sábado, dezembro 03, 2011

BTTâmega - Como começou


BTTâmega, o grupo onde comecei a dar as primeiras pedaladas em Amarante no ano de 1999 e onde continuo a pedalar junto a amigos de longa data. Navega, Rafa, Zé entre outros. As voltas terminam por volta do 12.30h\13.00h sendo que a distancia e o nível de dificuldade varia em função do percursos escolhido. Normalmente é dificuldade média. Temos todo o gosto em receber amigos, conhecidos ou pessoas que queiram apenas juntar-se a nós. Normalmente as voltas são pelas serras do Marão e Aboboreira, mas por vezes também na Serra do Alvão. Estão todos convidados a aparecer! A boa disposição está garantida!

Este grupo junta-se ao domingo de manhã\feriados\dias santos na rotunda da florestal em Amarante às 08.30h. Coordenadas GPS : Lat :  41.266795° Long :  -8.080107°

Mais informação podem contactar-me por email : joao.marinho@nexplore.pt

Aqui vos deixo a entrevista publicada na ONBIKE no nº 32.

Como é que tudo começou?

Meados da década de 90. Apesar de não saber a data precisa da criação do grupo, aponto para os meados dos anos 90 quando o seu fundador, Pedro Gomes começou a convidar amigos para pedalarem com ele pelas serras do Marão, Alvão e Aboboreira.

‘’Reza a historia que eram meia dúzia de gatos pingados’’ que aos domingos de manhã partiam junto ao parque florestal de Amarante nas suas BTT ainda totalmente rígidas e onde os v-brakes era coisa muito evoluída e discos só nas motas! Na altura o uso de roupas com cores berrantes era normal, capacete tipo cogumelo era vulgar, as avarias nos trilhos eram mais frequentes, as velocidades não passavam das 24 e tantas outras coisas..

Quem foram as pessoas por trás da ideia de formar o grupo?

A principal pessoa por detrás da criação do grupo chama-se Pedro Gomes. Um ser humano único, que motivou diversas pessoas a praticar BTT. Infelizmente já não se encontra entre nós, mas é recordado por todos com saudade e como exemplo de vida. Todos os anos é realizado um passeio em sua homenagem.

Quais eram os vossos objectivos na altura? 
Os objectivos da altura, são objectivos de agora : Através da BTT vamo-nos divertir, fazer amigos e promover uma postura de respeito pela natureza.

Quais são os sítios onde mais costumam andar?

Como o ponto de encontro é no centro de Amarante, facilmente podemos ir para qualquer uma das serras, sendo o Marão o sitio preferido dada a variedade de trilhos aí existentes.

Qual o melhor trilho da zona?

É uma pergunta difícil e que não reúne consenso, porque há imensos spots pela região. Gosto particularmente de um trilho que desce da Capela da Nossa Sra. Da Moreira, na serra do Marão, para a aldeia de Ansiães, é simplesmente fantástico! São cerca de 3km em que a adrenalina vai no limite.

Quem for de visita o que é que não deve perder na zona?

Visitar a Serra do Marão onde pode encontrar uma variedade muito grande de paisagens, desde uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro, contemplar o magnifico monte Farinha onde se impõe a Sra da Graça. A serra do Alvão com as suas cascatas de água e falésias impressionantes também é um ponto obrigatório. Na serra da Aboboreira podem encontram monumentos megalíticos que remontam à idade da pedra. Para terminar, esta zona tem uma dispersão grande de aldeias e povoações tais como Mouquim, Canadelo, Tejão, Campanhõ, Carvalho de Rei, Aldeia Velha, entre muitas outras são locais onde o tempo parece ter adormecido.

Que tipo de actividades têm desenvolvido e que actividades gostariam de desenvolver no futuro? (Não só competições mas também construção e protecção de trilhos, viagens em grupo, ou qualquer outra)

Com o passar dos anos, o grupo diversificou as suas actividades. Chegou a competição, onde saliento os nomes de José Silva, João Marinho, Rafael Moura entre outros que brilham nas pistas nacionais e internacionais. Formou-se uma equipa de competição em 2004 e desde então continuam a marcar presença nas principais competições em Portugal e a levar o nome de Amarante bem longe. Todos os anos tem sido organizado eventos de âmbito regional que tem trazido inúmeros visitantes à cidade. Todos os passeios ditos domingueiros são abertos a qualquer pessoa, por isso muitas vezes bem BTTistas de fora para conhecer esta zona de uma forma divertida e gratuita.

Em que actividades têm participado? (Aqui inclua mais o lado competitivo, se for intenção do grupo criar e apoiar uma equipa de competição, de participação em maratonas ou viagens em Portugal e no estrangeiro)

A competição fez com que os vários atletas do grupo participassem em vários campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Desde o simples Regional do Porto, a provas épicas como o Cape Epic, TransAlp ou Ruta de los Conquistadores. Os resultados têm sido bastantes positivos e todos os anos são lançados novos desafios.

Planos para o futuro? (Até onde pensam que o clube pode crescer e como gostariam de o ver daqui por uns anos)

Como boom do BTT nos últimos anos, foram criados paralelamente mais grupos, o que veio dividir as dezenas de pessoas que regularmente praticam BTT. Muitos destes grupos foram formados a partir de elementos que no passado pedalavam connosco e que continuam nossos amigos. No futuro gostávamos de manter o espírito jovem que sempre nos caracterizou e que os amigos de agora se mantenham e que se acrescentem novos à lista.


BTTâmega 1999


BTTâmega 2000


BTTâmega 2001



BTTâmega 2002


BTTâmega 2003

BTTâmega 2004
BTTâmega 2005


BTTâmega 2006


BTTâmega 2008


BTTâmega 2011


BTTâmega - Pedro Gomes




Todos os anos os BTTâmega organizam um passeio em homenagem ao Pedro Gomes e que podem fazer a inscrição aqui.

3 comentários :

  1. Como o tempo passa rápido, ainda parece que foi ontem que levei a minha 1ª malha.
    Bons tempos, bons amigos momentos que nunca mais esqueceremos.

    Obrigado João por esta partilha.

    ResponderEliminar
  2. Que nostalgia, João, me provocaste!!!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Também me lembro do meu primeiro "empeno"!! :)Agora já vou andando melhor :)
    Mas foi devido a este grupo que fiz amizades espectaculares!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict