quarta-feira, agosto 28, 2013

Tour du Mont Blanc - Mer de Glace - Plan du Midi

O Carlos avisou que o treino iria durar cerca de 5h, e que tínhamos de arrancar às 07h. Perguntei quantos kms seriam porque pensei que fosse algo do tipo 30km, mas eram ‘’apenas’’ 18km...
Acordamos com uma chuva intensa a cair na tenda e que nos fez ‘’tremer’’. Mas o tempo muda com uma velocidade incrível e passado pouco tempo de começarmos a subir já estava em tronco nu.

Começamos novamente com 1km Vertical. Com pouco mais de 4km já tínhamos 1000m de ascensão em menos de 1h.  O Plan du Midi era o ponto mais alto do dia a 2 300km, daí para a frente faríamos um trilho a meia encosta, com uma vista incrível para o vale de Chamonix e para as escarpas do Mont Blanc.
A 2 200m de altitude não resistimos à tentação do Lac Blu. Nem hesitei, já estava em tronco nu, foi tirar as sapatilhas e mergulhar na água que estava ‘’apenas’’ a 7 graus! Foi o mergulho mais alucinante da minha vida, mas adorei o choque térmico. Vários elementos do grupo mergulharam também, incluindo duas mulheres! 

O trilho a meia encosta era simplesmente delicioso para Trail Run. Dava para colocar ritmo, tinha obstáculos (pedras, degraus, poças). Formou-se um grupo com o Carlos a liderar e fomos a curtir durante alguns kms.
Depressa chegamos à estação de comboio de Montenvers,  onde o grupo de reagrupou. Aí começou o programa de ‘’turista’’. Entramos nas grutas do Glaciar ‘’Mer de Glasse’’, mas antes descemos algumas centenas de metros em altitude. Não dava para acreditar no degelo do glaciar, em poucas dezenas de anos perdeu muitos metros da sua camada. 

Depois da visita às grutas voltamos ao Trail Run, as minhas pernocas não queriam muito, mas tínhamos de descer 1200m de desnível negativo até Chamonix. Com quase 6h de treino e uma barra no ‘’bucho’’ cheguei a Chamonix a crer comer um boi pela perna.  Cumprindo a tradição, fomos fazer a sessão de Crio Terapia no ribeiro e voltamos para o Camping. Paragem mais que obrigatória no Super U para comprar muita comida.  Quando chegamos ao Camping a nossa ‘’mama’’ já estava a preparar o almoço. Com bastante Improviso, juntamo-nos à volta da ‘’mesa’’, e deliciamo-nos com massa, salada, fruta, cerveja…tudo o que poderíamos querer naquela altura. 

Depois de lavar a roupa, o resto da tarde foi passado a curtir Chamonix.  À noite ninguém estava com pachorra para cozinhar e fomos atacar umas deliciosas pizzas. Depois seguiu-se uma sessão de ‘’hidratação’’ com bastante diversão. Foi uma noite animada, mesmo com o cansaço dos treinos, conseguimo-nos divertir e aproveitar a vida nocturna de Chamonix. Também percebemos que ‘’hidratar’ em Chamonix é estupidamente exorbitante!

Mais fotos na minha página de atleta no Face Book: www.facebook.com/marinhojoao

Dados do dia:

Kms: 22.25Km
Acumulado subida: 2 340m
Acumulado descida: 2 337m
Horas: 6.20h

Sem comentários :

Enviar um comentário

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict