sexta-feira, julho 12, 2013

TransPyr Dia 7 - Isaba - Elizondo

Depois da tareia de ontem, hoje a organização reservou-nos um dia mais simples, mesmo assim tínhamos 100km com 2 100m de acumulado de subidas para fazer. 

Um pequeno à parte, hoje acordei no sofá da Sala de Imprensa da prova. Encostei-me por uns momentos enquanto trabalhava no PC e acordei no dia seguinte com o Jorge Caiado a chamar-me para o pequeno almoço...que bem que soube trocar o chão duro do pavilhão por um sofá!

Estudamos a etapa cuidadosamente e sabíamos que se queríamos ganhar o tempo perdido ontem, tínhamos de atacar cedo. Assim o fizemos, logo na primeira subida em asfalto um dos Espanhóis da Bici Esteve descolou do grupo e assim que me apercebi disso, coloquei-me na frente e impus um ritmo forte. A minha língua já quase lambia o chão, a baba escorria pela boca e sofríamos tanto tanto que a vontade era apenas de abrandar, mas fomos puxando à vez, partilhando o sofrimento. 

Nunca mais abrandamos, apertávamos sempre que podíamos connosco, fosse a subir, fosse no plano ou a descer. Estávamos ao ataque com a faca na boca. Nos abastecimentos apenas parava eu, o Luís continuava no ritmo dele e o ''aguadeiro'' levava de comer e beber. Com esta estratégia apenas ganhamos preciosos minutos e eu uma monumental dor de pernas de tanto ir atrás dele carregadinho. 
Sempre que havia portões, o Luís tinha quem os abrisse e quem o fechasse..foi mesmo à boss! 

Ao km 85 apareceu a ''parede'', uma rampa de asfalto com inclinações de 35%. Não sabíamos quanto tempo tínhamos de avanço, por isso pedalamos no nosso limite. O asfalto terminou ao fim de 1.5km e veio a terra, mas a inclinação manteve-se, era pedalar na avozinha e o suor a escorrer sem parar. Depois de 6 etapas durissimas, levar com uma parede destas é dose! Depois quando pensávamos que já tinha terminado as subidas, andamos a ondular pela montanha, com picadas curtas mas inclinadas. Por fim veio a descida mas...eu não já sabia se preferia continuar a subir! Era pedra pedra pedra, as forças já eram poucas para controlar a bicicleta. Os braços doiam, a concentração já não era a mesma. Descemos um pouco mais devagar que o normal para não correr riscos. Quando entramos no asfalto foi um alivio indescritível!

A meta chegou pouco depois, estávamos felizes, finalmente uma etapa sem qualquer problema, só pedalar! Restava agora saber se iríamos ganhar tempo suficiente para subir na classificação.
Os minutos foram passando e passando até que tivemos a confirmação que iríamos subir na classificação. Foi a hora de abrir a cerveja e celebrar. Tudo bem que ainda falta uma etapa com 60km mas vamos agarrar a vantagem que temos (cerca de 6.30min) com unhas e dentes. 

A etapa caracterizou-se pela travessia da Selva de Iraki, uma densa e frondosa floresta protegida, onde não é possivel entrar de veiculo motorizado sem autorização. Foram cerca de 20km sem sinal de civilização. Os singles voltaram a marcar presença, mas eu já nem falo, foram ''do melhor''. Passamos por um dos trilhos mais alucinantes desta TransPyr. Um double track a serpentear e a descer a montanha com uma vista esplendorosa para as imponentes montanhas. 
Hoje pedalamos também em França durante uns kms. Foi muito engraçado ver os nomes das aldeias em Françês. Cruzamo-nos também com o Caminho de Santiago em Roncesvalles, foi giro o avivar da memória desta terra, mas foi uma passagem muito muito rápida!

Amanhã é portanto a ultima etapa, vamos chegar ao Atlântico, unindo assim os mares. Esta prova está a ser uma verdadeira surpresa, acima de tudo pela dureza e pelas paisagens. Amanhã farei um comentário onde irei comparar esta TransPyr com outras provas que já participei.
 
Por andarmos sempre no limite, não houve tempo para tirar fotos durante a etapa. Vou pedir à comitiva Portuguesa para me ceder algumas e depois coloco na minha pagina de atleta no Facebook.

Hoje estamos em mais uma bonita cidade, Elizondo. Já estamos no País Basco. 

Obrigado a todos pelo vosso apoio! 

Ride & Smile :)

Mais fotos na minha página de atleta: www.facebook.com\marinhojoao 












5 comentários :

  1. es o nosso heroi

    Sergio Xmile

    ResponderEliminar
  2. Força João! Obrigado pelo relato! Boa sorte para a última etapa!

    ResponderEliminar
  3. Quero foto do soninho no sofá!!!
    Não acredito que ninguém tenha tirado!!!

    Ácerca do resto...não estou surpreendida :D

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict