sexta-feira, dezembro 14, 2012

Amarante - Fátima de Bicicleta

Esta foi a primeira ''grande'' aventura! Foi preciso fazer o choradinho aos pais alem do amigo Eng. Pedro Gomes (mais velho e considerado um exemplo a seguir) responsabilizar-se. Corria o ano de 2001, tinha acabado o liceu em Amarante e estava de partida para o Porto onde iria começar a minha jornada académica. Nessa altura ultrapassar a barreira dos 2 dígitos no conta kms era coisa rara. Caso acontecesse era motivo de orgulho e de conversa entre os amigos.


Pedro Gomes, mentor dos BTTâmega e também do BTT em Amarante era um ser humano admirado pelos amigos por vários motivos. Foi ele que me convidou para começar a pedalar com o grupo ao domingo de manhã em meados de 1999. Sobre o Pedro, escrever mais tarde, mas infelizmente já não se encontra entre nós. O convite foi colocado após um treino de futebol no Sport Clube Salvadorense (minha aldeia natal). Eu era jogador no escalão de Júnior, ele era dirigente. Joguei durante 6 anos neste clube a titulo de curiosidade. Claro que aceitei o convite, apesar de não ter roupa apropriada, leia-se licra, nem sequer capacete. No final da primeira volta cheguei a casa com a certeza de ter que comprar capacete, equipamento e sapatilhas de encaixe!
A bicicleta na altura era considerada um ''avião''. Uma GT XCR 1000 I-Drive. Ainda hoje guardo delicadamente esta bicicleta que tantas alegrias me deu. 



Posto isto, a ida a Fátima foi um grande acontecimento na altura. Se aos domingos de manhã o grupo dificilmente passava a mão cheia de elementos, para a ida a Fátima, o grupo cresceu significativamente. O Pedro surpreendeu com a oferta da Jersey BTTâmega, o primeiro jersey de equipa que tive. 

Falar do percurso naquele tempo soava a uma viagem intercontinental...Régua, Lamego, Viseu, Coimbra...para mim cidades só alcançáveis de carro e mesmo assim não era frequente. Eu e a bicicleta íamos conquistar Portugal, íamos saborear a liberdade a pedalar...Talvez tenha sido esta viagem que despertou em mim o gosto pelas aventuras, por ir ao encontro do desconhecido.


O primeiro dia de viagem foi Amarante - Coimbra onde dormimos na pousada da juventude. Chegamos ao final da tarde à cidade dos estudantes. A memória atraiçoua-me e não consigo lembrar-me do jantar, apenas da diversão que se viveu dentro quarto que partilhava com mais uns quantos elementos. 



Não queria chegar a Fátima, queria continuar a pedalar! Estava a ser uma grande aventura e estava a adorar, mesmo sendo em estrada. Recordo-me de visitar o Santuário e agradecer a Nossa Sra. de Fátima aquela ''dádiva'' que me tinha acabado de conceder...o resto da historia podem ler neste blog...

NOTAS:
O registo fotográfico não é o melhor, naquele tempo as máquinas digitais eram ainda coisa rara e cara.
O Santuário de Fátima é um dos mais conhecidos a santuários marianos do mundo. Centenas de milhares de peregrinos deslocam-se a este local de culto anualmente. Ao longo do ano há datas importantes e que originam grandes movimentos de peregrinos pelas estradas portuguesas.  Para a comunidade velocipédica, Fátima é considerada quase uma ''Meca'' uma vez que ''a ida a Fátima'' é muito frequente. Mais sobre o Santuário aqui.

2 comentários :

  1. Belo passeio! Devíamos voltar a repetir ainda hoje guardo com saudade muitos momentos vividos nesse mítico fim de semana. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estou a pensar fazer Porto-Fátima. As boas recordações são um tesouro valioso.
    Bem haja.

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict