sexta-feira, janeiro 25, 2013

TransAndes Dia 5



Sabia que uma diferença de 3min para o Javier tinha a liderança em risco. Como o ataque é a melhor defesa, tentei fazer a diferença no singletrack técnico que existia no início da etapa. Infelizmente este trilho passou depressa de mais e voltamos ao estradão. Ataquei,  mas ele não saía da roda. Por volta do km 25 ele atacou numa subida, ganhou uns metros e depois veio uma parte plana e não consegui recolocar-me. Impus o meu ritmo, fui no meu limite até ao final, mas o tempo que o Chileno ganhou retirou-me da liderança. 

Sobre a etapa, esta foi mais do mesmo, o que não é mau de todo. Estradão, subida, floresta, descida rápida, estradão e meta. Logo após o 1º abastecimento ao km 29 (supostamente ao km 22) veio a tão badalada subida de 3km que a organização disse que grande parte de nós iríamos fazer a pé. De facto confirmou-se, subida inclinada sem tracção fez-nos penar. De vez enquanto para apimentar aparecia uns troncos gigantes e a coisa ficava no ponto.


Tenho pena que não estejam presentes mais fotógrafos para captar o que distingue esta prova. As paisagens por vezes de cortar a respiração que dá vontade parar para contemplar. Assim foi mais uma floresta com as imponentes e centenárias araucárias  e desta vez com vista para vários vulcões. Depois veio a vertiginosa descida em double track e de resto nada de mais. Típico estradão chileno ondulante, com carros a circular normalmente exigindo a máxima atenção. Menciono a colocação do segundo abastecimento na praia do lago Caburgua que dava vontade de parar e mergulhar.

Levo sempre o mapa de altimetria colocado no quadro para gerir as forças\comida\bebida. Constantemente somos obrigados a fazer a ajustes porque o track que fazemos difere sempre do que a organização fornece. Hoje foram mais quase 5km e o final que supostamente seria a descer, apareceram umas subidas tipo rompe pernas que fizeram alguns participantes perder as estribeiras.  Cortei a meta com 10min de diferença para o para o Javier. Não conhecia o atleta, mas fiquei a saber que é um dos melhores atletas da América do Sul, é profissional em ciclismo. Bom, não estou a rebaixar-me, mas de facto o segundo lugar competindo com um atleta deste calibre é menos mau.


 
O acampamento de hoje em Pucon tem vista para o Vulcão Villarica, um das principais atracções do  Chile. 

A etapa de amanhã tem cerca…espera lá, é a ultima etapa da TransAndes! Já vai acabar…São 46km com 1410m D+. Estarei à espreita e a dar o máximo para sair da prova com a cabeça erguida e assim retribuir todo o apoio que tanto eu como o Tiago e a Rita temos recebido ao longo destes dias. 



Quem lê estes reports e quiser saber algo em especifico poderá comentar que eu farei questão de responder. Ontem a Anita perguntou como era a comida. Os BTTistas são uma espécie que se alimenta bem e numa prova desta natureza não pode falhar. Durante as etapas os abastecimentos são generosos em variedade de líquidos e sólidos. Existem gomas, doces, barras, vários tipos de fruta, Coca-Cola, sais, água e mais algumas coisas que eu não me recordo. No acampamento são servidas 3 refeições (de garfo e faca): pequeno-almoço, almoço e jantar, além do pequeno abastecimento após a linha de meta. 

O pequeno-almoço por vezes revela-se escasso na oferta. Não existem cereais, nem fiambre e o queijo só vi uma vez. O normal são ovos mexidos, pão (que saudades do pão português), iogurtes, bolachas, fruta e café (dissolvido). 

O almoço e o jantar são basicamente as mesmas coisas: massa, arroz, puré, carne (frango ou porco ou vaca), alface, tomate, feijão verde, cenoura. Para sobremesa temos frutas que são de óptima qualidade! Ontem tivemos a sorte de ter torta que fez atenuar a minha ressaca de doces, principalmente chocolate! 

Amigos, obrigado por estarem desse lado, por aguardarem ansiosamente pelos resultados e ficarem a torcer pela melhor classificação possível. A camisola de líder que usei durante 4 etapas é dedicada a vocês! 


Podem ver mais fotos na minha página de atleta no Facebook:

www.facebook.com/marinhojoao

Ride & Smile :)

18 comentários :

  1. Obrigado pelos teus relatos e parabéns pela tua prestação (se calhar melhor do que era expectável tendo em conta atribulações recentes...)
    Agora controla, diverte-te e volta inteirinho da silva.
    O café e o chocolate suiço estão à espera. :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Força mutante. :P Estamos cá a torcer por ti

    ResponderEliminar
  3. Amigo, és mesmo o nosso orgulho... Pedalar da forma como pedalas e ainda nos manteres informado desta forma.... É de campeão mesmo... Obrigado e força para a ultima etapa... Abraço.

    Sergio Pinho

    ResponderEliminar
  4. Muito bem... Mostra a tua raça... Seja o lugar que fizeres, será sempre um vencedor e lutador..Parabens..
    André e Diana

    ResponderEliminar
  5. Bem João grande reportagem... :)

    É como dizes, o chileno é lixado. Basta continuares a dar o teu melhor.

    Boa sorte para amanhã para ti como para o Tiago e para a Rita.. :)

    ResponderEliminar
  6. Bem, como bom desportista que sou (sou mesmo?) dedico esta música a ele... Xavier (ou Javier) lol

    http://www.youtube.com/watch?v=5NMDiF7tl6s

    João, já sabes que se não fosse a existência da Sininho, eras tu o meu herói!!!!

    Dá-lhe forte e diverte-te pá!

    Perdes-te a camisola? Já sabes que vais pagar o café, certo???
    Temos pena LOL

    ResponderEliminar
  7. Vai-te a ele João. Até ao lavar dos cestos...
    Não esqueças a tua origem hehehhe
    Abraço e coragem, és um homem do norte carago!!!!

    ResponderEliminar
  8. Continua a divertir-te :)

    ResponderEliminar
  9. Amigo estes kilometros finais tens que os encarar como uma coisa para meninos e ganhar o que te eémais do que merecido, o reconhecimeto do grande atleta que es e a tua força/vontade de vencer. um grande abraço.

    P.S.- se quiseres descansar depois dessa prova montruosa tens a ilha de S.Miguel à tua disposição.

    ResponderEliminar
  10. João você eh o cara. Incrivel o que vc eh forte.
    Muita força .

    Beijão
    Dri

    ResponderEliminar
  11. Força João, ainda falta uma etapa e tal como tu mesmo dizes, muita coisa pode acontecer!

    Um dia ainda gostava de poder participar numa aventura deste género :)

    ResponderEliminar
  12. Vamos la João, você eh um monstro na bike e como todo guerreiro não desiste nunca!!
    Boa sorte nessa ultima etapa e espero que de tudo certo contigo.
    Vaiiii Portugaaaa !!!

    ResponderEliminar
  13. João
    És um orgulho nacional. Representas o espírito português com tudo o que ele tem de melhor: simpatia, humildade, companheirismo, raça, qualidade.
    Independentemente da tua classificação final, és um grande campeão.
    Lembras-te de um Geo Raid na Serra da Estrela em que tu e o José Silva passaram pelo Tiago Silva e por mim na última subida em alcatrão (Manteigas-Penhas da Saúde ?). Tu e o Tiago empurravam os nossos selins tal era o empeno. Parecia uma competição entre empurradores de bikes!
    Um grande abraço e tudo de bom pois tu mereces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que lembro Dario. Durante a TransAndes eu e o Tiago falamos disso. Foi muito divertido :)
      Obrigado pelas palavras e por acompanhares a nossa aventura. Foi demais todo o apoio que recebemos!
      Um abraço

      Eliminar
  14. Obrigado pelos teus relatos apaixonantes. Tenho aprendido e tirado boas lições para um dia também me aventurar numa prova por etapas. Abraço

    ResponderEliminar
  15. Boa Sorte, muita forçar e o mesmo espírito! É bom que mantenhas os registos, porque com tantas aventuras, ainda vai sair um belo livro de conselhos e dicas de como aproveitar a vida. Beijos e abraços para todos.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado todos pelos comentários e pelas mensagens de apoio. Apesar de não ter ganho é com orgulho que digo que terminei em 2º lugar e o Tiago em 3º e a Rita também em 3º. Portugal foi o país mais eficiente porque todos fomos ao pódio eheheh.
    Forte abraço a todos vocês!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict