sexta-feira, abril 11, 2014

Madeira Island Ultra Trail 2014 - Antevisão

Em 2013 estive no MIUT, vim com os amigos para a diversão, conhecer um pouco a ilha e correr. Este foi o meu 3º Trail, depois do Trail das Aldeias do Xisto e do Paleozóico. Estava a dar os primeiros passos na modalidade ainda muito longe sequer de pensar na relevância que hoje em dia o Trail tem na minha vida quer desportiva, quer profissional. Já em 2013 a primeira inscrição foi nos 115km, mas depois mudei para os 42km porque era muita ''areia para o meu camião''.

Em 2014, com mais experiência, volto à Madeira mas desta vez para participar definitivamente nos 115km. Se no ano passado fruto da inexperiência surgiram algumas 'complicações' com o material obrigatório, este ano, venho todo ''apetrechado''.

Prova rainha do MIUT, o UT 115 será uma travessia com cerca de 115 km e 6800mD+. Com início no Porto Moniz, o percurso segue um constante sobe e desce, com passagens pela emblemática floresta Laurissilva, considerada património da humanidade pela UNESCO, e ainda pelos famosos picos do maciço central da ilha, não faltando também uma incursão às proximidades do Curral das Freiras. Uma prova para os traillers 'puros' com extrema experiência em provas ultra-longas!

Será um verdadeiro desafio às capacidades físicas e mentais. Apesar de estarem mais de 200 atletas nesta prova (o dobro comparado com 2013), para mim o único ''adversário'' serei eu próprio. Irei lutar para me superar, para ir além dos meus limites. Será a primeira vez que me desafio numa competição de três dígitos. Será também a primeira vez que corro de noite durante tantas horas. Bom, será a primeira vez em muita coisa, mas isso é altamente desafiador e estou cheio de 'pica' para começar o MIUT. A minha previsão e intenção é fazer o percurso dentro da autonomia do GPS. 

A prova liga Porto Moniz a Machico,. passando por vários pontos bem conhecidos da ilha, nomeadamente: Ribeira da Janela, Seixal, Paul da Serra, Vargem, Curral das Freira, Pico do Areeiro, Ribeiro Frio, etc. passando assim pelos pontos mais altos, por kms e kms de levadas e escadarias vertigionosas. Tudo isto somado dará os assustadores 6 800m de acumulado de subida. 

Ás 00.00h de amanhã (sábado), estarão cerca de 450 atletas na partida do MIUT 115Km e 85Km. Será certamente um momento arrepiante estar naquele local e imaginar a jornada que se irá iniciar. 

Na lista de inscritos figuram alguns nomes sonantes do Trail nacional e mundial. O Francês  Julien Chorier é um dos principais candidatos à vitoria, mas o Armando Teixeira e o Luís Mota irão certamente aplicar-se no seu encalço.

Agradeço primeiramente à organização do MIUT por criar este evento onde se nota trabalho e paixão. Agradeço ao Aurélio Davide que me recebeu como se fosse da família. Estarei eternamente grato por esta recepção. Agradeço à Desnível Positivo por poder representar as cores da equipa. Estaremos dois da D+ em prova, eu e o Luís Alves que também se estreia nos 3 dígitos. Boa sorte Luís! Agradeço à Nexplore pela oportunidade que me dá em estar aqui presente e divulgar o Réccua Douro Ultra Trail. 

A todos os amigos que me enviam mensagens de apoio, estou grato pelo vosso carinho. Irei vos levar ao longo dos 115Km até cruzar a linha de meta. 

Podem acompanhar a partida da prova em livestream na janela abaixo. A organização informou que irá colocar online a passagem dos atletas nos pontos de controlo. Pelo que apurei será aqui:

http://madeiraultratrail.info/

Caso seja outra será atempadamente divulgada na pagina do MIUT no Facebook aqui:

https://www.facebook.com/madeiraultratrail

O fotografo Aurélio Davide irá cobrir o evento. Acompanhem o álbum do MIUT aqui

Boa sorte a todos os que vão participar no MIUT, independentemente da prova. Que se divirtam e que se superem. 

Aproveito para dar os parabéns à comitiva Portuguesa que participou na Marathon des Sables que terminou hoje. O Carlos Sá esteve ao mais alto nível conquistando a 4ª posição demonstrando que é um dos melhores e mais completos Trail Runners do Mundo. O Pedro Gonçalves, carinhosamente apelidado de 'Presi' por ser o presidente da Desnível Positivo fez também uma grande prova.

Parabéns a todos! 

Até já,













Video streaming by Ustream

1 comentário :

  1. Sinto-me 1 sortudo por ter recebido em minha casa 1 aventureiro como tu...Boa prova vemos na meta :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict