segunda-feira, abril 14, 2014

Madeira Island Ultra Trail 2014 - Flash report

Ufff, o que dizer do MIUT...

Sinto-me um privilegiado por ter a capacidade de superar o desafio. Esta travessia apenas dá para realizar a pé, por isso o Trail Running permito-nos realizar um percurso com tamanha beleza em modo competição\superação. 

Ainda estou a processar a informação sobre aquilo que vivi ao longo das quase 17h de prova. Há coisas que estão bem registadas na minha mente, mas há outras não tão claras. Quando se vive intensamente uma jornada desta dimensão a mim acontece isto. 

Parabéns ao Clube de Montanha do Funchal, ao staff que segundo ouvi ultrapassou as 450 pessoas. Sempre encontrei pessoas simpáticas, disponíveis e acolhedoras. De louvar o grau de mobilização e de espírito de equipa. Este evento tem tudo para se continuar a afirmar nacional e internacionalmente. Parabéns ao mentor do projecto - Nuno Gonçalves. 

Parabéns a todos os atletas que se desafiaram a completar cada uma das provas. Quem se superou e terminou os desafio, uma merecida vénia a vocês, principalmente aos que estão mais horas nos trilhos, que passam duas noites na montanha, que se superaram no verdadeiro sentido da palavra. Ao meu colega de equipa, o Luís Alves que também completou os 116km, foste enorme. Muitos parabéns Luís. A Sara Ricardo também da Desnível Positivo (D+) completou a prova de 42km a espalhar sorrisos...muito bom Sara! Representar as cores da D+ é representar a filosofia de como eu entendo que o trail running tem de ser encarado. Com muita diversão, respeito pelos adversários, alegria e espírito de equipa. 

Parabéns aos vencedores, aos que completaram os percursos no menor tempo possível. Sem duvida que são atletas ''especiais'' para voarem por estes trilhos. Na categoria de 116Km tive o privilégio de entregar uma inscrição para o Réccua Douro Ultra Trail ao Julien Chorier e à Lucinda Sousa., os vencedores à geral. Parabéns uma vez mais. 

O lugar que alcancei para mim é um sonho tornado realidade. 4º na geral, 3º na categoria sénior da prova dos 116km ao lado do Armando Teixeira e o Julien é impagável. Este foi ''oficialmente'' o meu primeiro pódio no Trail, não me irei esquecer nunca. 

Sobre a minha prova....superou todas as minhas expectativas. Na minha primeira abordagem a provas superiores a 100km não sabia como o meu corpo iria reagir. Primeiro objectivo - terminar. A partida em Porto Moniz às 00.00h é arrepiante, correr no mato sozinho com uma luz a iluminar o caminho é emocionante. Assistir ao nascer do dia na montanha é inesquecível. Chegar à meta em Machico é um sentimento inigualável, pessoal e intransmissível. Mas o percurso...sem palavras...sempre que possível olhava em meu redor para contemplar as vistas que eram de cortar a respiração. Assim que tenha fotos irei partilhar. 

Consegui gerir a minha prova, ouvir o meu corpo e dosear o esforço. Aprendi bastante ao longo dos 116Km. Preocupei-me bastante com a alimentação constante, com a hidratação e isso reflectiu-se na performance. Não tive qualquer indicio de câimbras e dores nas pernas\pés\braços por incrível que pareça não me atacaram. Durante a prova tive que fazer apenas uma paragem rápida para ir à ''sanita''. Nada que já estivesse nos planos...

Foi a primeira prova que fiz com bastões...acho que foi a melhor compra que fiz nos últimos tempos...

Uma coisa que poucos sabem é que fiz uma intervenção cirúrgica na quarta-feira e médica disse que não podia fazer esforços durante 15 dias...e menos de 72h depois estava a fazer o MIUT com a boca inchada e com algumas dores. Sandra, estou grato por colaborares neste ''processo''...

Em 2013 fiz os 42km e acabei bem pior que este ano os 116km. Estou apto para correr e pedalar a começar já hoje.

Agradeço aos amigos que partilharam comigo esta aventura mais de perto. Principalmente o Aurélio Davide...amigo tu és ''especial''. À Ana Lúcia, ao Victor, à Constança estou grato pelo vosso carinho. Constança, desculpa as mordidas...
Agradeço à Cofides por novamente produzir a roupa que utilizei em tempo record. Roupa de qualidade customizada Made In Portugal.
Tiago Aragão, um amigo, um treinador e uma máquina! Parabéns pelo teu 2ª lugar!
Luís Mota, há que levantar a cabeça e pensar nos próximos objectivos, mas primeiro resolve essa lesão definitivamente.
Nuno Caetano, foi muito bom rever-te depois do Aiguille du Tour, grato pela boleia. Mas queria era continuar até ao fim contigo...
Lou Ana...Mamaaaaa, que saudades eu tinha tuas. Foi muito bom voltar a ver-te. Que alegria eu senti por te ver em Porto Moniz. 
Agradeço a todos os novos amigos que fiz durante este fim de semana, espero estar com vocês em breve novamente. 

Mais tarde irei fazer uma publicação mais detalhada, com mais fotos principalmente, mas agora vou processar a informação com uns dias de ''descanso'' na Kona. 

Podem ver fotos do evento na página do Aurélio David no Facebook. São milhares de fotos de todos ou quase todos os participantes. 

https://www.facebook.com/AtletaDavide

Aquilo que escrevi antes da prova pode ser visto aqui








1 comentário :

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict