sábado, dezembro 01, 2012

Assalto ao Caramulo

Começou com uma ''brincadeira'' de amigos há poucos anos atrás e agora parece que virou um clássico do feriado do dia 1 de Dezembro. O Caramulo é uma serra no centro norte do país rodeada por várias cidades\vilas. Cidades como Aveiro, Cantanhede, Mealhada, Coimbra, Viseu, Tondela, Mortágua, só para citar algumas, existe um grande numero de praticantes (BTT) e que neste dia ''assaltam'' o Caramulo. Partem de diferentes locais e juntam-se no caminho até ao ponto mais alto da Serra. 

Estima-se que este ano mais de 500 pessoas subiram a Serra. Dizem que o ano passado foram mais...deve ser da crise porque o tempo esteve bastante agradável para a época. Nesta altura do ano não existem competições, portanto é bonito ver todo o tipo de praticantes ''misturado'' neste dia. O ritmo é confortável, toda a gente conversa tranquilamente enquanto sobe a Serra. Encontrei vários amigos..o Girão, o Domingos, o Vasco, a Adelaide, a Marina, o Carlitos, o Mário, o Nélson, o Fausto, o Afonso, o Ludgero, o Josué, os irmãos Facão...e muitos muitos outros. Aproveita-se para por a conversa em dia e rever os amigos.
Dada a popularidade que o Assalto atingiu muitas são as lojas que se associam ''desinteressadamente''  à festa. Estão presentes nos abastecimentos e mesmo com assistência mecânica. No topo da Serra o amigo César da Pernalonga até tinha porco no espeto e cerveja. Claro que a adesão foi massiva a este belo reforço alimentar. Neste dia creio que toda a alimentação, seja seja comida ou bebida é um pouco ''diferente'' do habitual.



O nosso grupo partiu de Vila Nova de Monsarros no conselho de Anadia. Fiquei quase ''traumatizado'' pela tamanho do eucaliptal que tivemos de cruzar. Durante algumas dezenas de kms a paisagem não era outra e praticamente não se via o céu. Foi um grupo coeso, divertido, que fez valer o sair da cama às 5.15h, enfrentar o frio (os termómetros marcavam 2º quando arrancamos) e fazer uma longa viagem de carro. Obrigado amigos pelo dia!


O convívio acabou em Aveiro, na hamburgaria Ramona e como o nome indica a comer hambúrgueres, sim no plural! O saldo contabilizou-se em cerca de 75km com 1 900m de desnível positivo em 6.45h, sendo que destas 1.30h estivemos parados.

PS. O feriado do dia 1 de Dezembro acabou em 2012 como medida de aumento da produtividade, para o ano quando será o Assalto? 

Não se esqueçam de me seguir no Facebook : http://www.facebook.com/marinhojoao

9 comentários :

  1. O assalto para o ano deverá continuar a 1 de Dezembro pois é domingo, entretanto profetizando um pouco, deverá haver eleições e voltarão ( espero eu) os feriados que provam que não somos uma província de Espanha e que não somos monarquia!!!

    Foi a 1ª vez que não participei no Assalto ao Caramulo que acontece desde 2008 com este nome e que o 1º ensaio foi um ano antes com um passeio solidário a favor de uma menina com necessidades, a Mariana, apadrinhado pelo António Girão e que cerca de 3 dezenas de bravos partiram ás 4h de uma manhã de Dezembro de Vila Nova de Monsarros com o objectivo de ver o sol nascer no Caramulinho!!! Se ontem estava frio ás oito...imagina quatro horas mais cedo....bons tempos!!

    Bjoka ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre atenta :) Para ano sendo ao Domingo poderá não significar mudança do dia, mas provavelmente daqui a 2 anos irá haver mudança. Não me acredito que estes feriados e dias santos voltem tão cedo...
      Certamente com o passar dos anos a essência do assalto mude, mas reunir os amigos para pedalar e conviver é sempre uma boa causa também.
      Beijoca

      Eliminar
  2. Filipe Costa8:21 da tarde

    Foi um enorme prazer pedalar contigo e conhecer-te,pois ja ouvia o nosso caro amigo Tiago Ribeiro,a falar de ti,bem claro,de um grande nome do ciclismo.Muito obrigado,foi de exelençia,a companhia.Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Filipe! Um abraço e a gente vê-se no trilho!

      Eliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict