quinta-feira, julho 14, 2011

Eastern Europe Bike Trip – Áustria, Itália e Eslovénia

Texto escrito em 2010

Por: João Marinho & Luciana Cox


Depois de um ano repleto de desafios, onde começamos com a representação de várias marcas para Portugal, participamos em inúmeras provas em Portugal e no exterior, organizamos a Douro Bike Race que ficará para a memória de todos os envolvidos…esta viagem sabia a férias e a descanso. 



O planeamento desta viagem demorou 5min, apenas sabíamos que íamos aterrar em Salsburg na Áustria, seguíamos depois para Lienz e depois para Črna na Koroškem na Eslovénia onde se iria realizar uma maratona na qual queríamos participar. O que estava pelo meio era incerto, nem mapas tínhamos e as únicas indicações que seguimos vieram de um GPS que apenas tinha auto-estradas!


Depois de vários anos sem saborear este tipo de aventura, sem horários, sem destino, sem restrições…a única coisa que tínhamos de fazer era pedalar no magnífico cenário dos Alpes, mais propriamente na zona do Tirol e Dolomites. 



Como mandam as regras do cavalheirismo, o homem tem de ser gentil perante as mulheres e daí tive de carregar o atrelado com todas as nossas coisas, onde se incluía aquilo que íamos precisar e também aquilo que nunca chegaríamos a usar (não é Lu?). O peso superou os 35kg, o que obrigava apreciar a paisagem, nem que não quisesse. Como disse, o planeamento foi mínimo e isso resultou em alguns percalços tais como subir um dos picos mais famosos dos Alpes – Grossglockner Pass. Eram mais de 3 da manhã quando atingimos o ponto mais alto, os 2 650m. Nesse dia acabamos por pernoitar num museu, tal era o nosso estado de hipotermia. 




Um dos objectivos da viagem era assistir ao Red Bull Dolomitie Super Men, prova que junta os melhores atletas do mundo de 4 desportos diferente – Corrida, Parapente, Kayake e BTT. Como tínhamos de pedalar num único dia, cerca de 180km de Salsburg até Lienz onde a prova se realizava. Como devem imaginar, o Grossglockner não perdou e quando chegamos a Lienz a prova já estava prestes a terminar.



Como há males que bem por bem, acabamos por fazer uma das estradas mais bonitas da Europa, a que bordeja o rio Soca na Eslovénia. A cor da água é indescritível, um azul quase da cor do céu que percorre kms e kms em desfiladeiros com vários metros de altura onde as quedas de água, represas, pontes de arame, etc. são uma constante e criam num cenário mágico. O nosso percurso da Áustria até Eslovénia como devem depreender, não foi o mais directo, longe disso, fizemos até um desvio a Itália, mais propriamente até à cidade Monfalcone, já na costa do Mediterrâneo. É incrível esta facilidade com que se cruza fronteiras, como se muda de país com a força de uma pedalada…há meio século atrás, estas fronteiras eram ‘’blindadas’’, travam-se duras batalhas, morriam dezenas de milhares de pessoas, lutava-se por ideologias políticas! Pensar no que se passou na Segunda Guerra mundial, ver monumentos alusivos às batalhas, cemitérios de guerra, etc. foi simplesmente arrepiante.



Sendo 3 países tão próximos, não seria de esperar tamanhas diferenças culturais e económicas, mas o facto é que estes 3 países são bastante diferentes. Bastava atravessar a fronteira para se notar estas diferenças. As estradas, as casas, as ruas e mesmo as próprias pessoas são diferentes. Sentimos na pele o rigor das autoridades Austríacas aos no passarem uma multa enquanto pedalávamos. Sim, uma multa de 35€ por pessoa apenas porque estávamos a pedalar e conversar lado a lado numa estrada regional. Um episódio que aconteceu na Áustria, mas que envolveu o nosso amigo Esloveno – Matej, uma Brasileira e um Português. A situação quase terminava na esquadra da polícia, mas felizmente podemos prosseguir o nosso caminho, se bem que posteriormente passaram por nós pelo menos 5 carros da polícia para nos controlar!


Depois de quase 700km percorridos, onde a grande maioria fez-se em ciclovias o que demonstra o quanto que a bicicleta faz parte integrante da cultura local, chegamos à região onde se iria realizar a Blackhole Marathon na Eslovénia. Uma calorosa recepção estava à nossa espera dos nossos amigos, onde também contemplou um pequeno roteiro turístico e uma visita à cidade universitária de Maribor e que me trazem à memória as imagens das Taças do Mundo de DH.



A grande atracção desta maratona era um troço de 6km no interior de uma mina, isso mesmo! Todos os atletas teriam de levar luzes por a mina não possuía qualquer tipo de iluminação. A mina agora desactivada ainda guardava vestígios de um trabalho duro de extracção de minério para fabrico de armamento para a 2ª Guerra Mundial. Outrora trabalham aqui centenas de pessoas que respiravam um ar tóxico e que destruía toda a vegetação em redor da mina. 


Era a minha primeira prova na Eslovénia, e tendo em conta a dimensão do evento, estava à espera de uma organização ao mais alto nível. É nestas alturas que penso que em Portugal se organização grandes provas, onde se privilegia a segurança, as marcações, a alimentação, o ambiente! Pelo que vi, ainda precisam de melhorar muitos aspectos para que possa vir a ser uma maratona com afirmação internacional, porque o percurso em si merece!

 

A boa disposição esteve sempre presente nesta aventura Luso-Brasileira e espera-se novos capítulos para breve.

Love the Ride!

3 comentários :

  1. Tuguete! Não vejo a hora da gente arrumar outro destino e sair por ai pedalando. Hoje penso como vc, bora faze a BC todo ano e qdo for para pedalar em estradas a gente encara uma viagenzinha dessa! Nada mal hein? Bora agora?? :)

    ResponderEliminar
  2. ow brazileira dona do atrelado que não o carrega! Vamos ver a coisa para Setembro, tenho saudades de carregar as suas coisas :)

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia o relato da Luli, e foi com muito agrado que agora li a tua versão da historia.

    PS: A Luciana estava sempre a queixar-se que a fazias passar muita fome, mas as fotos que agora nos mostras revelam que se calhar não foi bem assim e pelo menos gelados houve com fartura, ehehehe

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict