sexta-feira, julho 22, 2011

Douro Bike Race - Enquadramento


Vou explicar na primeira pessoa o formato da DBR.
 
Amarante tem 3 serras dentro do concelho, Aboboreira, Alvão e Marão. Todas elas diferentes mas comuns na beleza e nos variados pontos de interesse em cada uma delas. Mas vamos por partes...


Em meados dos anos 90 quando comecei as das primeiras pedaladas na aldeia de Salvador do Monte, concelho de Amarante (a DBR vai lá passar) via ao longe esses enormes maciços e sonhava em poder os conhecer.Pedalava muitas das vezes pela aldeia à revelia dos meus pais e do meu irmão, o suposto dono da bicicleta. Nessa altura ainda se usavam as míticas BMX, com uma mola gigante a meio, forqueta rígida , travões de ferradura, uma só velocidade e roda 16''. Posteriormente o meu irmão conseguiu comprar uma BTT a sério, uma Vilar toda rígida, roda 26 e imagine-se 18 velocidades!! Só mais tarde com 16 anos é que tive a MINHA primeira BTT, uma Taça também ela rígida, mas com ''punhos'' rotativos e travões cantilever.


Estas foram as bicicletas da minha infância, que me concederam o privilégio de sentir o gosto da liberdade e começaram a criar o ''bichinho'' dentro de mim. Até aos 18 anos as montanhas continuavam lá longe no meu olhar, num horizonte distante, mas isso estava prestes a mudar.

Sobre as serras....
 
Aboboreira - Com uma altitude máxima de 1 000m e implantada no extremo ocidental do maciço montanhoso Marão/Alvão, está distribuída por 3 conselhos – Amarante, Baião e Marco de Canavezes. Os vestígios da ocupação humana datam dos 4 500anos AC, na era do Neolítico. Vários túmulos estão espalhados pela Serra, onde se destaca o Dólmen de Chão da Parada – Monumento Nacional desde 1910.

Alvão –  Faz parte da barreira montanhosa que se estende desde a Galiza até ao Douro e que contribui para as diferenças marcantes entre o litoral e o interior transmontano, no que respeita ao clima e à paisagem. O seu relevo variado apresenta duas áreas distintas: uma zona mais alta que atinge os 1 339m abrangendo o planalto de Lamas de Olo e uma zona basal até 250m de altura onde se localiza as povoações de Ermelo e vales por onde corre o rio Olo. As fisgas de Ermelo são uma das maravilhas do parque natural do Alvão, onde se pode contemplar uma das maiores quedas de água naturais da Europa. O Monte Farinha, mais conhecido por Sra. Da Graça é outro atractivo deste imenso parque.


Marão – é a sexta maior elevação de Portugal Continental com 1 415m de altitude. O imponente maciço rochoso separa a região do Douro Litoral e do Alto Douro. Apresenta uma boa mancha florestal onde predomina o pinheiro bravo. Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas onde outra- hora se explorava as minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Este grandioso obstáculo natural dificultou de forma significativa o progresso do interior transmontano até ao século XIX.



Já era eu maior de idade e com vontade de conhecer tudo o que meu olhar alcançava. Comecei assiduamente a pedalar aos domingos com um grande amigo, o Pedro Gomes e com ele conheci estas 3 serras. Conheci os seus caminhos milenares, as aldeias perdidas nas encostas, a gentes que lá vivem, os mais variados pontos de interesse...foi impossível não ficar apaixonado por elas (Serras).


Como eu não sou de guardar as coisas só para mim, gosto de partilhar por isso é um sonho antigo apresentar estas 3 ''irmãs'' a quem gosta verdadeiramente de pedalar. As serras são fascinantes e um dia só não chega para as conhecer, por isso a DBR 2010 onde ''só'' andamos na Serra do Marão, não era o conceito que mais nos agradava.  Apesar de ser um percurso que passa a ''pente fino'' esta serra, com dureza qb e paisagens também elas de cortar a respiração.

 

Logo após a edição de 2011 comecei a pensar no conceito de 2012, a trocar ideias com o Zé Silva e com outros amigos de Amarante. O puzzle foi-se construindo até à sua versão final que vocês conhecem nos dias de hoje. São 4 dias, 4 etapas e 3 serras a enfrentar num total de aproximadamente 250km. Não será um percurso impossível, será divertido, épico, permitindo aos participantes desfrutar em toda a plenitude do que achamos que deva ser uma prova por etapas.
(Imagem referente ao percurso de 2011)

São milhares de kms percorridos nestas serras ao longo dos últimos 12 anos, centenas de passeios, dezenas aventuras, muitas historias e que agora se transforma num único objectivo - partilhar com os participantes da DBR os melhores trilhos e paisagem que as serras tem para oferecer. 


Se querem saber mais sobre a prova, vão ao site da prova : www.dourobikerace.com.

As 3 irmãs esperam por vocês nos dias 16,17 e 18 de Setembro. Are you ready?


Love the Ride!

4 comentários :

  1. Adorei! As fotos antigas estão show! Todas as épocas e histórias se encontram aqui! A Douro bike race concretizara sonhos!

    ResponderEliminar
  2. João... que demais, pena que não vou poder ir, adorei as fotos todas lindas e pode ter certeza que essa prova vai ser um sucesso.

    Beijão

    Dri

    ResponderEliminar
  3. Marco Magalhães8:02 da tarde

    Excelente, João! Nunca percas essa vontade de "viajar" de bike, nem essa veia de partilhar esses momentos. Grande abraço!

    ps: "roubei-te" algumas das fotos...tu sabes o porquê.

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict