como chegamos não houve tempo para banho sequer, foi encostar as coisas, procurar o saco e cama e aterrar. Novamente acordamos com os banhistas a chegar à proa, nós acordamos um pouco ''colados'', um pouco mal cheirosos e acima de tudo, cheios de fome! Por esta ordem de ideias, tomamos banho no chuveiro da praia e fomos ao supermercado mais próximo ''abastecer''.

Depois dirigimo-nos ao secretariado, para levantar os nossos kits e arrumar as coisas para o dia seguinte. Finalmente conheci o simpático organizador , Oriol Sallent com quem troquei numerosos emails. É muito engraçado porque a gente cria uma imagem da pessoa e ver essa pessoa à nossa frente é algo que sempre estou na expectativa. Fizemos novos amigos e conhecemos o resto dos elementos Portugueses, somos 7 no total! 

Na cerimonia de apresentação da prova, houve uma simbólica recolha de areia e água do mar mediterrâneo por parte dos atletas que será no final devolvida ao oceano Atlântico no final da prova, simbolizando assim a união dos mares. 
Enquanto isso andávamos pela cidade a fazer ''malabarismos''...

Para a primeira etapa temos 117km entre Rosas e Camprodon, num total de 1950m de acumulado positivo. As altas temperaturas previstas serão o maior obstáculo.

Ride & Smile! :) 

PS. Para nós será a terceira etapa, uma vez que já fizemos 270km nos dois primeiros dias desta aventura :)
 

 

3 comentários :

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict