segunda-feira, junho 20, 2011

Maratona de Mondim de Basto

Mondim de Basto, essa terra mítica do Monte Farinha, ou popularmente conhecido por Sra. da Graça. A Mondim Bike em parceria com a Associação de Ciclismo do Porto levou a cabo a 2ª etapa do Campeonato Regional do Porto. À partida estavam reunidas as condições para um excelente dia de BTT, pois existem condições ímpares na região e a própria cidade\câmara acarinhou esta iniciativa.


Algo de louvar foi a apresentação da prova às equipas e comunicação social que aconteceu no Hotel Aqua. Contou com a presença do próprio presidente da Câmara e o presidente da Associação de Ciclismo do Porto. Também marquei presença para falar da Douro Bike Race que irá passar no conselho de Mondim de Basto.

 
A Mondim Bike é uma associação jovem e que lhe falta alguma experiência na organização de eventos competitivos, daí ser necessário e imperativo ''dar a mão'' na organização. Logo na partida isso fez-se sentir, mas claro, todos nós devemos ser tolerantes e compreender algumas situações. 

 

As marcações é um ponto muito sensível e que pode prejudicar gravemente uma prova. Este ponto tem que ser encarado com muito rigor tanto por quem organiza como por quem oficializa a prova, neste caso a ACP. Houve problemas graves que deturparam completamente as classificações e eu sofri na pele por isso. Não posso simplesmente ''engolir'' e ser tolerante ao ponto de ''fechar os olhos''. Todos os directores desportivos devem lançar as suas criticas seguindo os devidos trâmites para contribuir para eventos melhores e que promovam o aumento de praticantes. Eu já fiz a minha parte!

O que mais me custou foi ver um atleta que demonstrou todo o seu valor nos trilhos e que merecia sem duvida ir ao pódio (no mínimo). Estive com esse atleta e ao vê-lo quase com as lágrimas nos olhos o tentei reconfortar. Trata-se de uma competição e para nos prepararmos, abdicamos do nosso tempo de descanso, de conviver com a família, investimos dinheiro de patrocinadores, gastamos material, deixamos o nosso suor nos trilhos. Isto deve ser devidamente tido em conta quando se organiza uma competição, seja ela grande ou pequena.
 

A Mondim Bike com certeza que tirou ilações sobre a prova e sobre como funciona a competição. A próxima vez que voltamos a Mondim e que espero que seja para breve, iremos encontrar uma organização mais madura e experiente. Envio um abraço forte ao Duarte Martins que deu a cara à luta e agradeço o tempo que passei em Mondim, foi bem passado. À equipa Rocky Mountain Douro Bike Race & Friends - ARN Novelense pela sua adesão em massa. Ao nosso amigo Manuel, a esposa e a filha que nos recebeu e nos brindou com um jantar delicioso, dá gosto ter amigos assim!

Agora segue-se a BC Bike Race no Canadá entre 2 e 9 de Julho. Estejam atentos ao site e ao FB pois esta é considerada como a prova por etapas mais divertida do mundo devido aos famosos singletracks!
 
Love the Ride!

10 comentários :

  1. Que pena que a marcação da prova tenha comprometido com o resultado final! :(
    Parabéns por mais essa tuguete! Quando leio seus relatos tenho uma saudade sem tamanho de toda essa turma divertida Rocky Mountain! Beijinhos e ate já!

    ResponderEliminar
  2. Foi lindo ver tanto Rocky Junto :D

    Obrigado pela Boa disposição acima de tudo.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. João, pela minha parte só te posso garantir uma coisa...

    Mais natas para uma próxima!

    :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Estou contigo meu amigo... fiquei sensibilizado com a tua atitude e acho que foste exemplar ao "dares a cara" perante o sucedido que não pode passar em vão!
    Orgulho-me da equipa e de te ter como "nosso" Director Desportivo!
    É este o papel que todos os Directores devem seguir como exemplo, para que se construam sempre melhores condições para os atletas que tantos sacrifícios passam para deixarem tudo nestas provas!

    ResponderEliminar
  5. Boas João, gostei da tua atitude. :)
    Também fiquei triste com o que aconteceu, pois esforcei-me para fazer um bom lugar e tentar ir ao pódio, mesmo que fosse na promoção, e sabia que não contava para nada, só mesmo mais um treininho, e por causa do sucedido na prova não consegui ir ao pódio. Também acho injusto o que se passou com o Rui (Terríveis) pois ele chegou a frente de pessoas que foram ao pódio da sua categoria e vi que ele ficou desiludido, pois esforçou-se, deu tudo o que tinha para conseguir pontos na prova. Apesar disso, acho que a prova foi muito boa e divertida. Pena, foi só mesmo a sinalização na estrada que levou a que o resultado final fosse prejudicado. Um abraço e continua a dar-lhe forte. LOVE THE RIDE :D

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos comentários amigos. Que todos os que se sentiram lesados, façam o mesmo junto dos órgãos competentes para melhorar o estado das coisas. Calados não é opção!
    Lu, eles dizem o mesmo - SAUDADES!
    Berto e Gusto, põe os olhos no Renato :)
    Manel, quando marcamos o próximo jantar? :)

    ResponderEliminar
  7. Por aqui arranjam-se natas todos os dias...

    :)

    por isso é uma questão de veres quando a tua agenda permite.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Jose Sousa Pinto7:13 da tarde

    De facto, a organização falhou nas marcações. No entanto, acho que as condições foram iguais para todos...

    ResponderEliminar
  9. Claro José, foram iguais e por isso é que confusão. Se fosse só eu, nem me manifestava!

    ResponderEliminar
  10. Não sabe no que se está a meter amigo Manel.

    Quanto ao meu comentário... Não fui ao evento porque aconteceu uma coisa que NUNC ME ACONTECEU, muito meno para ir pedalar... ADORMECI!!! Nõ tive tempo de ir, e decidi ficar por casa, mas pelo que li fico desanimado. Aliás, acho mesmo que irei fazer um post no meu blog acerca deste assunto!
    Seja como for, fico com pena da oganização, mas são coias que não e podem passar nos dias de hoje!

    Fiquei com imensa pena de não ter estado presente, quanto mais não seja por todo o convívio que por lá se passou!

    Forte abraço e um grande bem haja a todos!

    PARABÉNS JOÃO!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict