segunda-feira, junho 13, 2011

Taça de Portugal de Maratonas - Manteigas

A ultima prova da taça de Portugal que tinha feito já tinha sido há quase nove meses, em Valongo. Falhei as duas primeiras prova da época por estar a recuperar da lesão ao joelho. Posto isto, era um bocado incerto saber qual o resultado desta ausência tão grande da competição.
Sentia-me bem, o ambiente na equipa era bom e passamos uma tarde sábado espectacular na Serra da Estrela (ponto mais alto de Portugal Continental com 1993m de altitude) onde incluiu uma subida à torre e um jantar nos Chalés das Penhas Douradas. Estiveram presentes o Zé Silva, Rui e Liliana Babo, o Frinxas e a Sandra, e a Anita. Estavam reunidas as condições para o convívio!

  



O dia de domingo amanheceu solarengo o que fazia prever bastante calor, aliás, como é normal nesta altura do ano. Manteigas, uma pacata cidade no coração da Serra da Estrela, local ideal para pratica de desporto de aventura recebeu varias centenas de atletas para disputar a 3ª prova da Taça de Portugal de Maratonas.


Os dados não enganavam : 86km e 2 600m de acumulado de subidas num terreno onde predominam subidas muito longas, descidas longas e técnicas. Para agravar o percurso seria por trilhos onde a vegetação é escassa. Um percurso duro portanto!

Não há que ter medo, mas respeito aos meus adversários que nesta altura da época estão com uma carga bastante superior de treino e provas. Comecei com um ritmo controlado, e fui aumentando com o passar dos Kms. Sentia-me surpreendentemente bem e ao km 30 estava nos 10 primeiros da corrida o que era excelente para mim.

As descidas técnicas favoreciam-me e conseguia subir mais uns lugares. Estava em 5º na geral e em 2º em elites quando tive de abrandar bastante. Aconteceu ao km 60, resultado de uma fraca hidratação e de não ter recolhido os sais no 3º abastecimento. Apesar de ter aguentado até ao 4º abastecimento, já foi tarde e tive de gerir muito o resto das minhas forças até ao final que eram poucas ou nenhumas.

Fiquei triste claro, mas com estes anos todos de competição já não um erro admissível para mim e cabe-me agora aprender a lição para não se voltar mais a repetir. No final a jersey devia ter umas boas dezenas de sal que saíram do meu corpo!

A próxima prova é já no fim de semana em Mondim de Basto, a cerca de 40km de Amarante. Conta para o Campeonato regional de Maratonas do Porto. Há no entanto vários elementos da equipa Rocky Mountain Douro Bike Race a fazer o EOX, prova que atravessa Portugal horizontalmente. São ''apenas'' 240km num dia só!!
 

Love the Ride!

1 comentário :

  1. Olá :)

    Fica o link da prova: http://obloguedosmanteigas.com/2011/06/taca-de-portugal-em-btt-maratonas-manteigas/

    Abraços
    http://obloguedosmanteigas.com/

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict