domingo, novembro 17, 2013

Free Running das Tascas

Bem, com um nome tão sugestivo, este 'evento' iria passar-me ao lado por não pertencer ao 'segmento' tasqueiro. Mas depois de trocar umas ideias com uns amigos, isto seria muito mais que um périplo pelas míticas tascas da baixa Portuense. Promovido por um ícone do Trail, considerado por muitos como o 'pai' do Trail Running Português - José Moutinho. A hora para a concentração dos 'atletas' foi ás 09h, como não podia deixar de ser, numa tasca do amigo Miguel Santos junto à alfândega do Porto. 

Antes de começarmos a 'corrida' os pais do Afonso Poínhas, carinhosamente apelidado de Afonsinho,  angariaram fundos para os tratamentos que o seu filho se está a submeter para vencer a doença.
SOBRE O AFONSINHO

Afonso tem apenas 5 anos mas conta já com uma longa história de vida. Um campeão, nas palavras da mãe, um herói para quem conhece as adversidades que tem conseguido ultrapassar. Afonso Poínhas tem Neuro Lúpus, doença diagnosticada em Outubro do ano passado, e desde os três anos que deixou de andar, comer e falar. Afonso está agora a reaprender e as melhorias são significativas. Para continuar nesta evolução precisa de tratamentos e fisioterapia diária. Os custos são insuportáveis, mas a família não desiste.

COMO AJUDAR O AFONSINHO

Continua activa a conta solidária para ajudar a pagar os tratamentos e a fisioterapia que o Afonso necessita. Os donativos podem ser feitos para a conta com o NIB 003300000009898374805. Como o evento da Escola Básica do Valado se destina unicamente à comunidade escolar, todos os que queiram colaborar e ajudar na recuperação do Afonso poderão também contactar a Associação de Pais da Escola do Valado através do e-mail ass.edu.enc.valadado@gmail.com. Se quiserem acompanhar a situação do Afonso podem visitar no facebook o grupo "Vamos ajudar o AFONSO" ou a página pessoal de Afonso Poínhas Carlos, onde a mãe dá conta do estado de saúde do filho.

Voltando ao 'evento', foi muito mais que as tascas, aliás, as tascas estiverem em clara minoria face a tudo o resto, desde recantos escondidos, histórias sobre igrejas, edifícios, estátuas, ruas...e eu que gosto de história fiquei fascinado por esta aula ao livre em formato corrida. Passei por locais inéditos para mim e eu que conheço a cidade relativamente bem. Tudo isto rodeado por boa gente, uns mais atletas que outros, mas todos sincronizados com o espirito do Free Running. 
 
No final todos se juntaram e trouxeram o seu farnel que partilharam com o grupo. Um farnel que abrangia um leque muito grande de deliciosos produtos. Desde vinho a rissóis, passando pela fruta e bolos...resisti até onde pude...só vos digo que fui treinar de tarde...

Estes Free's estão ao alcance de todas as pessoas, fizemos 15km em 4h. São free porque são 100% grátis e aberto a todos. Corremos alguma coisa, paramos muito, apreendemos ainda mais e convivemos ao máximo.

Obrigado a todos que fizeram parte desta maravilhosa manhã, em especial ao Moutinho.

Que venham mais ''coisas'' destas.

Página do evento no FB : https://www.facebook.com/events/161064544102891/?ref=ts&fref=ts
Mais fotos na minha página de atleta: www.facebook.com/marinhojoao


Sem comentários :

Enviar um comentário

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict