terça-feira, julho 09, 2013

TransPyr Dia 4 | El Pont de Suert - Ainsa

Poderia de muita coisa sobre esta etapa, mas vou centrar-me nos últimos 15km da etapa que foram simplesmente alucinantes. Um longo single-track a descer que no inicio serpenteava a montanha com ravinas de cortar a respiração, com breves relances conseguíamos apreciar a paisagem do Vale de Ainsa, a albufeira do rio Cinca albufeira e as montanhas ao fundo. Dava vontade de parar, mas a adrenalina que nos corria nas veias pedia mais velocidade. Não quero imaginar uma queda neste local...como se não bastasse as ravinas, havia partes cheias de pedras que exponenciavam a emoção. Depois desta parte entramos na parte com árvores dos dois lado em que por vezes não passava mais que o guiador da bicicleta. Todas os movimento tinham que ser cirurgicamente calculados porque à velocidade que descíamos não podia haver mesmo falhas. As pedras ''semeadas'' no trilho eram autenticas armadilhas, algumas delas para as evitar só mesmo saltando! 

Após 10km ''disto'' chegamos a uma pequena povoação, pensamos nós que agora iria abrandar...nada disso, entramos noutro single-track ainda com mais pedra, ao estilo de Porto de Mós para quem conhece. Um trilho por entre muros com pedra por todo o lado. Mais 3km ''disto''. 

No final veio a cereja em cima do bolo, um single-track em pequenos montes de terra em que apenas deixávamos ir a bicicleta e contornando o terreno. Fazia lembrar uma pump-track. Simplesmente divinal.
Foi sem duvida o mais longo, alucinante, perigoso, divertido, exigente e bonito single-track que já fiz em toda a minha vida...e já fiz muita coisa!

A meta instalada no centro da lindíssima Vila Medieval de Ainsa foi o melhor final possivel para esta etapa com quase 100km. Apesar de cansado dei um giro pela vila e fiquei simplesmente encantado. 
Depois fiquei a saber que aqui há dezenas e dezenas de kms de pistas de Enduro, que há uma escola de BTT e uma associação que cuida dos trilhos. Facilmente passava aqui uma semana a desfrutar destes trilhos!

A nível da competição, como ontem perdemos muito tempo em furos\avarias\quedas hoje tínhamos de tentar recuperar algum desse tempo perdido. Por volta do km 55 alcançamos a dupla que está na nossa frente na classificação. O Luís demonstrava que aguentava um 'ataque'' e assim o fiz. Atacamos e continuamos a atacar durante os 15kms seguintes. Até ao topo da subida foi sempre de faca nos dentes. Nos abastecimentos eu ficava com os bidons do Luís e ele seguia para não perder tempo. Este esforço rendeu o segundo lugar na etapa e muitos minutos ganhos para a equipa Bicis Esteve. Ainda continuamos na 3ª posição, mas também ainda estamos a meio da prova. 

Sobre as paisagens, hoje podemos ver o ponto mais alto dos Pirenéus, o Aneto com os seus imponentes 3 404m de altitude. Apesar de estarmos em pleno Verão, continua coberto de neve. 
Pedalar no meio destas montanhas faz-nos sentir muito pequenos e faz-nos também sentir uns privilegiados. É arrepiante atravessar estas montanhas de bicicleta! 

Ontem deixamos os Pirenéus Catalães, entramos nos Pirenéus Aragoneses. Amanhã é a 5ª etapa e temos ''apenas'' 99km para fazer.

Mais fotos na minha página de atleta: www.facebook.com\marinhojoao

Ride & Simile 




 
 


3 comentários :

  1. Metade "já se foi"... Vamu ki vamu, sangue nos zóio e senta a pua irmão.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro de ter ouvido, que O que vale é que Tu "até sabes descer mais ou menos bem"!! :-) Dever ser mesmo inesquecível!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict