segunda-feira, maio 27, 2013

MIUT - Trail do Funchal - Esclarecimento

Antes de colocar o relato da passagem da ADA Trail Running Team pela Madeira, tenho de clarificar o que se passou com a minha classificação, ou antes desclassificação da prova - Trail do Funchal.

Começo por dizer que a responsabilidade é minha, assumo o erro porque o regulamento era claro. 

Indo por partes, o MIUT era o meu 3º Trail, depois do UTAX na Lousã, e dos Trilhos do Paleozóico em Valongo. Sou novo nesta modalidade mas que me cativa cada vez mais. 

Na partida para a prova, verifiquei que havia mais atletas nas mesmas condições que eu (não é desculpa). Isto é, sem mochila\cinto e sem copo. Tinha esses dois acessórios comigo, mas acabei por os deixar na partida porque achava que não eram assim tão importantes para uma prova de 42Km, tendo em conta as minhas experiências anteriores. Sentia que podia completar a prova utilizando os abastecimentos da organização. A gestão de líquidos deve ser da responsabilidade do participante. Se não leva o problema será dele. É assim no mundo do BTT que é aquele que eu conheço melhor. (Também não é desculpa)

Andei sempre com o grupo da frente, alternado entre a 5ª e a 1ª posição. Apesar do escasso treino, encarei a prova como um desafio para mim e estava disposto a deixar tudo o que tinha e o que não tinha no trilho. Assim foi desde o primeiro metro! 

Consegui controlar as dores mais ou menos bem até ao km 30, daí para a frente o sofrimento aumentou muito. Estava em segundo nessa altura, bastante feliz e apenas queria manter o resultado porque segundo as informações que tive, o 1º estava bastante distante. 

Consegui alcançar o Miguel Reis e Silva ao km 35 na ultima subida da prova. Se já estava no limite, depois de o alcançar, ultrapassei esse limite desvaneceu-se e ataquei. Estava numa agonia muito grande, o corpo pedia para parar ou apenas abrandar, mas eu simplesmente aumentei o ritmo e só descansei quando cortei a linha de meta. 

As ultimas dezenas de metros já estava com tonturas e o meu campo de visão estava turvo. Foi uma sensação inexplicável aquela que senti quando terminei a prova. Estava muito feliz e sentia que era um sonho que se tinha realizado. Agradeci a Deus pelo que me tinha acabado de proporcionar! 

O segundo classificado chegou 5 minutos depois e o 3 º cerca de 14 minutos. Completei a prova em 4.01.40.

No dia seguinte de manhã recebo uma mensagem a dizer que o meu nome não aparecia nas classificações. Tinha havido uma reclamação por parte de um atleta onde mencionou o facto de eu não levar o material que estava mencionado no regulamento. Apesar de revoltado (comigo), mas aceitei a decisão da organização.

Gerou-se uma polémica muito grande que envolveu vários atletas, directores desportivos, patrocinadores, organização...em plena entrega de prémios. Simplesmente coloquei-me à margem dessas polémicas mesmo sentindo alguma injustiça. O pódio aconteceu, não fui chamado, por isso para mim só tinha que aprender com o sucedido e seguir em frente.

Peço desculpa à minha equipa (ADA Trail Running Team), aos meus amigos e seguidores que tanto me felicitaram por este feito. É um orgulho muito grande para mim merecer a vossa admiração e respeito. Se por um lado estou orgulhoso da minha prestação\tempo, por outro sinto uma mágoa que só o tempo e outras provas irão curar. Hoje, passado 2 dias tenho muitas dificuldades em caminhar. Descer um misero passeio é um desafio...como se diz, saiu do corpo!

Parabéns ao meu irmão que completou os 42Km!
Parabéns ao meu sobrinho Valter e ao Urbano que completaram os 85Km
Parabéns ao Tiago Aragão que terminou os 42Km em 6º lugar! 
Parabéns a todos os restantes elementos da equipa da ADA que completaram as suas provas!

Parabéns à organização pelo evento que nos proporcionaram.

Até para o ano!


 
 

Restante relato em breve! 

23 comentários :

  1. uncle john minimiza isso... foste GRANDE mesmo e isso enche-nos de orgulho, em particular a mim... moralmente a vitoria foi tua, quanto ao caneco é mais um, menos um... já ha tantos em casa. eheheh mas como te conheço sei que na proxima vai haver desforra e sem "falhas". Venha a proxima com ou sem empeno e/ou andar novo ehehehehe abraço e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sobrinho! Estiveste em grande! Um abraço!

      Eliminar
  2. O material exigido no regulamento, não passa disso mesmo, um "pro-form", porque a vitória está lá. Foste tu que cortaste a meta em primeiro, foste tu o mais forte e, mesmo em sofrimento, venceste. O teu nome não aparece na classificação, mas aparece onde é mais importante para todos nós, que nos orgulhamos de te ter como amigo, parceiro de treinos, de provas, de convívio, de tudo. És uma força da natureza e isso ninguém te tira. Parabéns João, pelo teu esforço, pela tua dedicação, pela tua alegria, pela tua força e pela tua motivação. Parabéns, de coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete pelas palavras de incentivo, do coração!

      Eliminar
  3. Volta lá com a porcaria desse maldito copo no ano que vem e chega na frente de todos eles de novo! huahuahua!
    Parabéns Portugues mutante!!!
    beijoca <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certeza huahuahua e com numa prova com mais kms huahuahua <3

      Eliminar
  4. Regulamentos sao para cumprir mas para todos...nao percebo a subida ao lugar mais alto do podio do Miguel Reis e Silva quando ele mesmo nao constava nas listagens afixadas pela organização no domingo de manha...quer dizer...ate percebo...afinal de contas faz parte da equipa oficial que patrocinava o evento...é lamentavel se realmente foi isto que se passou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não irei alimentar esta discussão através do meu site. Este assunto está para mim encerrado. Felicito todos os participantes do evento generalizadamente por terem vencido uma tão dura prova. Boas corridas.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso admitir este tipo de linguagem no meu site. Peço desculpa, mas tive de retirar o comentário. Obrigado pela compreensão.

      Eliminar
  6. Boas João,
    Dei-te os parabéns, mesmo sabendo agora o que se passou, continuo a dar-te os parabéns.
    Possivelmente se fosses um da "Elite" esqueciam o acessório (cinto, mochila, etc), pois cada um sabe de si, e no teu caso achas-te insignificante levar o cinto. Se existem abastecimentos durante o percurso há que usar, se não, o que estavam lá a fazer?
    Agora, já se sabe que existem regulamentos e havendo uma "ovelha ranhosa" pega nesses regulamentos para "sacar" a vitória à outros, pela coisa mais estúpida.
    Já sabes João, para o próximo ano ganha isso, leva um cinto com dois copos de 100ml para os ridicularizares.
    Outra coisa, é com os erros que se aprende, nem que seja matreirices!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras amigo! Eu geri o que me era dado nos abastecimentos. Fiz esse estudo prévio e achei que não necessitava de levar reservatório. Fica a lição.
      Um abraço!

      Eliminar
  7. os Parabéns que te enderecei continuam de pé..
    é de lamentar que tenhas infringido o regulamento.
    se fosse na prova dos 115km ainda se compreende que o atleta tem que levar o equipamento obrigatório..enfim..
    o que por ai não faltam são corridas para mostrares o teu enorme valor..
    Força...love the run
    a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infringi o regulamento, está claro, paguei por isso. Se é discutível? é, mas regras são regras e eu paguei a factura por ter terminado a prova na posição que terminei. Assunto arrumado. Aprendi a lição. Boas corridas amigo!
      Um abraço

      Eliminar
  8. De modo a esclarecer a situação, faço um comunicado no final do post: http://miguelorienteering.blogspot.pt/2013/05/madeira-island-ultra-trail-2013.html
    Parabéns de qualquer forma, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e parabéns pela prova que fizeste! Um abraço e até breve!

      Eliminar
  9. Caro João Marinho,

    Já te tinha dito aqui num anterior comentário neste blog, e volto a sublinhar....vais partir a loiça neste mundo dos trails...e este MIUT que "ganhaste" é o começo. Aposta forte nuns treinos mais específicos para o trail...e voa!

    Abraço

    César

    ResponderEliminar
  10. Fica a lição para os próximos eventos.
    No entanto, eu e todos aqueles que acompanham as tuas provas (sejam elas em BTT ou agora o Trail) sabem bem quem triunfou. O mérito ninguém o apaga. O Pódio...bem isso é acessório. Os Patrocinadores é que podem ficar aborrecidos.
    Força!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres. (Albert Einstein)

    keep it up Marinho

    SUPERFRAQUINHOS

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict