sábado, novembro 09, 2013

10ª EDP MARATONA DO PORTO

Correr a Maratona do Porto não estava nos meus planos porque não me sentia suficientemente aliciado para percorrer as ruas de uma cidade que eu conheço tão bem. Conhecer o percurso é sempre bom porque ajuda a gerir o esforço. De certa forma fui ''picado'' pela minha equipa de Trail, a Desnível Positivo para participar e nestes momentos a gente esquece o quanto duro é correr uma maratona, especialmente esta e vocês vão já saber o porquê...

O levantamento dos kits dos atletas aconteceu no histórico edifício Alfândega do Porto. Tudo muito bem organizado, com uma feira de produtos de atletismo, exposições e palestras. Houve também uma Pasta Party gratuita para todos os participantes na Maratona. Enquanto andava circular encontrei muitos amigos da bicicleta e do Trail. Para alguns era a primeira vez que iriam correr a mítica distância, fixando objectivos de tempo algo ''ambiciosos'', mas para outros correr uma maratona era algo recorrente ao longo do ano.  Para mim esta seria a 3ª Maratona, a primeira em Portugal. 

Os records da maratona foram batidos, estavam na partida mais de 3 300 atletas de dezenas de nacionalidades. A moldura humana na Rua Júlio Dinis era de facto impressionante para a ''realidade portuguesa'' Sem duvida que correr ''está na moda'' e ainda bem!

O meu objectivo era bater a minha marca pessoal, 3.20h e estava com esperanças de o conseguir. Nos meus melhores sonhos era baixar das 3h, mas seria uma tarefa bastante complicada. 
O percurso bastante irregular, com várias subidas, com um piso também ele irregular e algum vento contra tornaram a vida mais complicada aos maratonistas. Arranquei com tudo, fiz a Meia Maratona em 1.28h e continuei em bom ritmo até ao Km35. Nessa altura comecei a sentir uma dor aguda na planta do pé que me impediram de manter o ritmo e comecei a sofrer bastante. Fui obrigado a parar várias vezes...eu que tolero bastante a dor, imaginem o quanto me estava a doer... Daí até à meta fui-me arrastando e acabei a prova próximo das 3.30h. Fiquei entre a minha melhor e a minha pior marca, mas terminei...Depois seguiu-se outra maratona, mas á mesa e com francesas pequenas e girafas pretas se é que faço entender.

Sentia que podia dar mais a nível de ''pulmão'' mas o esqueleto já está no limite. Nunca tive uma época tão intensa como esta, mas isso será tema para outro post.
Apesar de estar a correr ''em casa'' gostei do percurso e dos ''atractivos'' que estavam ao longo dos 42km. Casa da Musica, Estádio do Bessa, Castelo do Queijo, Marginal, Ponte D. Luís, Ponte da Arrábida, Parque da Cidade, etc.

Bater as 3h terá que ficar para a próxima, agora é tempo de recuperar energia para a nova época.

NOTAS

Parabéns a todos que participaram e obrigado ao público que nos aplaudiu. O meu mano está imparável e o Tiago Aragão um foguete! O Tiago Almeida (e não só) tem de se deixar de voltas de 200km de bicicleta no Douro uma semana antes...A Ester conseguiu (finalmente) o que queria...

Boas corridas!

As minhas restantes provas em estrada:


2 comentários :

  1. Fosses vestido como o "Homem de Verde" e tudo te correria melhor!!

    ResponderEliminar
  2. No fundo fizeste uma boa corrida.... até ao Km35.... Os sevilhanos que se preparem se fores lá com a mesma vontade...
    Se consegui o que queria?.... ficar à tua frente?.... «Get used to it and get over it»

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict