sexta-feira, agosto 16, 2013

Floriano Mendes - ''O Ciclista''

Este nome desconhecido para muitos, inclusive para mim, mas já foi uma referência da Volta a Portugal. Quando ontem chegamos à Torre (Serra da Estrela) e procuramos alguém para tirar uma fotografia ao grupo, vimos um ciclista ao longe. O ''ciclista'' acedeu ao nosso pedido e aproximou-se com a sua bicicleta. A bicicleta saltou logo à minha vista e depressa a conversar foi parar à história dela.

Esta mesma bicicleta tinha vencido a etapa da Volta a Portugal que terminou na Torre em 1980. Estava quase toda de origem. O grupo Campagnolo continuava a reluzir, os manipulos de mudanças no quadro, o selim San Marco Concorde, o quadro sem soldaruras...uma verdadeira obra de arte das bicicletas da altura (e de agora...). Fiquei fascinado! 

O ''ciclista'' de seu nome Floriano Mendes competiu com grandes nomes do ciclismo da altura, Joaquim Agostinho, Marco Chagas, Venceslau Fernandes. O seu melhor resultado foi a 2ª posição na Volta. Recorda com saudades as disputas de então, dos tempos em que os ciclistas paravam nas fontes e nos cafés para abastecer...Representou Portugal pelo mundo fora e foi ciclista profissional pela então equipa do Futebol Clube do Porto.

Ontem o Floriano subiu à Torre com esta bicicleta com a mesma transmissão, cassete (12-21), pedaleira (42-53). Numa era de consumismo desenfreado, onde o ciclismo não foge à regra, onde tudo muda num ápice, com materiais ''xpto'' a tomarem conta de todos os componentes da bicicleta, com grupos electrónicos de mudanças, onde um grama é contabilizado a peso de ouro, o Sr. Floriano continua com a sua ''Alan'' de 1980 a subir a Serra mais alta de Portugal continental. Como alguém dizia, ''vale a pena pensar nisso''

Um grande bem haja Sr. Floriano!


3 comentários :

  1. Ester Alves1:05 da tarde

    Um dia cheio de surpresas boas.... ;)
    Conhecer um campeão na sua bicicleta vencedora. Um Herói simples, humilde e grande (como todos deveriam ser...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! Nós que nos queixamos de a nossa bicicleta não ser a mais apropriada para isto e aquilo, que está desactualizada...e o Floriano a usar a bicicleta de 1980!

      Eliminar
    2. Foi rei da montanha e chegou a andar 8 dias com a camisola amarela.

      Eliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict