quinta-feira, outubro 09, 2014

Grande Trail Serra de Arga 2014

Serra d'Arga uma serra mítica para a pratica de Trail em Portugal, muito por culpa do Carlos Sá. Já não corria nestes trilhos desde o final do ano quando decidi subir correr da Montaria à Sra do Minho no primeiro dia do ano debaixo de um diluvio.

Depois de uma época em que a Nexplore me ''roubou'' o tempo de treino e das provas, optei por participar na prova desempenhando uma vertente diferente - vassoura. 

Ser vassoura é preciso algumas valências físicas e mentais que já tinha posto à prova no BTT, mais concretamente no Mountain Quest 2013. Quando às 08:00h foi dada a partida, estava sem ir à cama, com grande carga de sono e cansaço, mas depressa despertei e na companhia do Tiago Fernandes começamos a varrer o percurso dos 33Km entre Dem e a Montaria.

O dia estava perfeito, temperatura amena, algumas nuvens a tapar o sol, muita gente nos trilhos e muitos amigos também.

Os primeiros companheiros depressa apareceram, alguns mais sensatos ficaram logo no primeiro ponto de abastecimento, outros decidiram que iriam levar a sua missão até ao fim, custe o custasse. Alcançamos a Lilian Kato que estava a estrear-se em tão longa distância no trail. Durante longas horas conversamos, brincamos, rimos, fotografamos e partilhamos conhecimentos...sempre com bom ambiente.

Todos os atletas deveriam ser vassouras pelo menos uma vez, principalmente os mais rápidos. Ensina-nos a ver as coisas de outra perspectiva.

A Lilian chegou à Montaria, tendo inclusivamente ultrapassado alguns atletas nos kms finais. Foi assim que ela viveu o evento:

Escolhi a distância de 33Km por ser a intermédia entre os 50Km e os 20Km e porque queria estrear-me numa distância maior.
 
Achei o percurso imponente com paisagens de cortar a respiração. Devido ao seu manto de rochas graniticas, característica da Serra d’Arga, senti-me uma verdadeira alpinista.
 
Nunca tinha sido vassourada e em todas as provas que participei evitei que isso acontecesse. O que para muitos tem sido uma experiência traumática dada à sua conotação, para mim foi delicioso conhecer pessoas como o João e o Tiago.
 
O João e o Tiago não foram uns vassouras quaisquer. A paixão que vivem pelo desporto e o espírito de companheirismo denotava-se. Aprendi com eles, diverti-me imenso e à dada altura senti que formávamos uma equipa. Ganhei dois adoráveis amigos.

Não pode haver melhores recompensa pelo nosso tempo que estas. Valeu a pena a directa. 

Foi muito bom rever os amigos da Desnível Positivo e de alguma forma voltar à actividade. Foi também muito bom ver as camisola do Réccua Douro Ultra-Trail a ''circular''.

Resta-me agradecer o tempo que vivi na montanha com a Lilian e com o Tiago.

O relato da edição de 2013 aqui

(As fotos são as possíveis e foram tiradas com o telemovel)







1 comentário :

  1. Lilian Kato2:40 da tarde

    Nunca, mas NUNCA vou esquecer-me desse dia. FABULÁSTICO! Obrigada João e Tiago :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict