terça-feira, janeiro 24, 2012

Mountain Quest - Descrição do Percurso

O percurso do Mountain Quest foi desenhado recorrendo ao meu conhecimento das serras envolventes à cidade de Amarante. A ideia será fazer as piores (mais inclinadas e longas) subidas de cada uma delas, mas que servem também de ligação entre as serras. Provavelmente vão fazer subidas que jamais imaginavam fazer quer em extensão, quer em dureza. Cada trilho que as vossas rodas irão percorrer, tem uma justificação, tem um objectivo, que não apenas a dureza. Apreciem ao máximo o percurso, olhem à vossa volta, sintam o silencio, a calma, a paz que será pedalar nos trilhos do próximo sábado.

"Sente-se um calafrio. A vista alarga-se de ânsia e de assombro. Que penedo falou? Que terror respeitoso se apodera de nós? Mas de nada vale interrogar o grande oceano megalítico, porque o nume invisível ordena:
- Entre!

A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso."


Miguel Torga



Serra da Aboboreira
A saída de Amarante é praticamente a subir, não dá grande tempo para aquecer as pernas, por isso comecem com calma e tenham paciência que a subida termina. A pensar na vossa segurança e porque vamos sair ainda de noite, o percurso será por estrada e vamo-nos manter em estrada e\ou estradão até ao topo da Serra da Aboboreira. A ascensão da Serra é feita inicialmente em estrada municipal, entrando depois em estradão até à Aldeia Velha. É uma subida íngreme e longa, giram bem o vosso esforço! A descida da serra é em singletrack bastante técnico, que exige muita atenção, tenham cuidado porque o dia está ainda a começar. Se tiverem sorte, vão conseguir ver o nascer do sol no alto da Serra, é um momento mágico! Antes de mudarem de Serra, trepam até ao parque eólico de Loivos do Monte. Pelo caminho vão passar nuns campos que tem umas vedações\portões que tem de estar sempre fechadas por causa do gado não fugir. Não se esqueçam de as fecharem.
A passagem da Serra da Aboboreira para a Serra do Marão acontece ao Km 28,5, depois de uma descida bastante rápida que vos leva ao Alto de Quintela. Vocês tem de atravessar a Nacional 101, uma estrada bastante movimentada que EXIGE que parem e olhem para ambos os lados antes de atravessar. Este ponto está sinalizado no track como muito perigoso!

Serra do Marão
A Serra do Marão é onde está a parte mais dura do Mountain Quest, mas a mais impressionante em termos de paisagem. O percurso segue para a Aldeia de Mafomedes, uma aldeia ''perdida'' no sopé da Serra do Marão onde se vive com calma, onde os animais (vacas, ovelhas, cabras, cães) convivem com as pessoas muito proximamente. Daí inicia-se uma longa e inclinada subida em direcção ao parque eólico da Teixeira a 1330m de elevação. Este ponto é ao km 40.5. Daqui podem contemplar o Alto Douro Vinhateiro, o Rio Douro, Vila Real...um horizonte sem fim que apaixona e impressiona. Contemplem! Segue-se uma vertiginosa e longa descida com piso onde abunda a pedra até ao lugar de Alderete. 

 
 

Quando tiverem tempo e concentração, olhem para o maciço rochoso ao vosso lado direito, aquilo é o que caracteriza o Marão! Depois de um trilho no sopé da Serra, chegam à Aldeia de Ferraria onde vão encontrar o primeiro café e conhecerem a Dona Laurinda que está avisada da vossa passagem. Aqui podem e devem parar para descansar um pouco, abastecer e conversar com as pessoas e crianças que lá irão estar. Este café está ao km49. Um pouco antes do café (100m) também encontram uma fonte onde corre água abundantemente. Depois deste café, apenas irão encontrar outro café ao km 89 (para quem faz o percurso completo), por isso façam uma boa gestão dos ''recursos''. Nesta aldeia começa a 3ª grande subida do dia, a subida para as Antenas do Marão\ Sra. da Serra que será o ponto mais alto de todo o percurso.  Depois de atravessar toda a aldeia de Ferraria, vão em direcção à aldeia de Ermida e depois ficam entregues à Serra. Será uma longa e penosa subida que irá exigir muito esforço e tempo mas que quando terminar, vocês vão regozijar-se pelo feito que acabaram de fazer! 

 
 
 

Descem um trilho bastante técnico à saída das antenas e entram numa estrada ''meia'' alcatroada que vos leva até ao Alto de Espinho. Na descida podem atingir velocidades muito altas, acima do 60km\h, sejam prudentes pois pode aparecer um carro em sentido contrario. Depois de passar a ponte sobre o IP4 o trilho separa-se, quem vai fazer o primeiro nível, segue para a Amarante por um estradão tendencialmente a descer, os restantes enfrentam uma subida em pedra solta, inclinada e técnica. Não queimem muita energia aqui a tentar subir apesar de já ter conseguido subir uma ou outra vez, é de facto muito complicada tecnicamente. O parque eólico de Pena Suar é onde se ''despedem'' do Marão e seguem em direcção à Serra do Alvão.


Serra do Alvão

A passagem pelo Alto de Velão na N304 ao km 76, local onde a DBR 2011 passou, é onde marca a vossa entrada na Serra do Alvão. A N304 é uma estrada pouco movimentada, mas tenham atenção pois pode aparecer um carro e a visibilidade e escassa. Segue-se um longo estradão onde podem apreciar o Vale da Campeã assim como a subida que fizeram no Marão, olhem e apreciam aquilo que vocês foram capazes de fazer! O piso ajuda a progressão apesar das pernas provavelmente já começarem a queixar-se... Não forcem, guardem as vossas energias que ainda falta muito...pensem que nem a meio estão! Quando começam a descer o piso muda, mais uma vez volta a pedra, mas é durante pouco tempo até chegar à Barragem de Lamas de D'Olo. Aqui acontece a separação para quem vai fazer o segundo ou terceiro nível. Seja qual for a vossa decisão, parem na mítica Cabana do Alvão, está cerca de 500m fora do percurso(sinalizada no GPS), mas vale a pena. 


Depois deste ponto não existe mais café nenhum até bem próximo de Amarante. A Dona Virgínia, dona da Cabana, tem um feitio algo ''áspero'', mas tenham paciência que é boa pessoa. Ela já está de prevenção! Aqui podem encontrar bastante comida e uma lareira caso tenham frio. Depois segue-se uma longa travessia pela Serra do Alvão num local onde estão literalmente a ''plantar'' eólicas...é o custo do desenvolvimento...mas eu já ali pedalei sem aquelas gigantes torres. Aliás, ali e em todo o percurso do Mountain Quest. Há alguns anos atrás todas as serras estavam completamente naturais e tinham outra beleza. O percurso não é plano, sobe e desce constante, rompe pernas mas as vistas superam tudo. Conseguem ver Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e ao fundo fundo, Chaves...

 
  
O caminho direccionar-se para a Sra. da Graça por caminhos florestais com bosques incríveis. Ao km 122 podem optar subir(Ver informação abaixo). Depois uma descida vertiginosa pelo Monte Farinha até à povoação de Caínha, segue-se a descida até a pequena ponte sobre o Rio Cabril. Espero que ainda tenham energias neste ponto, pois está reservada uma subida em corta-fogo que vos levará até Paradança. Daí até à aldeia de Fridão fazem um estradão florestal com ligeira pendente a subir. Um pouco antes da aldeia entram numa estrada municipal e logo de seguida inicia-se uma rápida descida pela aldeia. Aqui exige-se o máximo de cuidado pois circulam carros em sentido contrário e vocês atingem velocidades elevadíssimas. Os últimos kms são a ''rolar'' até Amarante e aproveitem para pensar no dia que tiveram e agradeçam por estarem vivos!



Separação Percurso
A dureza está ''concentrada'' nos 90km inicial, por isso é igual para todos. Mesmo optando por um percurso mais curto (A\B) é preciso ainda ter pernas para chegar à Amarante porque os cortes estão bastante distanciados da cidade. Principalmente o B, em Lamas D'Olo! 

Bypass A
Situado no Alto de Espinho ao km 70 significa que vocês já fizeram mais de 3500m de acumulado de subida e que já é muito bom! Desse ponto até à Amarante seguem por um estradão florestal, tendencialmente a descer. Pelo caminho encontram algumas aldeias onde tem café. Do ponto de separação até à Amarante o percurso é independente do restante Mountain Quest.

Bypass B
A separação do segundo e do terceiro é um caso muito sensível. No limite vocês tem que chegar ao ponto de separação às 14.30h da tarde para chegarem às 19h à Amarante. Apesar de parecer fácil, é um autentico rompe pernas. Pensem bem no que vão fazer porque o percurso na serra do Alvão é deserto, muitos sítios não há rede...apenas passam por duas pequenas povoações...se tiverem duvidas optem por desviar para o nível B.Chegando depois das 14.30h a este ponto, muito provavelmente vão chegar tarde à Amarante, irão precisar de luzes e será bem mais perigoso. O Bypass é feito com um corte ao percurso completo, isto é, vocês irão encontrar novamente o percurso dos 162km em Paradança.

Sra da Graça
Vocês vão encontrar no track um ponto onde o caminho vai e volta ao mesmo ponto. Será mais ou menos ao km 122. Se tiverem tempo e pernas podem fazer os 5km (2,5km a subir) adicionais e subir ao alto do Monte Farinha, valerá a pena certamente.O caminho é exactamente o mesmo, aquilo que sobem, descem de seguida.




Meteorologia
Tudo indica que está bom tempo, isto é, sol durante o dia. Claro que estará sempre fresco, mas é um clima agradável para se pedalar. Não será necessário roupa térmica durante o dia, mas é sempre necessário corta-vento, calças, luvas térmicas, capas para os pés e outros agasalhos que acham necessários. Se tiverem a suar, tirem roupa porque quando o suor arrefecer será bastante desconfortável! Quando anoitece a temperatura baixa drasticamente por isso previnam-se para isso!

 
Animais
Vocês vão encontrar muitos animais pelo percurso, não se assustem nem os assustem. Abrandem o ritmo e lentamente passem por eles. São animais dóceis e que não fazem mal. Respeitem porque vocês estão de passagem e eles vivem lá!



Saída
Será em frente ao Mosteiro de S. Gonçalo, junto à ponte velha. Não tem nada que enganar. Ao sábado há feira em Amarante, mas se sairmos às 06.00h não haverá qualquer problema. Podem estacionar o carro junto às piscinas de Amarante, onde foi a Partida da Douro Bike Race, lá é um local seguro e com bastante espaço. Começa a haver luz por volta das 07h, por isso contem com pelo menos uma hora ''ás escuras''. Anoitece às 18.10h, até esta hora não será necessário luzes, depois além de necessário, é obrigatório para vossa segurança!



Ritmo 
Cada um terá o seu, neste dia não devem forçar mais porque a factura será elevada. Façam uma boa gestão de esforço e tentem parar poucas vezes para cumprir o vosso objectivo. Será preferível sair à ainda de noite para tentar chegar ao final da tarde. Eu não me responsabilizo por vocês na serra, se acontecer alguma coisa posso tentar ajudar à distancia por telemóvel, mas não tenho meios para vos socorrer. Digo isto por causa do anoitecer e podem estar no meio da Serra. Sejam sensatos e se virem que não tem capacidade para cumprir os 162km, façam outro nível! Quem tiver resistência, capacidade de sofrimento, e vontade fará os 162km. É preciso acreditar e ''trabalhar'' para isso.Pensamento positivo sempre!


Emergência 
Avisem a  vossa família do que vão fazer, eu não tenho ''controlo'' sobre vocês. Não sei se chegaram ou não ao final, não sei se pediram resgate de alguém...não sei se estão perdidos na serra, ou se estão magoados em algum lugar...para evitar isso pedalem sempre em grupo, nunca sozinhos!
 

Jantar
Já fecharam as reservas para os jantares, quer de sexta, quer de sábado. Na sexta feira o jantar será de grupo onde haverá uma apresentação do percurso por volta das 21h. Irei estar na Casa da Juventude até às 23h. Até esta hora poderei ajudar a colocar o track no vosso GPS se precisarem. 

No sábado os jantares serão faseados conforme as pessoas vão chegando. Começara a ser servido às 20h e estende-se até ás 23h.  Depois desta hora não há condições para servir mais jantares.
Neste dia haverá duas pessoas que fazem anos e que farão questão de celebrar aquando do jantar. Haverá bolo e champanhe para todos! Tentarei colocar fotos minhas e dos restantes participantes a passar durante o jantar.  

A ultima lista de jantares actualizada a 23 de Janeiro  esta aqui publicada. 

Podem consultar informações nos seguintes links :
Recordo que as inscrições continuam a decorrer, mas sem a possibilidade de se reservar jantar.

Até lá, boas pedaladas! 

2 comentários :

  1. Será certamente uma grade aventura para quem vai participar.
    Com muita pena minha não vou poder alinhar...
    Divirtam-se todos e acima de tudo, que corra tudo bem, sem problemas.

    Até breve ;)

    ResponderEliminar
  2. Acredita amigo... Que inveja :(

    Divirtam-se meus caros, todos vocês!!!!!!!!!

    LOVE THE RIDE

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict