segunda-feira, janeiro 30, 2012

Mountain Quest - Lendário!

O Mountain Quest foi lendário por todos vários motivos...pelo percurso, pelas serras, pelo frio, pelas subidas, pelos participantes, pelo convívio, pelo jantar, pela conquista pessoal...não tenho palavras para descrever tudo por isso em seguida transcrevo algumas das palavras que os participantes escreveram sobre este dia. 

O meu dia...
Saída ás 06.30h em frente ao Mosteiro de S. Gonçalo. Cerca de 140 amigos enfrentaram o percurso mais duro que alguma vez tinham feito na vida. Fiz grande parte do percurso na companhia do Nelson Garcia e do André Alves...completamos os 162km em 13h aproximadamente...foram momentos inesquecíveis onde partilhamos o esforço, as paisagens, a comida, as fotos, a entreajuda e a alegria de ''missão cumprida''! 
O Mountain Quest foi uma jornada épica que ficará na historia de todos! Obrigado por aceitarem o desafio....e até breve!

 

Mountain Quest by Sérgio Pinho – Espinho

Tive um sonho espectacular... Sonhei q me tinham convidado para ir a Amarante dar uma voltinha de bike pelas serras que lá existem... Aboboreira; Marão; Alvão... Quem me convidou foi o João Marinho o embaixador do BTT em Portugal (e não só)... Aquilo que me lembro foi que aceitei  imediatamente, mas como não queria ir sozinho telefonei a vários amigos para me fazerem companhia, um deles de Loures... Assim q chegou o dia de ir ate la, já muito se tinha falado na net sobre a tal voltinha de bike... Tal como eu e os meus amigos também outros amigos do João foram ate Amarante... Talvez 120 malucos.
Realmente quando sonhamos tudo é possível, ate sonhei q o Nelson Garcia tinha vindo do Alentejo de autocarro para pedalar os 162 kms com mais de 5.000 metros de acumulado de subidas, e que a Luciana veio do Brasil sem  o seu namorado João Marinho saber... A Clara e o Luís de Lisboa... No meu sonho tivemos direito a tudo, ou seja; dormida, comida, banhos, tracks para o GPS com 3 percursos diferentes...
Chegando o momento de dar aos pedais o frio era forte, mas a vontade era ainda mais forte e como estava a sonhar dava para aguentar... ouvi alguém dizer que os primeiros 60kms eram a subir,  por isso era melhor ter calma para não dar o corpo pela alma... e assim foi feito... o amigo Vieira estava com tanta vontade q ao km 15 deu meia volta e foi embora com uma lágrima ao canto do olho e com o desviador de trás partido... snif snif para ele e para nos:(

As paisagens ao longo do dia eram de cortar a respiração, respiração essa que teimava em estar sempre acelerada... não sei bem porquê... talvez por estar sempre a dar ao pedal;)
Como a ementa era a escolha do freguês, eu e o Damas escolhemos o prato que melhor se adequava ao nosso gosto: o Quest "A"... 95 kms com 3.500D+... e posso dizer que ficamos satisfeitos... muito mesmo.
No final de tudo isto ainda tivemos direito a bolo e uma boa dose de convívio com pessoas fantásticas...
Que grande sonho... foi um sonho tão fantástico que ate me estão a doer as pernas... agora estou na duvida!!!! Terá sido um sonho ou foi real...!!!?
Obrigado João Marinho pela forma como partilhas com os outros... Obrigado Zé por seres amigo... Parabéns a todos os que também viveram este sonho e em especial para quem deu ao pedal durante os 162kms...
XMILE;)

 
 


Mountain Quest by Nuno Vitorino– Povoa do Varzim

Sem palavras para descrever este Mountain Quest organizado pelo João Marinho!!! Dureza extrema à parte, as paisagens e os trilhos foram verdadeiramente deslumbrantes e nem as temperaturas baixíssimas conseguiram estragar o lindo dia de sol de Inverno! Embora o GPS tenha ficado esquecido em casa com o pânico de última hora, os companheiros de aventura foram fenomenais e tudo correu muito bem! Obrigado João por tudo o que nos proporcionaste! Estou ansioso que venha o próximo, seja lá quando for! :) Um grande abraço para todos e boa recuperação!

 
 


Mountain Quest by Nuno Oliveira - Braga

Queria desde já agradecer ao grande João Marinho pelo empeno de ontem foi tudo fenomenal, mais uma vez demonstrou que é fantástico na organização de eventos e que sabe como ninguém provocar empenos aos participantes.
Estava tudo fenomenal como sempre.
Parabéns pelo que tens feito em prol pelo btt e a felicidade que trazes a todos estes malucos que alinham nestas aventuras

 


Mountain Quest by Josué Duarte - Lisboa

João Marinho , Muito obrigado por criares este desafio .
O percurso é Bombástico . Grandes subidas e partes bem técnicas .
Não conhecia a região e adorei pedalar aí .
Tive a Sorte de chegar à Srª da Graça no exacto momento que o Sol se pôs .
Foi magnifico . A vista vale bem a pena .


 


Mountain Quest by César Bernardo -  Moimenta da Beira

Quando hoje de manhã fui desentorpecer os músculos das pernas em bicicleta de estrada (não Luciana, não tive frio em fazer estrada com 0ºC) e me deslocava desde Moimenta da Beira até Lamego, fui durante muitos quilómetros a apreciar aquela imponência ali, umas vezes do meu lado direito, outras mesmo em frente, e pensava, 'grande maluquice quando ali ontem mais de 100 "adrenalinodependentes" aquele maciço rochoso subiram, desceram e voltaram a subir, e eu feito doido... também!' Sim, era para o Marão que eu olhava e em pensamento dialogava, ele que estava mesmo ali, entre 20 e 30km de distância em linha recta, mas de tão monstruoso que é, parecia estar muito mais perto!
Mais sobre o relato do César aqui

Mountain Quest by Duarte Martins  - Mondim de Basto

Desde já começo por agradecer ao João Marinho por nos ter feito este desafio e como não podia deixar de ser está de parabéns pelo trajecto escolhido e pelo cuidado na sua preparação, sinalizando sempre os locais de perigo e de maior interesse não deixando nada ao acaso. Depois como não poderia deixar de ser agradecer ao meu parceiro do pedal João Pimenta pela companhia e pela preparação da minha bike que esteve 5 estrelas e por último ao Manuel Mário por nos ter disponibilizado o GPS o que nos permitiu andar ao nosso ritmo e termos feito os 136km já que tive problemas com o meu GPS. Foi um dia memorável quer pelo espírito de grupo entre todos os participantes quer pela paisagem que este aventura nos proporcionou.
Um muito obrigado a todos e até ao próximo desafio que espero que seja em breve.

 
 


Mountain Quest by Rafael Moura - Amarante
Mountain Quest 2012. Esta foi sem duvida uma grande aventura, obrigado a todos os que partilharam comigo este grande dia e em especial ao mentor deste evento João Marinho

Mountain Quest by Jorge Damas - Loures

Em Amarante estão a construir a capital do BTT Luso. E isto não se deve à diversidade geográfica que proporciona trilhos fantásticos e paisagens de encher a alma e das boas condições logísticas, mas sim à simpatia, visão e inteligência do João Marinho. Como dizia ontem o meu amigo Sergio Pinho, não foi mais um desafio de BTT, Mountain Quest é História.

 


Mountain Quest by Victor Santos  - Porto
A equipa Ecobike Porto que aceitou o desafio do montain Quest, agradece o desafio que nos foi proporcionado, e principalmente pela maneira como o João Marinho, em cima da largada conseguiu-me emprestar um pedais (pois trouxe botas erradas) e que se n fosse essa atitude eu tinha ficado a nadar na piscina. Os pedais na próxima semana irão te ser entregues, bem como uma pequena oferta, o galhardete da minha equipa. Obrigado

Mountain Quest by Luciana Cox - S. Paulo (Brasil)
http://lulicox.blogspot.com/2012/01/mountain-quest-real-challenge.html#links


Mountain Quest by David Martins - Lisboa
Quando vi no Facebook a ideia Louca do João Marinho de atravessar as 3 Serras, Aboboreira, Marão e Alvão, fui directo ao site dele para me registar sem sequer pensar ou eventualmente questionar fosse o que fosse. Não fazia ideia no que me estava a meter....

Na mesma semana falei com o meu Amigo Zé Silva que se prontificou a ajudar com a estadia, entretanto junta- se a mim o Nélson Garcia que tive o prazer de conheçer e foi meu companheiro de viagem até Amarante. Na nossa chegada na sexta-feira revi Amigos e fiz Amigos novos :)

Sábado - o dia do grande desafio.

Levantei-me às 04:45 da manhã tendo dormido apenas 3 horas, para tomar um duche e  arrancar direito a Amarante para a concentração da partida.
Agasalhei-me bem mas logo na descida para o ponto de partida gelei até aos Ossos.
Perto das 06:30 foi a partida e lá fui eu no meio de cento e poucos Loucos que ali estavam para se superarem a eles mesmo e enfrentrar as Serras mais duras que conheço.
O inicio foi sempre a trepar e eu com esperança de aqueçer pois inda batia com os dentes do frio que tinha.

Começei a subir a Aboboreira e ai tive o privilegio de ver o nascer do Sol, Magnifico,é apenas a palavra que me ocorre para descrever o que vi, o pelotão nesta altura ja ia partido e criaram se alguns grupos com andamentos semelhantes eu encontrei um grupo com quem me sentia confortável a pedalar.

Começando a rolar na Aboboreira destaquei me do mesmo grupo e fiquei uns bons km´s a andar sozinho, entretanto ao descer um Single cheio de pedra fiquei com os braços todos doridos lol e no fim do mesmo decidi parar para recuperar e repor energias comendo alguma coisa.
Enquanto comia apareceu um grupo de pessoal por quem eu tinha passado que me perguntou por onde era e eu respondi entretanto quando ia arrancar tinha o pneu furado e esse mesmo grupo referiu " repara lá isso que nós esperamos para não ires sozinho"... Mas afinal quem é que tem atitudes destas??? Só mesmo quem gosta de pedalar e encara o Mountain Quest como um desafio pessoal e não uma "prova" "maratona" afinal aqui ninguém é o melhor do Bairro, aqui não há Vedetas :) a este grupo Especial o meu sincero agradeçimento.

Lá seguimos nós agora para enfrentar as primeiras subidas do Marão e fomos comentando quantos km´s tencionávamos fazer, a resposta foi unânime...vamos ver até onde aguentamos.... nesta altura todos começámos a quebrar uns mais tarde outros mais cedo mas todos nós fizemos subidas desmontados.

Fomos subindo, descendo comendo vendo a paisagem e tentando mantermo nos quentes a esta altura já todos nós no nosso interior sabiamos que a nossa condição fisica apenas nos iria dar para fazer o Bypass A mas lá fomos andando sem sequer falarmos sobre isso tentando gerir o nosso esforço e indo buscar energias já nem eu sei onde.

As subidas cada vez me custavam mais e com mais frequencia desmontava, a má escolha de transmissão reflectiu-se bem nesse dia, 28/40??? Não para essas Serras não.. recordei-me da subida já feita no DBR 2010 e o quanto me tinha custado subi-la com o prato de 22.....As descidas...não foi por falta de aviso em outras andanças por essas Serras mas a falta de tempo fez com que não trocasse os pneus à minha Menina, e para não furar pus 40PSI em cada pneu convertido.... ela saltava, a porrada nas costas cada vez era maior, a frente sempre a ir para onde queria, mas larga travões Zé..se travares ainda é pior... as descidas eram rápidas e alucinantes uma verdadeira montanha russa de emoções!

Chegámos às antenas do Marão e parámos para comer,  foi um autentico piquenique, eram sandes sumos tudo, uma verdadeira festa, comer no alto da Serra do marão ao olhar para o infinito onde apenas de vêm montes e vales sem fim...
Seguindo questionei por onde iriamos, foi consenssual e quase imediata a resposta do Grupo..Bypass A...
Ai fomos nós a descer e a subir alguns falsos planos onde as nossas forças ainda nos permitiam rolar a médias de 27/28 por aqueles estradões fora reconheçendo as paisagens já um dia vistas no DBR 2011.
Chegámos a Amarante em menos de nada e fiquei com o sentimento de realização pessoal, pois sabia que apesar de ter feito apenas 100KM tinha ultrapassado a fasquia de 3000mts de desnivel acumulado postivo, e as minhas capacidades fisicas apenas permitiam que assim fosse.
Aprendi bastante neste desafio, aprendi que a ajuda apareçe onde menos esperamos, aprendi que que termos a noção das nossas capacidades nos pode salvar nestes casos, aprendi que no Marão usam se pneus Tubeless e cpm pressão mais baixa lol.

João Obrigado pelo convite, se não houver mais nenhum Mountain Quest este Ano vemo-nos no DBR 2012.
Obrigado Zé pela Hospitalidade e a todo o restante pessoal a simpatia e ajuda.
Serra do Alvão vou treinar para te conquistar também ;)
Vocês proporcionaram-me um fim de semana Épico. :D

Mountain Quest by Jorge Leal - Paredes

Ontem, no início do Quest, o João Marinho, perguntava: Mas afinal o que os levou a aceitar este desafio? Nessa altura disse: O próprio desafio, a aventura, as paisagens e porque um dia de aniversário "perfeito" teria que meter bikes pelo meio. Ao final do dia, só podia agradecer este dia, o o presente que me preparou. Afinal, mais do que as expectativa foi a forma sublime que elas foram ultrapassadas! Muitas vezes dei por mim a pensar...como é que o João descobriu isto!?!?!? Enfim...muitos anos, muitos km e uma paixão desmedida por andar de bicicleta! Obrigado por partilhares o teu saber!!

Nos meus 38 aniversários passados tive muitos e fantásticos presentes. Uns estão religiosamente guardados, outros comeram-se ou beberam-se, uns destruídos, outros estragados, alguns rompidos e desgastados...o presente deste ano só o "Sr. Alzheimer" me vai fazer esquecer!! Obrigado João!

  
Mountain Quest by Juan Loureiro – Pontvedra - Espanha
Maravilloso fin de semana en Amarante,precioso lugar.Fui a disputar la Mountain Quest,carrera de 169 kms y 7000 de acumulado.He sufrido como en mi vida,costó sudor y lágrimas acabar.Me trataron muy bien como siempre en Portugal,la ruta más bruta de mi vida.Con los dias tendré una conclusión más estable de lo que la ruta fué...pero hoy me extraño mucho de lo resistido.
Mountain Quest by Helena Remígio – Lisboa
João obrigado pela tua LOUCURA. Adorei! Mais umas vez as serras de Amarante deixaram-me FELIZ! Um grande obrigado a todos os meninos esperaram por mim nas descidas e nunca me deixaram sozinha nos 90km. Como se costuma dizer: "quero mais!" bjs lena




Mountain Quest by Filipe Pereira - Aveiro

O meu Mountain Quest: 94kms /3.500 Acum.+

Comentário do Mountain Quest: "...isto é desumano!!!" :D
Sem duvida o maior Empeno da minha Vida!
O meu OBRIGADO a TODOS os envolvidos neste grande dia e em Especial ao João Marinho & Zé Silva.
Venham mais Quest´S :P

Love The Ride :)

Mountain Quest by João Carlos - Aveiro


http://geotrilhos.blogspot.com/2012/02/rescaldo-mountain-quest-conquista-das-3.html


Mountain Quest by Rui Guimarães – Amarante 
Mountain Quest :Total 162km /acumulado 5130D+ /16,2Km/h velocidade média. Onde estava a dificuldade? :)

Mountain Quest by Rodrigo Machado - Lisboa
Serra da Aboboreira + Alvão + Marão + Sra da Graça = Mountain Quest concluído. 162 km's de MTB com 5130m D+, 16.2 km/h de média. Pedra, pedra e mais pedra! Xiça!

Mountain Quest by Nelson Garcia - Lisboa 
Mountain Quest Concluido. Obrigado João Marinho por tudo. Obrigado Zé Silva (recupera depressa, a Serra chama por ti). Percurso FANTÁSTICO, companhia bestial... não podia imaginar nem pedir melhor. Forte Abraço. Venham novas aventuras!
 

 


A minha noite...
No dia antes a Luciana convenceu 4 amigos a partir à 01.00h da manhã para tentar compensar a diferença de andamento...passei uma noite em sobressalto, mas aproveitamos para ''hidratar'' num dos bares de Amarante com mais uns amigos...assim caso fosse preciso algo, estava pronto para o que desse e viesse....que noite! A meio da noite o Zé Silva e a Anita levaram chá quente ao alto da Serra da Aboboreira...abrigaram-se na capela da Sra. da  Guia para o repasto... Podem ler o relato aqui...






Os aniversariantes...
Obrigado Filipe e Jorge por partilharem este dia connosco! Foi um prazer cantar os parabéns com tanta gente boa em volta! Espero que tenham gostado dos bolos e do empeno!

 
Mais detalhes em breve sobre este aniversário especial!

 
 


Toda a informação sobre este dia aqui :
Obrigado aos fotógrafos de serviço que estiveram presentes :
  • Anita
  • Francelino
  • Rui Novo 
  • Rafael Moura 

      5 comentários :

      1. Amigo Jonas (como gosto de te chamar), foi sem dúvida alguma memorável, grande dia, grande camaradagem, grande maluquice.
        Ainda não escrevi mais a sério sobre este grande acontecimento que dá pelo nome Mountain Quest, mas irei fazê-lo nas próximas horas no sitio do costume: www.cesarbernardo.com
        NB - A mochila era foleira mas levou-me tudo aquilo que precisei e não precisei!!! :P
        Abraço

        ResponderEliminar
      2. Deve ter sido brutal...

        Parabéns pela iniciativa. Espero numa próxima oportunidade, não faltar :)

        ResponderEliminar
      3. Sou sincero, quando me fizeram o convite para participar no Mountain Quest, nem raciocinei, 162 Km, 5200 de acumulado... Mais devagar ou mais depressa, lá se fazem.... Vamos à descoberta....
        Mas, tal pensamento inconsequente, deveu-se mais à minha inexperiência nas andanças do BTT, é que ando à apenas um mês de BTT.... :)
        Na hora de partir muitos diziam, tu estás maluco (e cá para mim pensava, talvez...)
        Mas lá me fiz ao caminho em busca da aventura, sem gps, sem luzes, sem adaptação à bike e tantas outras que ainda estou para descobrir....
        Apenas fiz 100 Km, mas na chegada, apenas me saíam as palavras: “Que belo dia no Reino Maravilhoso”, empeno? Pequeno, perante tamanha emoção....
        Hoje, passados dois dias, é já na terra, apenas tenho que dizer: Malucos são aqueles que não foram com o medo do empeno. E, João Marinho, o muito obrigado por proporcionares este belo encontro de amigos amantes da aventura e da natureza, com um espírito de companheirismo que já pouco se vê. Como alguém dizia: uma selecção natural perfeita.
        Apesar da inexperiência, posso dizer: Arrepiante, Inesquecível....
        Ricardo Pires

        ResponderEliminar
      4. Parabéns a todos de um "empenado" que não pôde estar presente.
        Boas Pedaladas!!!

        ResponderEliminar
      5. Só mesmo o João para nos proporcionar estes desafios.
        Obrigado por nos desafiares e partilhares estes "tracks" inigualáveis.

        Obrigado por tudo!

        Abraço,
        Filipe Pereira

        ResponderEliminar

      João Marinho
      Mountain biker, trail runner & adventure sports addict