quarta-feira, dezembro 18, 2013

Estágio de Natal - Desnível Positivo - Serra do Gerês

Com premissas destas, amigos, Trail Run e Serra do Gerês, a conclusão não poderia ser outra se não um fim de semana inesquecível.  

A Desnível Positivo (D+) é um grande grupo de amigos, ''carinhosamente'' apelidada de família, com um denominador comum, paixão pela corrida na montanha. A D+ nasceu há quase dois anos, mas os resultados e os atletas que compõe esta equipa impressionam. É um orgulho fazer parte desta equipa\grupo\família.


  


Sábado - Treino Matinal

Bom, vamos falar do fim de semana. Começou com a deslocação na sexta à noite para a Pousada de Juventude de Vilarinho das Furnas. Já lá não ia há muito tempo e pude constatar que está remodelada e é sem duvida um óptimo local para funcionar como ''centro de estágio''. 

O primeiro treino do dia foi na Serra Amarela, para ''os duros'' como o Carlos Sá mencionou. Partida da Barragem de Vilarinho das Furnas e formos até às Antenas de Louriça e regresso ao mesmo local .
Não conhecia nenhum destes trilhos, porque felizmente nenhuma organização nos colocou a passar por aqui nos eventos que participei em BTT nesta serra no passado. 

Fiquei deslumbrado com o que encontrei, quer a nível técnico dos trilhos, quer a paisagem, quer a dureza. Impressionado também fiquei com o trabalho que está a ser levado a cabo pelo município na criação de trilho específicos para Trail. Sem duvida um grande exemplo para outros municípios que tem locais também eles óptimos para a prática deste desporto. 













Gerês Trail Adventure 

Aqui que ninguém nos ''ouve'' o Carlos disse que alguns destes trilhos poderiam ser incluídos no Gerês Trail Adventure de Abril . Cada vez mais estou com vontade de participar e cada vez mais tenho a certeza que este evento será um sucesso. A combinação da experiência e paixão do Carlos, com os trilhos do Gerês, no primeiro evento por etapas de Trail em Portugal será certamente um marco no panorama da modalidade em Portugal. 



Acabamos o treino ''bem aviados'' com 17Km com 2 600m de acumulado (1300D+ e 1300D-)

NOTA. Procuro parceiro(a) para o GTA! 








Sábado - Treino D+

O segundo treino já com toda a equipa D+ estava marcado para as 14h na Vila do Gerês. O treino de manhã acabou às 13.20h por isso não mais tempo do que para um pequeno aconchego ao estômago (sopa). A Vila do Gerês, considerada como a ''Chamonix portuguesa'' devido às suas características que de uma forma se podem comprar a esta cidade no coração dos Alpes, conhecida por ser a base do Ultra Trail of Mont Blanc. Comparativamente, a Vila do Gerês será a base do GTA em Abril. Também já cá não vinha há alguns anos e foi bom voltar para reavivar como este local é bonito e como as pessoas são simpáticas. 

Começamos por fazer um trilho que nos levou ao espectacular miradouro da Pedra Bela onde podemos contemplar a albufeira do Rio Caldo com as famosas pontes do Gerês. Depois incorremos em trilhos no coração da Serra, imersos em imponentes rochedos. O treino muito animado e com muitas coisas ''a voar''...

A noite caía e nós ainda imersos na na serra, ainda bem que alguns de nós trouxemos frontal. Já de noite chegamos à estrada que liga a Vila do Gerês à Portela do Homem e onde nos esperava um abastecimento a cargo do Pedro Igor ''Presi'' e do Firmino. Sim, um abastecimento com vários alimentos..eu fiquei pela Nutella até arrancarmos...

Já na noite cerrada, descemos por asfalto para a Vila atravessando a celebre Mata da Albergaria.  
A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da PenedaGerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.

O treino terminou com 20km e 2 000m de acumulado (1 000D+ e 1000D-)







 















Sábado - Jantar D+

Seguiu-se o jantar convívio no Restaurante Pimpão. Sobre este jantar apenas vos posso dizer que foi muito, mas mesmo muito animado e tendo sido muito, mas mesmo muito regado com um Tinto Alentejano e mousse de chocolate (voadora?!). Destaco o serviço e os pratos deste restaurante a cargo do ''Sr. Manuel.''  Foi uma noite inesquecível, considerando o que que está registado na memoria de cada um, se é que me faço entender. Obrigado Sr. Manuel do Restaurante Pimpão e Dona Fátima da Pensão Ribeiro pela sua ''compreensão'' e generosidade...









Domingo - Fenda da Calcedónia 

Acordamos com uma sensação estranha no corpo, pensando ''o que se passou mesmo?''. Num programa pensado para toda a família, fomos conhecer a Fenda da Calcedónia. Este local é um dos mais ''badalados'' na Serra do Gerês e que eu não conhecia. 

Todos participamos, atletas, acompanhantes e crianças. São momentos como estes que diferenciam o conceito D+. 

A Fenda é mesmo isso, uma fenda gigante com mais de 60m de altura no meio de um grandioso rochedo. O caminho no interior da fenda tem degraus naturais e que obrigada à entreajuda para os ultrapassamos. Este contacto com o montanhismo e com a natureza marca sem duvida os mais  jovens. Foi um gosto partilhar e ajudar as crianças a atravessar a fenda. 

As vistas do cume desta montanha de pedra são arrebatadoras...

Regressamos à vila do Gerês, almoçamos novamente no Pimpão...mas todos estávamos um pouco ''saturados'' do antioxidante alentejano. Mas novamente o Sr. Manuel serviu pratos muito bons e uma sobremesa divinal, o bolo de bolacha. Se lá forem, não deixem de experimentar e vão perceber o que digo. 

Hora da despedida e de regresso a casa já com um sentimento de saudade...





























Obrigado equipa por ser :

+ em espírito de equipa
+ em amizade
+ em convívio
+ em Trail Run
+ em respeito pela Natureza

Obrigado Telmo, Susana e André pelas respectivas boleias.
Obrigado aos fotógrafos de serviço, Diogo, Fred e Telmo.

Mais fotos na minha página de atleta no Facebook: https://www.facebook.com/marinhojoao



Outros relatos :

Bruno Querido
http://www.desnivelpositivo.com/encontro-de-natal-desnivel-positivo-2013-ev-32.html

BlacBay
http://www.solopisadas.com.es/2013/12/trail-fr-natal-d-geres.html

1 comentário :

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict