quinta-feira, dezembro 19, 2013

A Ultramaratona do Francisco Silva

Há uns meses (poucos) atrás o Francisco Silva, Xico para os amigos, estava a participar em provas de Trail Run. Fez por exemplo os Trilhos do Paleozóico: http://www.joaomarinho.com/2013/03/trilhos-do-paleozoico-2013.html. 


Saudável, alegre e com uma carreira profissional pela frente. Até que em Maio aparece um pequeno ''papo'' no ombro. Fez os exames normais e ninguém estava à espera do diagnostico que mais tarde se confirmou. Foi diagnosticado Leucemia.

Iniciou de imediato tratamento no IPO do Porto. Foi submetido a sessões de quimioterapia, teve de ser operado aos instestinos, esteve em coma vários dias. A determinada altura o médico deu-lhe 5% de hispoteses de sobreviver. Esteve internado nos cuidados intensivos durante alguns dias. Dias esses que não conseguiu dormir por estar aterrorizado com aquele local.

Durante esta ultramaratona o Xico nunca baixou os braços, lutou com as forças que tinha para vencer este silencioso e letal ''adversário''. Os tratamentos eram de tal ordem agressivos que lhe retirava todas as forças do corpo. Na primeira tentativa para caminhar, não consegiu ir além de uns escassos metros. Estava completamente exausto. 

Apesar de acompanhar a sua luta, hoje decidi ir ao IPO e conversar com Xico. O IPO é um lugar que só pelo nome assusta. Quem ali está internado luta pela vida, e vê a vida de outra perespectiva. Vê o quanto relativo são os ''problemas'' do dia a dia. Pessoas que tem de ir buscar forças onde só os mais fortes as encontram.

Haverá alguma ultramaratona mais dura e desafiante que a luta pela vida? Haverá perseverança e resiliência mais suprema que estas pessoas encaram?
Graças a Deus que o caso do Xico está a ser um caso em que o final de antevê feliz. A luz ao fundo do túnel está cada vez mais intensa. Está no sprint final.

O Xico já tem inclusivamente planos para voltar ao Trail! 

É um previlégio ter um amigo com esta força e com esta capacidade para nos inspirar. Começando pelos pais, família, passando pela namorada, ou a equipa médica do IPO e a todos os amigos que apoiaram o Xico também lhes agradeço. Xico, és um CAMPEÃO!

FOOORÇAAAAAA!!!






2 comentários :

  1. antonio varejao9:41 da tarde

    quem conheceo Xico desde pequeno sabe que ele è um lutador nato,,,,,nao vai abaixo com qualquer coisa e depois tem os amigos a dar lhe ainda mais forca,,,,,,,,,
    carregaaaaaaaaa Xico

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict