quarta-feira, novembro 23, 2011

O meu Troia - Sagres....e Sagres - Porto

O ano 2006 foi um dos anos mais intensos da minha vida! Tinha acabado de me formar em Eng. Electrotécnica, tinha terminado em 3º no Campeonato Nacional de XCO, 3º Campeonato Nacional de XCM, Taça de Portugal de XCO, XCM, participei na Ruta de los Conquistadores e tinha viajado pela Europa com o Zé Silva durante 1 mês a pedalar (Eurotrip). Estávamos em Dezembro e li um artigo sobre o Tróia - Sagres (TS) e pensei...porque não? Mas não podia ser com o tempero ''tradicional'', tinha que acrescentar sal e pimenta! 


Saí do Porto de comboio em direcção a Setúbal, com a bicicleta, o atrelado e monte de ideias na minha cabeça. Nada programado como é óbvio e por isso estava disponível para tudo. Cheguei ao ferry a Tróia tarde, por volta das 23h, já a pedalar no ''veiculo longo''. Aí conheci o Nuno Neves, trocamos os palavras e verificamos que tínhamos vários amigos em comum. Ele também ia fazer o TS, mas prestando apoio à equipa de Loulé pois estava a recuperar de uma queda numa prova de triatlo. A minha ideia seria montar a tenda já em Troia, mas foi oferecida uma cama no hotel onde o grupo de Loulé estava, claro que aceitei.


O que é o Troia Sagres? 

Liga a península de Tróia, a Sagres, o ponto mais ocidental do velho continente, a Europa. O percurso atravessa é feito junto à costa ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, por pequenas lugares tão belos como Porto Covo, Odeceixe, Aljezur, Vila do Bispo até Sagres.


O Tróia-Sagres não é uma Organização da Ciclonatur, nem é uma organização sequer. É tão somente o resultado de um convite que faço aos meus amigos para virem comigo fazer esta ligação por estrada de BTT e ajudarem-me a levar por diante esta minha obstinação anual.
São 202 Kms medidos com um GPS.A bicicleta a utilizar é uma BTT, de 1 ou mais lugares, caracterizada como tal por apresentar: guiador de BTT e apoios no quadro para cantilevers ou travão de disco. Tudo o restante é da livre escolha de cada um. Mais no site da Ciclonatur

Comecei com o grupo de Loulé, mas rapidamente percebi que era ''muita areia para o meu camião''. Fui encontrando outros amigos pelo caminho, até que veio o grupo de Serpa dos amigos Nelson Garcia, Pedro Padinha e Luís Silva ''Ludos'' do Fórum BTT entre outros.  Daqui em diante a diversão foi garantida .


Fizemos alguns ''desvios'' e paragens pelo caminho, visitamos a Praia de Odeceixe, Vila Nova de Mil Fontes, Odemira..entre outros. Cheguei a Sagres já de noite, num grupo que se não era o ultimo andou perto. Tinha os amigos de Loulé, Valério Ferreira, Celina Carpinteiro, Hélio Ramos, entre outros à espera para seguir com eles para o jantar nesta cidade.


Umas horas de descanso em casa do Nuno Neves e estava na hora de iniciar o caminho de regresso ao Porto, mas a pedalar. Saí de Loulé a caminho dos amigos de Serpa, passando por Castro Verde, Mértola, Minas de S. Domingos. Em Serpa fiquei um dia para por lá pedalar com o Ludos e com o Nelson. Assim conheci as margens do Guadiana e o Pulo do Lobo. As planícies alentejanas já estavam floridas, criando um cenário deslumbrante.


Saí de Serpa com destino a Loures, seriam 230km por estradas alentejanas e pela confusão de Lisboa...cruzei Beja, Ferreira do Alentejo, Grândola,  Alcácer do Sal, Pinhal Novo e Montijo. A alimentação era a possivel, não perdia muito tempo com isso! Quando cheguei ao ferry para passar o rio Tejo era tarde, cerca de 22h. Pensei que de Lisboa a Loures fosse perto, mas demorou bem mais que o previsto. Quando cheguei a casa do amigo David Raquel estava morto e já passava da meia-noite!

No dia seguinte o David acompanhou-me até Lisboa novamente, pois a minha ideia era fazer a costa, passando por Cascais, Costa da Caparica, Cabo da Roca e Ericeira. Neste dia fiz apenas 80km, devido ao cansaço do dia anterior e devidos a andar perdido nas estradas junto ao mar. Andei às voltas e cheguei a passar 3 vezes pelo mesmo sitio!. Montei a tenda junto ao oceano em Ericeira, estava um frio desgraçado e tive de dormir vestido com toda a roupa que tinha e com o fogareiro ligado!


Depois de um dia com pedal a menos, tive de recuperar. O plano era ligar Ericeira a Coimbra, começando por ir junto ao mar. Segui para Peniche, S. Martinho do Porto, Óbidos até Nazaré. Aqui comecei a desviar para o interior em direcção a Coimbra. Em Leiria, a cerca de 80km do destino final, o corpo dava sinais de exaustão. Não tinha comida nem água, era de noite e estava bastante frio. Aqui entrei na Estrada Nacional 1, umas das estradas com mais movimento do país e não tinha qualquer tipo de iluminação na bicicleta. Os camiões passavam por mim, e aquela massa de ar fazia tremer até o coração. Quando buzinavam ao meu lado, regelava! Lembro-me de ter parado na valeta e ter ouvido um riacho a correr, pensei duas vezes se bebia ou não. Estava a chegar ao limite. Felizmente cheguei a Coimbra onde o Zé e Sónia me receberam com muita comida de bebida. Estava a salvo!
 

O ultimo dia seria para ligar Coimbra ao Porto, indo também o mais possivel junto ao oceano. O Zé a Sónia acompanharam-me nos primeiros kms até Oliveira do Bairro. Os últimos kms foram feitos pensando em toda a aventura que me tinha metido enquanto as ondas rebentavam ao meu lado. Passei por Aveiro, Espinho e terminei no Porto ao final do dia...pouco tempo antes do Natal. Estava em casa!


Love the Ride!

7 comentários :

  1. Por aqui se percebe todo o teu passado e presente. Que grande Maluco. Nunca, mas nunca de deixes de ser o espectáculo de pessoa que és. Dás-nos força e alegria para enfrentar o dia a dia.

    Cumpts grande Amigo

    Paulo Silva

    ResponderEliminar
  2. Que demaissss! Nessa época já tinha Celina e Valério.. :)
    Já tinha Tóia e cia! O Zé cabeludo hihihihi
    adorei! Nem posso ler muito essas coisas que já me dá uma vontade louca de sair pedalando mundo afora. Qdo será a próxima?
    love your ride :)

    ResponderEliminar
  3. E assim se faz a história de vida de cada um... parabéns por este magnífico exemplo do verdadeiro espírito da bicicleta... abraço
    AQUI

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários! Luli, nessa altura era pior tu agora :) Já tinha o Valério, a Celina, a Toia, o Nelson, o Zé, a Sónia e muitos outros! Aos poucos vou partilhar com vocês estas ''pequenas'' coisas que guardo na minha cabeça :)

    ResponderEliminar
  5. Mauro Duarte1:58 da tarde

    Só de ler fico a sonhar....

    ResponderEliminar
  6. Não fosse este gesso, e era este ano amigo!!!! :(

    Mas lembro-me bem dessa tua "maluqueira"!

    ResponderEliminar
  7. A isto chama-se viver ou como dizem ai nessas montanhas ... biber :)

    Um grande Abraço.

    Venham mais aventuras ;)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict