quarta-feira, janeiro 01, 2014

Sobre mim


Mountain Biker, Trail Runner & Adventure Sports addict

mais...

Apaixonado por Portugal, pelo Douro e Trás-os-Montes 
Viciado em desportos de aventura
Engenheiro Electrotécnico - Sistemas de Energia pelo ISEP
Empresário - CEO da Nexplore
Amante de fotografia
Coach pela ISPC
Orador e palestrante
Gosto pela exploração de montanhas e desertos
Activista na protecção a animais abandonados e crianças desfavorecidas

Olá,

Bem-vindo,

Falando um pouco sobre o que me caracteriza,

As origens

Nasci e cresci em Salvador do Monte, uma pequena aldeia rural do concelho de Amarante voltada para a Serra da Aboboreira e Serra do Marão. Vivi uma infância dividindo o tempo entre a escola, a vida no campo e as traquinices de criança brincando livremente pela aldeia com os amigos. Estudei em Amarante até aos 18 anos. Formei-me em engenharia electrotécnica, ramo de sistemas de energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto em 2006.

O desporto e a competição

Desde que me conheço tenho uma vida desportiva intensa. Joguei futebol federado representando o clube da terra. A bicicleta sempre me acompanhou quer na sua componente lúdica quer mais tarde competitiva. Correr sempre gostei. Em 2012 comecei a praticar  regularmente trail running. Ao longo da vida fui também experimentando outros desportos.
Fiz a primeira competição em BTT em 1999. Em 2004 integrado na equipa da Biciporto comecei a competir regularmente em provas regionais e nacionais. Em 2007 fiz a primeira prova por etapas em BTT e nunca mais parei de fazer este tipo competições. Em 2013 comecei a competir em Trail Run. Actualmente divido a época competitiva entre o BTT e o Trail. Vejo a competição como uma forma de conviver, de conhecer novos locais, de testar os meus limites e de os superar. Neste espaço partilho muita da experiência que tive no desporto e na competição.

As aventuras e a descoberta

A componente aventura acredito que derive de ter vivido e crescido na aldeia. Cresci em liberdade e tendo as serras como horizonte isso despertou em mim o espírito de descoberta. Agora preciso desta componente na minha vida para me sentir feliz. Não resisto muito tempo sem uma aventura, seja ela pequena ou grande, a solo ou em grupo, perto ou longe. A adrenalina e a realização pessoal sobem sempre que parto à aventura.
A conjugação do desporto, da competição, da aventura e algumas vezes do trabalho, associadas à paixão pela natureza traduz-se numa constante descoberta do mundo. A interacção com novas pessoas, culturas e locais fascina-me. 

O trabalho e os valores

Entre 2008 e 2010 trabalhei na Home Energy na área de micro-produção através de energia renovável. Uma experiência altamente enriquecedora com colegas de trabalho fantásticos. Fruto da paixão pela bicicleta e da busca pela realização pessoal em 2009 nasce a Nexplore. Em 2010 abraço a 100% a este projecto que visa a organização de eventos e a comercialização de produtos desportivos. 
Valorizo cada vez mais a importância de coisas simples da vida, a família os amigos, o amor, o trabalho e a verdade. Sinto-me apaixonado pela vida, pelas pessoas e pelos animais. Não resisto a uma troca de carinho sempre que me cruzo com um. Gosto de partilhar experiências sendo esse um dos objectivos de ter criado este espaço.

As pessoas e os sonhos

Ao longo da minha vida conheci pessoas inspiradoras que deixaram a sua marca em mim. Falo em amigos, conhecidos, antigos colegas de trabalho ou em companheiras sentimentais. Não sinto outra coisa diferente de gratidão por me darem a oportunidade de me experiênciar a vida na sua companhia. Todas estas pessoas foram importantes no meu crescimento como pessoa.

Os sonhos são a motivação diária. Persigo os meus sonhos, agindo no presente, preparando o futuro e grato pelas experiências do passado. Nada é impossível, basta acreditar.

Façam sempre por amarem a vida que vivem!

Sejam bem-vindos,

João,




Foto de entrada (banner) - Serra do Marão, vista do Alto de Seixinhos para a Fraga de Ermida e Sra. da Serra.

12 comentários :

  1. Parabens por esta pagina Campeão :)

    Espero voltar aqui muitas vezes e poder deliciar-me com as fotos por os locais, aventuras, loucuras etc onde já passaste na companhia do outro Campeão, o Ze

    Felicidades :)

    ResponderEliminar
  2. Nossa ate chorei!!! :)))

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Vitor Carneiro12:41 da manhã

    Mts Parabéns...
    Tens de me dizer onde a tua Luli arranja esse cor de rosa e uma bike tão bem equipada cor de rosa... ;) pois quando a minha namorada fez anos e lhe ofereci uma bike... após procurar em muitas marcas uma bike tamanho ´s´ mas um 's' pequeno bem equipada e com cor de rosa ;) não encontrei :( então optei por oferecer vermelha, a cor da minha... Mas ela não gostou... Eu acho que ela nem pode saber que a bike da Luli existe... ;)
    Abraço e mts parabéns pelas publicações.

    Ps: O trilho GPS caminho Santiago de Compostela não está a funcionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vítor,
      Esta bike foi montada pela Nexplore, empresa onde trabalho. Foi uma pintura e montagem personalizada. Não existe à venda. Não sei porquê mas as marcas não apostam nesta cor...
      Se arranjares um quadro branco, consegues arranjar alguns componentes rosa e prateado, a combinação fica boa.
      Posso te enviar por email o track. Envia email para joao.marinho@nexplore.pt
      Abraço e boas pedaladas!

      Eliminar
  5. SEMPRE em GRANDE,abraçao. carlitos

    ResponderEliminar
  6. Ester Alves2:15 da tarde

    SEmpre em Grande... A paixão move montanhas. Parabéns pelas conquistas e por essa paixão que colocas em tudo o que fazes.

    ResponderEliminar
  7. pela primeira vez vejo um grande aventureiro Português nos tempos modernos,
    parabéns pelo blog pelas fotos e pelas histórias.
    Vou seguir o blog concerteza.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Tenho pena de só agora ter descoberto esta página e as tuas aventuras. Espero que esta aventura nas Astúrias, porque acredito que ainda estás a vivê-la, termine da melhor maneira. Deixo a minha força..

    ResponderEliminar
  9. Não se faz....o que andas a fazer-nos !!!!! Volta para junto de nós que é onde tú já devias estar....>3

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo(a)!

    Gostei do blog e já estou seguindo...

    Abraços!

    Meu blog: Tavares_Plug@do

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict