quinta-feira, março 17, 2011

Joelho - Electroestimulação e Kinésio Tape

Amigos,

Mais um passo da minha recuperação está a ser dado graças à eletroestimulação localizada através de agulhas inseridas directamente no músculo.

Mas vamos por partes...
Já está detectado o meu problema depois de uma ecografia, uma ressonancia e um RX. Com o joelho está tudo bem, o desgaste na cartilagem é mínimo assim como o liquido em excesso. O que está mal é a perna esquerda que é 1cm mais pequena que a direita. Ao longo dos meus 27 anos isto foi-se aguentando porque não associei as dores lombares, nem o facto de ''abrir'' mais uma perna que outra ao caminhar ao simples facto de poder ter algo errado, mas tinha! A distribuição de peso corporal estava desequilibrada e isso subdesenvolveu o grupo muscular da perna esquerda e desalinhou a ''bacia''.

Agora em ultima instância deslocou a rotula do seu devido local e isso sim, obrigou-me a parar porque tinha dores muito intensas. Sendo esta a razão do desgaste na cartilagem detectado na ecografia\ressonancia.

Depois de vários pareceres médicos, alguns deles bastante dispares, o fisioterapeuta Hélder Monteiro está a conseguir dar a volta ao problema.

Graças à sua experiência em recuperação desportiva, elaborou um plano à base de fisioterapia, fitas kinésio tape e de electoestimulação que está a dar resultados bastante animadores. O objectivo é colocar a rotula no devido local e para isso é necessário reforçar os músculos que se encontrar deficitários e aí a electroestimulação ajuda bastante.


O próximo passo será a colocação de uma palmilha ajustada ao meu ''desequilibro'' que fará a devida compensação da altura.

A correr bem posso voltar aos treinos (suaves) na próxima semana...a ver vamos...

Obrigado a todos pelo apoio e ao Hélder em especial!!

5 comentários :

  1. Portuguete!
    Ficamos muito felizes com a sua melhora e torcemos muito pelo seu rápido retorno!
    Love u Luli

    ResponderEliminar
  2. Força amigo! Em breve estás de volta aos trilhos

    ResponderEliminar
  3. Força João. Vai correr bem ;)

    ResponderEliminar
  4. Caro João,
    Eu também tenho isso: uma dismetria. Na verdade, muitos de nós temos, mas uns mais que outros. Nos desportistas provoca mais estragos.
    Tive uma fase de lesões dos tendões rotulianos e ilio-tibiais devido a esse desnível. Foi-me receitada uma palmilha correctiva... Uma 2ª opinião fez-me descartá-la: é que na minha idade (na altura uns 37/38), já a coluna está toda adaptada à dismetria (ou seja, já está toda torta!), e querer corrigi-la agora ia provocar mais mal do que bem!
    Assim, limito-me a utilizar umas palmilhas e respectivas "cunhas" da Specialized APENAS NO CICLISMO, após ter efectuado um BG Fit, o que permitiu "endireitar" o meu joelho esquerdo ao pedalar, de forma que ele não estivesse sempre a apontar para dentro...

    Desejo-te as melhoras rápidas! Um atleta como tu não pode estar no estaleiro! Bjs
    Filomena

    ResponderEliminar
  5. precisava do contato do fisioterapeuta:-(

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict