sexta-feira, junho 17, 2011

Blizzard - Uma bicicleta à moda antiga!

Já há muitos anos que sonhava com uma bicicleta de aço para viajar com atrelado. O aço pelas suas propriedades torna-se ideal para estas aventuras. É mais confortável tornando a condução mais divertida. Quando se leva acoplado um atrelado que pode atingir os 35kg, a rigidez lateral é bastante superior, principalmente na traseira comparativamente aos quadros de carbono. Os tubos Reynolds 853 também contribuiu em muito para o desempenho do quadro.

Esta ultima viagem ao Brasil foi a prova de fogo. Decidi colocar também uma forqueta de aço para não me preocupar com manutenções, bloqueios, recuperação, etc. Claro que a decoração tinha de ser igual à do quadro. Para isso agradeço ao António da Bina Clínica, ao Idalécio que fez a mascara para ser pintada pelo Nuno da Quadriauto. O processo demorou menos de 24h entre a recepção e o resultado final!!!


Optei por cassete com uma relação bastante fechada para que não houvesse uma passagem brusca de velocidades. Usei uma 11-29 que é suficiente para a (quase) todas as subidas. Quando se leva um atrelado convém que as passagens de velocidades sejam próximas e o mais continuas possíveis, isto é, sem uma diferença grande do nº de dentes de carreto para carreto.


Os pneus é outra questão que convém ponderar bem. Atrás levei um pneu já bastante gasto para não causar atrito desnecessário, uma vez que o peso do atrelado faz com que haja tracção em qq circunstancia. Pneu principalmente atrás convém ser largo e com uma altura boa para que permita andar com pressões mais baixas para de certa forma funcionar como ''amortecedor''

Na frente é que facilitei e levei um pneu improprio pois era baixo e fino, quando associado a uma forqueta de aço o conforto era difícil de quantificar!

MUITO IMPORTANTE - LEVAR COMPONENTES FIÁVEIS e que dêem garantia de robustez e integralidade. Travões convém ser potentes e progressivos porque o atrelado assim o obriga. Os manípulos de velocidades usei os triggers SRAM por serem práticos e nunca desafinam...e condizem com a bicicleta!

O ATRELADO : Weber Monoporter


Quando se fala de um produto alemão, fala-se qualidade e robustez. Os atributos do Monoporter vão além disso...

A estrutura principal é feita em alumínio e a base é em termoplástico. O peso é 6 Kg, é portante leve.


Saco impermeável com capacidade para 80L que dá para meter tudo e mais alguma coisa. Cuidado com as mulheres :)




Quando desmontado é muito pratico pois desdobra-se em 1 minuto e é colocado numa bolsa própria.

 
Tem um amortecedor na traseira que absorve muitas das irregularidades.



Encaixa na bicicleta muito facilmente devido ao seu engenhoso sistema de fixação.

É manobrável devido a ter apenas uma roda.


Tem apoios para ''estacionamento


Foram cerca de 400km em trilhos...em todo o tipo de trilhos e todo o conjunto superou a aventura com sucesso e está pronto para outra!

A Weber é comercializada em Portugal pela Nexplore. Mais informações através de:

www.nexplore.pt
www.blognexplore.com

Catálogo dos atrelados Weber 

info@nexplore.pt
+ 351 255 095 063



Love the Ride

Sem comentários :

Enviar um comentário

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict