quinta-feira, julho 07, 2011

Dia 4 BC Bike Race - Earls Cove - Sechelt

O relato de ontem foi escrito um pouco à pressa por isso hoje vou também falar do dia ontem.


É impressionante a forma como as cidades abraçam esta prova, desde os inúmeros voluntários que estão ao longo do percurso até ao Mayor que fez questão de cumprimentar cada participante nesta prova. É de facto outro país e outra civilização…


Houve ainda direito a um poema escrito pelo próprio Mayor dedicado à BC Bike Race. Foi arrepiante ouvir aquelas palavras num auditório repleto de gente em silêncio.

Nos últimos 3 dias antes de cada etapa tivemos de fazer transfers de onde estávamos alojados até à cidade onde começa a etapa. São utilizados vários autocarros para levar os participantes até à estação onde o ferrie nos leva numa maravilhosa viagem por entre as montanhas. Toda a gente curte o momento, apanha sol no porão, convive com atletas de todo o mundo e aprecia a paisagem de um ponto de vista bastante privilegiado.



Não há stress algum, tudo funciona na perfeição e coordenadamente. Esta forma de ir de local para o outro torna a prova única e numa experiencia enriquecedora como nenhuma outra.

A 4ª etapa que ligou Earls Cove a Sechelt (a única point to point) foi a mais longa da BC Bike Race 2011. A paisagem e os trilhos mudaram, tivemos vistas privilegiadas para as montanhas e lagos uma vez que deixamos de andar 100% em florestas fechadas. Houve um pouco mais de estradões (20%) e o corpo agradeceu…mas não pensem que deixou de haver singletracks radicais ou pistas de freeride pelo meio da prova com releves, pontes de madeira e outras coisas engraçadas…isso foi uma constante em toda a etapa. As subidas eram mais longas e por momentos houve trilhos que pareciam Portugal…corta fogos (quase) impossíveis por baixo das linhas eléctricas. Só tenho a dizer uma coisa, viva aos 18 dentes da minha avozinha bontinha!!


Comecei a etapa com bastante contenção pois era longa e com subidas também bastante longas e descampadas. O dia esteve muito quente, temperaturas acima dos 30º e apenas dois abastecimentos por isso havia que gerir bem o esforço. Fiz uma etapa de trás para frente e foi uma excelente estratégia pois consegui terminar a prova em 5º na categoria Solo EPIC Open Men. Penso que mantenho a 8ª posição, mas agora bem mais perto do 7º e 6º classificado.

Engraçado ver hoje o Thomas Dietch numa Niner com os logótipos tapados, mas também não teve melhor sorte que a sua Bulls que ontem entregou a alma ao criador! Hoje partiu a corrente e teve dois furos!

Etapa de amanhã é a mais curta e liga Sechelt to Langdale em 38km de prova. Não me parece que seja fácil pois o acumulado é de 1400m e os trilhos também me parece que sejam em terra batida.


O convívio entre a ‘’comitiva’’ luso brasileira tem sido simplesmente do melhor. Todos nós estamos a divertir-nos imenso quer antes, durante e após a etapa. Entre os outros participantes também está do melhor. Hoje enquanto esperava o Ferrie um tal de Brian Lopes veio meter conversa comigo sobre a etapa de ontem. Também  com o Thomas Dietch e o Maritzio Dahon ou mesmo com o staff da Rocky Mountain onde paramos para beber umas cervejas e trocar umas impressões sobre o líder da prova – Chris Sheppard.


Quero aproveitar para agradecer em nome da comitiva presente os vossos comentários e as mensagens de incentivo que aqui e noutros locais tem deixado. Acreditem que ajuda imenso nas alturas mais difíceis!

Love the Ride!

14 comentários :

  1. Vai Joao, passa logo o 6o e 7o colocado, seu perna mole! lololo
    parabens garoto. abraco

    ResponderEliminar
  2. Vai JOao!!!!!!! Curta to adorqndo as fotos.....bjs

    ResponderEliminar
  3. Hoje é ao teu style a etapa , durinha como gostas ;)
    Top 3 , nos acreditamos e tu também ;) força! Sempre a curtir.
    Diverte-te!!!
    Abraço,
    Filipe Pereira.

    ResponderEliminar
  4. Boas João,ao ler o teu blog dá uma vontade de pegar na bike e ir simplesmente desfrutar uns singles tracks e imaginar que estamos por ai.Abraço.Roberto Rocha

    ResponderEliminar
  5. Sou fã do Brian Lopes à muito tempo... Na altura em que ele fazia BMX!!! Continua com os posts!!! Boa Prova e acima de tudo, Enjoy the ride!

    ResponderEliminar
  6. boas
    Se largares os travões ainda ganhas isso pá..
    Avózinha de 18 dentes isso é para empenados pá..
    abc
    boa sorte
    love the ride......

    ResponderEliminar
  7. Tenho acompanhado a tua prova e do Alfredo, fantásticos, as meninas são soberbas espalhando muita cor e alegria. Continuação de boa prova e boa sorte. Abraços e beijinhos, um especial para a minha irmã Ana.
    Paulo , Tiza e Mónica

    ResponderEliminar
  8. OLÉÉÉÉ.... OLÁÁÁÁÁÁ.... O JOÃO..... É O MELHOR QUE HÁÁÁÁ

    (isto é graxa claro)

    Que paisagens camarada!!!!

    Que pova!!!!!

    Que trilhos!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Se dependesse da tua divulgação, as inscrições da próxima BC BR esgotariam só com Portugueses!!

    Amanhã 38km?! Amanhã é que é sempre a "bombiar"! Se não der para estrelar ovos nas tuas pernas no final da etapa, não és homem não és nada!! :))

    Nem é preciso dizer, mas, Dá-lhe com tudo!!
    Love as-fast-as-you-can The Ride!

    ResponderEliminar
  10. ena, tantos comentários :D
    Obrigado amigos pelo apoio!
    Hoje foi um dia bastante duro, apesar de ser menos kms, 80% foram a subir. Dei o máximo, mas não consegui aguentar o andamento do pessoal da frente. Amanhã é outro dia!

    ResponderEliminar
  11. Vai meu João Ratão que tens a Carochinha de abraços abertos à tua espera!! :)

    Abreijos

    ResponderEliminar
  12. A ''Iana'' manda também beijinhos para todo o mundo :) em especial para os meus Pais. Estamos a adorar estar neste lado do Mundo.

    ResponderEliminar
  13. Espetaculo... bem, essas foto do jeep com o atrelado esta d+... isso é que é qualidade... adorei... Tudo de bom para ti e o restante pessoal;))) abraço

    ResponderEliminar
  14. Parabéns João! Estou a adorar os relatos e fotos!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict