quarta-feira, março 26, 2014

Trilhos do Paleozóico 2014

Já passou mais de uma semana mas as sequelas continuam no corpo. A desidratação extrema alterou-me o organismo nos dias seguintes ao evento e passados 10 dias sinto que ainda não estou recuperado. O que aconteceu foi um pico de calor atípico para a altura do ano associado a um percurso muito exigente que resultou numa prova de elevada dureza. 

Quando quem organiza eventos também pratica a modalidade, tem experiência internacional e associa-se a pessoas experientes, o resultado só pode ser um - SUCESSO. Foi do consenso de todos que a 2ª Edição dos Trilhos do Paleozóico foi um evento bem organizado. O organizador Luís Pereira e toda a sua equipa de staff, patrocinadores, parceiros e o município de Valongo estão de Parabéns! 

A nível de performance desportiva fiquei feliz com o resultado. Terminei na 4ª posição na minha categoria que foi vencida pelo Miguel Reis e Silva. Na geral fiquei dentro do top 10, o que também é muito bom. Senti-me bem e não fosse um engano que me custou quase 20 minutos, poderia ter subido mais uns lugares na classificação, mas as competições são assim mesmo. Já estou a pensar na próxima. No total foram 51Km em 5.47h e 5 000m de acumulado positivo o que numa serra com 300m de altitude se traduz num ''serrote'' constante.

No dia anterior aproveitei a para ir até Valongo na companhia do Tiago e do Luís e pude comprovar que tanto as descidas como as subidas seriam ''vertiginosas'' fazendo me recordar o desafio que foi completar esta prova em 2013. Valongo foi o meu local de treino durante os tempos da universidade onde aqui treinei muito BTT. Estes trilhos para quem vive na região do grande Porto são um ''must''.

Na classificação geral o espanhol Toffol Castanyer ''limpou'' literalmente a prova. Durante os kms iniciais onde pude apreciar o ritmo (à distância) parecia que estava a correr uma maratona...no plano! 
Em equipas a Desnível Positivo venceu nos Ultra Trilhos e fez a festa no pódio. Parabéns a todos os atletas D+ que preencherem as classificações de ambas as provas (23 e 45Km). Reconheço o mérito de quem se classifica na frente, mas faço uma vénia a quem passa horas nos trilhos horas e horas superando-se e pondo à prova os limites físicos e psicológicos. É um orgulho muito grande pertencer a este grupo de amigos, seres humanos e atletas excepcionais!

Utilizando a primeira versão da Jersey Cofides especifica para Trail Run, representei as cores do Douro Ultra Trail - www.douroultratrail.com Fiquei surpreendido pela leveza e transpirabilidade do material MADE IN PORTUGAL.Os testes vão continuar e é um gosto poder usar a mesma marca que uso no BTT\Ciclismo. Grato pelo apoio Cofides!

Agora há que pensar em duas rodas e mais propriamente no Algarve Bike Challenge que começa já na próxima sexta-feira. Vão ser três dias de BTT para colocar à prova a Kona King Kahuna e divulgar o Mountain Quest - www.bikemountainquest.com 
Esta competição que tem o cunho pessoal do amigo Marco Fernandes terá a sua segunda edição em 2014, mas que já é conhecida nacional e internacionalmente. Será a minha estreia na prova.
Uma prova com um prologo nocturno e duas etapas de montanha. Saibam tudo sobre prova no site:

http://algarvebikechallenge.com/pt

O meu companheiro será o Valério Ferreira que participou comigo do Brasil Ride de 2010. Será a primeira competição em BTT do ano, será encarada mais como treino para o IronBike em Julho. Esta primeira fase da época mais centrada na corrida\trailrun irá se reflectir na bicicleta, mas já pus o Valério de sobre aviso para não ir com muita pressa....






2 comentários :

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict