terça-feira, julho 05, 2011

Dia 2 – BC Bike Race - Campbell River

O dia hoje começou cedo, eram 5.30h da manhã e o despertador das tendas vizinhas tocou. A partida da etapa foi em Campbell River, cerca de 40min de bus do local onde estávamos, Cumberland.


Campbell River é uma cidade na costa do Pacifico rodeada por enormes montanhas ainda cobertas de neve. Um cenário incrível que a organização escolheu, mesmo em frente ao mar numa cidade que acolheu a prova com todo o entusiasmo. Prova disso foram os 60 voluntários locais que tiraram um dia de férias para colaborar com a prova. É impressionante o espírito de missão desta gente! 




Um arranque controlado pela policia pois os primeiros kms foram feitos numa auto-estrada! As pernas rodavam bem, a respiração estava melhor, mas ainda não a 100%. Ao km 10 entramos nos singletracks e só voltamos ver estradão ao km 45. Recordo que a etapa tinha 50km! Fizemos de tudo, desde trilhos super técnicos com curvas apertadas por entre as árvores, a singletracks onde a velocidade atingia os 50km\h. Num destes singles, seguia colado à roda de um atleta, em algum momento ele fez um desvio de um buraco e eu só me lembro de voar por cima da bicicleta. Felizmente não houve consequências, apenas tive que corrigir a direcção e siga!




Os trilhos são incrivelmente divertidos, mas exponencialmente desgastantes. Seja a subir, a descer ou no plano todo o corpo está continuamente a trabalhar para contornar as raízes, pedras, troncos, andar em cima de pontes de madeira…e ainda estar atento às marcações porque andar no meio da floresta fechada, não facilita a navegação.




Na BC Bike Race importa ter pernas, claro, mas talvez seja mais importante a técnica. Brian Lopes, multi-campeão de DH\4X\Dual\BMX é o exemplo. Tive o privilégio do acompanhar durante alguns kms na roda dele e é impressionante o fluir da trajectória que escolhe. Ahh, a bike dele tinha 140mm de curso em ambas as rodas e acabou dentro dos 15 primeiros da etapa!!



Por falar em bicicleta, 120mm é o curso ideal para esta prova. A minha com 100mm trabalha no máximo e mesmo assim tenho de absorver bastante com o corpo. A bike aguenta tudo e estou feliz pela fiabilidade que todo o conjunto tem, mas uma molinha mais cumprida não seria mau! Aqui usam-se pneus de homem, eu ando com 2,25 na frente e 2.1 na traseira, mas há atletas de topo que usam 2,25 em ambas as rodas!


Completei os cerca de 50km da etapa em 2.28h, e estou agora na 10ª posição da categoria Solo Men, subi portanto duas posições. Estou ‘’colado’’ a alguns atletas à minha frente e espero subir mais algumas posições amanhã.

O vencedor da etapa foi Jason Sager dos EUA (Jamis), com o mesmo tempo de Chris Sheppard do Canadá (Rocky Mountain Bicycles). Nas duplas, os atletas da Kona lideram, seguidos por uma dupla da Rocky Mountain. A Luli Cox e Dri Boccia terminarem em terceiras e mantém a sua também terceira posição. O Alfredo continua a portar-se bem e termina as etapas como se nada fosse! Well done Alfredo!!



Amanhã a etapa será mais do mesmo e ainda bem…mais uma grande dose de singletracks para toda a gente. Se continuar assim, irei repetir a prova brevemente pois até ver foi a prova por etapas mais divertida que fiz até hoje! 

Love the Ride!

5 comentários :

  1. É também um louvável espirito de missão o teu, de escrever para nós que ficamos deste lado do monitor a salivar, no final das tareias que levas! E é uma sorte também para o desporto existires com essa tua paixão, ajudar tanto a fomentar nos outros o mesmo bom vicio e poder acompanhar, para tantos, uma prova totalmente fora de alcance!
    Força! Que continues a subir!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Tiago! Esta é a prova MUST-DO-IT-AS-FAST-AS-YOU-CAN!
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  3. Força ai Amigo!

    Pelos teus relatos dá para perceber que os trilhos são diversão pura e dura...

    :)

    Por isso dá-lhe com força e mostra ai ao tais "Atletas" como se anda.

    Estou contigo.

    Forte abraço para ti e para o Alfredo

    ResponderEliminar
  4. Grandes relatos! Keep it doing as fast as you can...

    ResponderEliminar
  5. Força João, estamos todos a torcer por ti, pelo Alfredo e como é lógico, também pela dupla feminina mais engraçada e bem disposta de sempre, a Luli e a Dri (apesar da choradeira, lolol)

    Amanha cá estarei para saber todas as novidades.

    Parabéns!!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict