Já há muitos anos que sonhava com uma bicicleta de aço para viajar com atrelado. O aço pelas suas propriedades torna-se ideal para estas aventuras. É mais confortável tornando a condução mais divertida. Quando se leva acoplado um atrelado que pode atingir os 35kg, a rigidez lateral é bastante superior, principalmente na traseira comparativamente aos quadros de carbono. Os tubos Reynolds 853 também contribuiu em muito para o desempenho do quadro.
Esta ultima viagem ao Brasil foi a prova de fogo. Decidi colocar também uma forqueta de aço para não me preocupar com manutenções, bloqueios, recuperação, etc. Claro que a decoração tinha de ser igual à do quadro. Para isso agradeço ao António da Bina Clínica, ao Idalécio que fez a mascara para ser pintada pelo Nuno da Quadriauto. O processo demorou menos de 24h entre a recepção e o resultado final!!!
Optei por cassete com uma relação bastante fechada para que não houvesse uma passagem brusca de velocidades. Usei uma 11-29 que é suficiente para a (quase) todas as subidas. Quando se leva um atrelado convém que as passagens de velocidades sejam próximas e o mais continuas possíveis, isto é, sem uma diferença grande do nº de dentes de carreto para carreto.
Os pneus é outra questão que convém ponderar bem. Atrás levei um pneu já bastante gasto para não causar atrito desnecessário, uma vez que o peso do atrelado faz com que haja tracção em qq circunstancia. Pneu principalmente atrás convém ser largo e com uma altura boa para que permita andar com pressões mais baixas para de certa forma funcionar como ''amortecedor''
Na frente é que facilitei e levei um pneu improprio pois era baixo e fino, quando associado a uma forqueta de aço o conforto era difícil de quantificar!
MUITO IMPORTANTE - LEVAR COMPONENTES FIÁVEIS e que dêem garantia de robustez e integralidade. Travões convém ser potentes e progressivos porque o atrelado assim o obriga. Os manípulos de velocidades usei os triggers SRAM por serem práticos e nunca desafinam...e condizem com a bicicleta!
O ATRELADO : Weber Monoporter
Quando se fala de um produto alemão, fala-se qualidade e robustez. Os atributos do Monoporter vão além disso...
A estrutura principal é feita em alumínio e a base é em termoplástico. O peso é 6 Kg, é portante leve.
Saco impermeável com capacidade para 80L que dá para meter tudo e mais alguma coisa. Cuidado com as mulheres :)
Quando desmontado é muito pratico pois desdobra-se em 1 minuto e é colocado numa bolsa própria.
Tem um amortecedor na traseira que absorve muitas das irregularidades.
Encaixa na bicicleta muito facilmente devido ao seu engenhoso sistema de fixação.
Tem apoios para ''estacionamento
Foram cerca de 400km em trilhos...em todo o tipo de trilhos e todo o conjunto superou a aventura com sucesso e está pronto para outra!
A Weber é comercializada em Portugal pela Nexplore. Mais informações através de:
www.nexplore.pt
www.blognexplore.com
Catálogo dos atrelados Weber
info@nexplore.pt
+ 351 255 095 063
Love the Ride
Sem comentários :
Enviar um comentário
João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict