quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Caminhos de Santiago

Sendo este um dos assuntos com mais procura do site, não podia deixar de actualizar a informação sobre os Caminhos de Santiago. 

Quando em 2001 comecei a estudar a possibilidade de unir pela primeira vez Amarante a Santiago de Compostela, foi um desafio para encontrar documentação sobre este caminho. Na altura não havia a quantidade de informação que existe actualmente seja em sites, ou nas redes sociais ou por outras pessoas com experiência. Agora ir a Santiago é ''banal'' mas por um lado ainda bem porque são percursos interessantes e dinamizadores das regiões por onde passa. São percursos repletos de história e com muita riqueza cultural.

Sobre o meu histórico de idas a Santiago é o seguinte:

2003 - Caminho Português - http://www.joaomarinho.com/caminho-portugues.html
2004 - Caminho Francês - http://www.joaomarinho.com/caminho-frances.html
2005 - Via da Prata - http://www.joaomarinho.com/via-da-prata.html
2013 - Caminho Português -  http://www.joaomarinho.com/santiago2013.html

Ao longo dos anos partilhei com dezenas de pessoas as experiências que vivi seja pessoalmente ou por email. Muitas foram as mensagens que recebi com duvidas que esclareci com gosto e assim o continuarei a fazer.





Caminhos de Santiago :

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX. Estes são chamados de peregrinos, do latim "per aegros", "aquele que atravessa os campos". Têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira designada localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.
Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar aos caminhos espanhóis. Com excepção das várias vias do Caminho Português e da Via da Prata que igualmente cortava Portugal a nordeste, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte ligam-se ao caminho francês por virem a pé ou a cavalo de leste.
O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos  mortais do apóstolo, São Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.

Fonte: Wikipedia.org, mais informação aqui

Até ao momento realizei (apenas) três caminhos que apresento em seguida. Em cada tópico apresento o link para o o relato pessoal. Os restantes, assim que os faça (?) actualizarei a lista.

Tracks para GPS em formato .gpx é só solicitar. Enviem email para joao.marinho@nexplore.pt que eu terei todo o gosto em responder e esclarecer as duvidas que possam ter.

NOME
INICO
FIM
DIST. Km
TRACK
RELATO
HISTÓRIA
PORTUGUÊS
Porto
Santiago de Compostela
257
Sim
FRANCÊS
St. Jean Pied du Port-
Santiago de Compostela
841
Sim
NORTE
Irun
Santiago de Compostela
856
Sim
Não
VIA DA PRATA
(Original)
Merida
Astorga
487
Sim

Não
VIA DA PRATA
(Via Astorga)
Sevilha

Santiago de Compostela
983
Sim

Não
VIA DA PRATA
(Via Ourense)
Sevilha
Santiago de Compostela
1006
Sim
SANABRÉS
Puebla de Sanabria
Santiago de Compostela
268
Sim
Não
PRIMITIVO
(Original)
Oviedo
Santiago de Compostela
336
Sim
Não
PRIMITIVO
Leon
Santiago de Compostela
550
Sim
Não
FINISTERRA
Santiago de Compostela
Finisterra
90
Sim
Não

* Caminho de Santiago Português pela Costa também disponível. 

Coloquei um link sobre a historia de cada caminho. Mas felizmente que a informação online abunda e podem encontrar outros sitios com informações sobre cada um dos caminhos. 

CONTRIBUIÇÃO

Se quiserem contribuir com tracks, informações, actualizações, outros caminhos, relatos, etc. teria todo o gosto em receber os vossos emails. O meu email está acima mencionado.


CAMINHO PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA

Peregrinar é um acto de Fé. É um Caminho e como tal pressupõe um itinerário, mas não se esgota nele. Tem que se lhe associar uma intenção e um objectivo, que alimentam a motivação e despertam a busca interior, promovendo assim o enriquecimento espiritual e cultural.

Ultreia y suseia 

3 comentários :

  1. Amigo o ano passado fis o caminho desde lisboa mais a minha esposa o meu cunhado e minha irmã em agosto de 2/ a / 7 foi magnifico porque este ano famos repetir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desculpa não foi de dia 2 de agosto mas sim de 28

      Eliminar
  2. Apaixonada também pelo(s) Caminho(s) de Santiago! :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict