quarta-feira, agosto 28, 2013

Tour du Mont Blanc - Subida ao Brevent


Depois de dois dias com muita subida, este terceiro dia começava, para variar, com uma subida com 1500m de desnível positivo. 

Subimos inicialmente num trilho dentro de um bosque fechado, mas á medida que ganhávamos altitude passou  a ter uma vista 'aberta' e deslumbrante para o maciço do Mont Blanc e para o Vale de Chamonix lá no fundo. 

Alguém lançou a ideia do Harlem Shake, eu apoiei, o Carlos alinhou. Talvez tenhamos feito a versão mais bonita do Harlem Shake com o Mont Branco como pano de fundo. Foram momentos muito divertidos em que todos os 'estagiários' alinharam na brincadeira. 

Continuamos a subida até ao Brevent, mas o piso alterou significativamente. Passamos a correr sobre pedra até alcançarmos o cume de Brevent aos 2525m de altitude. 

A vista 360º no cume era simplesmente arrebatadora. No posto de informação tinha um mapa com relevo e o Carlos explicou o que iríamos fazer durante o Tour du Mont Blanc que íamos iniciar no dia seguinte. Foi a justificação que faltava para fazermos a descida de teleférico e assim também ganhar tempo para irmos ao Aiguille du Midi durante a tarde (de teleférico).

O teleférico do Aiguille du Midi é um dos mais populares da Europa. Leva-nos dos 1 000m aos 3817m em dois troços. O segundo troço é uma verdadeira obra de engenharia. Sem pontos de apoio, o teleférico sobe/desce directo dos 2300m aos 3817m. Chega a ser algo assustador a inclinação e a velocidade que toma. 

Apenas existem duas cabines, uma para descer e outra para subir e que estão sempre lotadas (cerca de 60 pessoas de cada 'fornada')

Tivemos sorte porque chegamos a tempo de ver o cume do Mont Blanc e ter uma vista 'limpa' em nosso redor. No Aiguille du Midi existem várias plataformas e uma encruzilhada de caminhos escavados na pedra, salas temáticas, bar, lojas, é quase um centro comercial aos 3800m. 

Nenhum de nós foi com a roupa aconselhada, alias, o Pedro e o Diogo desafiaram os 3º de flip flops!
Foi impressionante assistir á mudança de tempo. De um momento para o outro fechou e apenas víamos apenas nuvens e nevoeiro. Estava na hora de descer!

Juntando todos os alimentos que tínhamos, fizemos um novo jantar de grupo com a nossa Mama a controlar as operações. Desta vez comodamente instalados na mesa comum do parque de campismo. 

Estes momentos de convívio ficam para sempre guardados na nossa memória. Trocamos experiências, contamos historias de provas, falamos de planos para o futuro...é muito bom estarmos num ambiente assim.
Depois veio o briefing do Carlos sobre o Tour du Mont Blanc (TMB). Ele conhece os trilhos como a palma da sua mão. Explica como são as subidas/descidas, as paisagens, as historias de provas anteriores do UTMB, tira duvidas, mas acima de tudo mentaliza-nos para 4 dias duros á volta do Mont Blanc. Em dois destes dias esta previsto mau tempo! 

Terminando o briefing, fizemos uma 'hidratação' rápida num bar de Chamonix.

Mais fotos na minha página de atleta no Face Book: www.facebook.com/marinhojoao

Dados do dia :
Kms: 16.23Km
Acumulado subida: 1 515m
Acumulado descida: Desci de teleférico
Horas: 4.45h

 
 
 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict