terça-feira, dezembro 03, 2013

PECANINOS - Associação de apoio a animais abandonados

Desde que me conheço que adoro animais, sejam de 2, ou 4 patas, ou mesmo rastejantes. Vejo em cada animal um amigo, um ser que merece o seu espaço e respeito neste planeta. 


O facto de ter crescido na aldeia ajudou. Os meus pais criavam diversos animais com quem ''conversava'' e brincava, o que de certa forma continuo a fazer nos dias de hoje. Recordo-me de ter pombos, patos e galinhas de estimação a quem dava mimos diariamente. Ahhh, como é bom viver no campo...

Mais recentemente tive um ''caso'' com um cachorro chamado Terrível. Tentei adopta-lo, levei-o ao veterinário, e até arranjei condições lá em casa, mas percebi que ele era mais feliz na rua. Mais sobre este ''pecanino'' aqui.


Há umas semanas atrás fui contactado pela Pecaninos que me pediu para contribuir com algo para associação, senti-me honrado. Queria tanto conhecer o espaço que decidi ir a pedalar. Cheguei de noite, não pude ver tudo o que queria, voltei dias depois, de dia e fiquei lá uma boa parte da tarde.

Doei alguns artigos para leilão, artigos esses que tinha guardado e que de certa forma são especiais para mim. Fiz questão de visitar a associação, de distribuir miminhos por todos os residentes que ali se encontram e que estão sempre carentes. Que dó no coração ver estes bichinhos assim...muitos foram abandonados pelos donos, outros já nasceram na rua, alguns feridos, mas todos eles são amorosos rafeiros. 

Sobre a Pecaninos

O que é a Pecaninos?

“Os Pecaninos” é uma Associação sem fins lucrativos, alheia a qualquer credo político ou religioso, cujo objecto social é a defesa e protecção dos animais, nomeadamente:
a) Recolha e tratamento de animais feridos, doentes ou em risco imediato, encontrados à deriva na via pública ou abandonados;
b) Procura de novos donos para animais abandonados;
c) Intervenção junto das autoridades competentes no sentido de serem respeitadas as leis de defesa e protecção dos animais;
d) Promoção e campanhas de sensibilização das populações para a defesa e protecção dos animais;
e) Edição de publicações que veiculem os objectivos da Associação;
f) Pressão junto das autoridades competentes no sentido de serem alteradas as leis desactualizadas ou injustas para o bem estar animal;
g) Recolha e divulgação de informação para o bem estar animal:
h) Celebração de protocolos com clínicas veterinárias, Universidades, Institutos; Associações ou outras organizações congéneres com vista a intercâmbios e cooperação no tratamento e salvamento de animais.


Data de criação da Instituição?
A data de criação foi em 2008 (tudo devidamente legalizado). 

Quem foi o\a mentor(a) da Instituição? 
O mentor desta instituição foi a Dona Carolina Castelo que é a nossa presidente pois há mais de 30 anos que realiza este trabalho a nível particular.

Como consegue a Instituição sobreviver actualmente?
A nossa associação vive de donativos, das poucas campanhas que nos deixam participar de angariação de ração, e do pagamento das cotas de sócios.
 
Quais os objectivos para o futuro?
Neste momento estamos muito empenhados na divulgação da Associação, na construção de um equipa de voluntários consistente e que trabalhem num só sentido, a causa animal. E na iniciação da construção do novo Abrigo no terreno que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira nos doou de 4000 m2.

Como a ajudar a instituição?
Todo o tipo de ajuda é bem vinda. Seja passar um animal, seja donativos, seja divulgação, seja boleias de animais, ... porque quem quer ajudar é só ter vontade!


Os donativos via transferência bancária são efectuados para este NIB:
0010 0000 3976536000121 - BPI. Comprovativo (se possivel) para que fique registado ospecaninos.info@gmail.com

Também podem contribuir fazendo apenas uma chamada para o 760 300 855. Valor de 0,60cent + IVA que iram deixar os nossos amigos felizes. 

Padrinhos e madrinhas para os Pecaninos precisam-se. São 10€ por mês para ajuda no bem estar do afilhado Alguns é necessária ainda a esterilização e se o padrinho puder ajudar, tanto melhor.
 
Podem seguir a associação no Facebook aqui: 

https://www.facebook.com/pages/Os-Pecaninos/116569705089906?fref=ts

Estejam atentos aos leilões que se fazem nesta página e que servem para dar vida a este sonho maravilhoso da Dona Carolina. 


Au au auuuuuu
Miau miau miuauuuuuu
 

3 comentários :

  1. Boa tarde,
    Foi pedido à associação os Pecaninos para publicar a foto do labrador de nome Jimmy, que está desaparecido há 4 semanas e até agora não o fizeram. Gostava de saber o porquê de ainda não o terem feito? Estou sempre disposta a ajudar, como por exemplo neste momento na venda de rifas no valor de 1€... Fiz o mesmo pedido noutras associações e canis municipais e o pedido foi de imediato publicado. Mais uma vez vos peço para o fazerem. Obrigada.

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict