sábado, outubro 31, 2009

Transrockies - João Marinho & José Silva - Dia 3

Mensagem de  11 de Agosto


Dados da Etapa:
  • Distância: 44.1km 
  • Acumulado de Subidas: 1129m 
  • Acumulado de Descidas: 1129m 
  • Classificação: 2º - 2:52:46s

Para começar uma pequena comparação, o Transrockies e os ovos Kinder têm em comum, é que há sempre uma surpresa.
A etapa de hoje tinha ‘’apenas’’ 44 km em que 90% destes eram em singletracks. Em condições normais ‘’despachava-se’’ depressa, errado!!! A chuva durante a manhã tornou os trilhos num desafio às qualidades técnicas dos atletas. A mistura de lama, raízes, areia, madeira com água foi explosiva.


A nossa partida foi dada para as 13:04:00s, exactamente 4min depois da equipa da Rocky Mountain, os actuais líderes da prova. A vontade de pedalar era tanta que ao final de 150m dei uma valente queda logo na primeira descida, felizmente sem consequências e ninguém viu, excepto o meu parceiro :)




Depressa ficamos cobertos de lama, de pouco serviu o impermeável, os manguitos e pernitos que levamos. O pior seria para a máquina, as velocidades não entravam, os travões não respondiam correctamente, os pedais não encaixavam, os pneus tentavam fazer o seu trabalho…mas mesmo com estas adversidades o divertimento esteve presente, e todos parecíamos putos a brincar na lama.


Ontem falei no João Garcia (Alpinista) e no jeito que eles nos tinha dado para lidar melhor com a escalada, mas hoje algumas das picadas nem ele se safava, era quase necessário um guincho! O conjunto formado pelas nossas sapatilhas (M310) e pedais Shimano (XTR) que apesar de ser excelente, travaram uma dura batalha. O par de pitons na frente são imprescindíveis mas talvez se houvesse mais alguns espalhados pela sola, tal como as chuteiras do futebol fosse uma boa ajuda.

Os trilhos alternavam entre florestas fechadas (onde estávamos sempre à espera de ver algum urso) e entre o serpentear os precipícios ao longo do rio Kootenay, alguns com uns bons 50m de altura. Adrenalina no limite, concentração no limite mas aqui e ali tínhamos de nos ‘’ejectar’’ das bikes porque havia sempre uma raiz mais traiçoeira, ou uma pedra escorregadia. Situações houve em que a diferença entre a patinagem no gelo devia ser mínima. Mas repito, nada disto era significado de sofrimento, o divertimento esteve sempre garantido.



Entretanto a chuva parou, as nuvens levantaram e a vista para as Rocky Mountain é indescritível, simplesmente mágica e será retida na nossa memória por muitos anos.

Os atletas mais ‘’rápidos’’ foram os últimos a entrar nos trilhos enquanto os mais ‘’lentos’’ foram os primeiros e consequência seria o constante ultrapassar de atletas. Cada vez somos mais acarinhados, quer pelos atletas quer pelo público e staff da prova. Toda a gente nos conhece e puxa por nós, mesmo cobertos de lama :)



A competição continua, claro que sim! Hoje voltamos a repetir a classificação dos dias anteriores – 2º. Perdermos alguns minutos mas nada de grave, porque ganhamos em divertimento.

Cada vez valorizamos mais os apoios que temos e nesta prova faz toda a diferença ter a melhor material para enfrentar os elementos que aqui encontramos. O apoio da Montycirclemix com a Maxxis e Catlike tem sido uma mais valia. Por um lado os pneus são mesmo do best, aliás é o que a maior parte usa. Por outro os capacetes têm nos safado bem das quedas e são bonitos que se fartam :)
 
A etapa de amanhã tem uns 100km, 50 deles a descer segundo dizem, mas isto de descer cá nos Rockies têm muito que se lhe diga. A ver vamos como corre.

Saudações ‘’enlameadas’’ :)

João Marinho & José Silva

1 comentário :

  1. Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

    - Daniel

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict