quarta-feira, janeiro 23, 2013

TransAndes Dia 2



Os dados da etapa à primeira vista não assustam, 62km com 1600m D+, mas não estivéssemos nós numa prova onde muitas outras variáveis são fulcrais e eu não estaria a esta hora aa descansar de ter escapado ao homem da marreta.
Partimos 30min mais cedo para minimizar os efeitos do calor, mas grande parte da etapa foi dentro da densa vegetação o que foi muito bom. Como há sempre uma excepção que confirma a regra, tivemos uma subida de 3km com inclinação média de 15% ''na tineira''.  Isto aconteceu a meio da etapa onde as pernas já estavam bem fatigadas.

O Javier saiu ao ataque assim que a partida foi dada. Tendo em conta a vantagem que tinha (mais de 40min) eu decidi fazer a etapa à defesa. Perdi o contacto visual logo nos primeiros kms e o resultado foi que fiz a etapa completamente sozinho. O perfil irregular com um piso macabro para a bicicleta e para o corpo fez com que nunca encontrasse o meu ritmo. Umas vezes conformado, outras vezes nem tanto lá andei fazendo kms esperando que a etapa terminasse. Poucos kms foram os que não fizemos sem trepidação ou sem piso solto ora com pedra ora com gravilha…dasss!

 

Houve alguns trilhos divertidos, leia-se, caminhos estreitos de agricultores que fazia a adrenalina subir. Mas na generalidade esta etapa, mas tendo em conta os padrões da etapa de ontem, esta ficou um pouco à quem das expectativas. Neste momento ainda não sei quanto tempo perdi para o Xavier, mas é certo que mantenho o primeiro lugar e isso é que importa. 

Sobre as peripécias da etapa, eu parti um raio na roda traseira. No início pensei que fosse a corrente, mas quando o raio se enfiou na cassete obrigando a uma paragem, percebi de facto o que era. O Tiago…bem o Tiago além do azar que teve, a sorte teve do lado dele. Imaginem o que é partir o guiador dos dois lados! Na aterragem de um pequeno drop, o guiador colapsou mas por sorte não vos estou a dar piores notícias. Isto aconteceu a meio da etapa o que provocou uma grande perda de tempo. Terminou a etapa ajustando os travões e os manipulas das velocidades, mas foram muitos kms de desgaste. Infelizmente perdeu o 2º lugar. Irónica mente na cronica de ontem falei nestes azares e no quanto uma prova por etapas é uma lotaria e hoje aconteceu o que aconteceu. Ainda há muitos kms para fazer por isso e como digo a toda a gente, é um dia de cada vez. 


A Rita mais uma vez terminou a etapa com um grande sorriso nos lábios e segundo ela na 3ª posição!
Ainda a salientar que entre o ponto onde terminou a etapa e o acampamento tivemos que pedalar cerca de 9km no típico estradão chileno. Os carros passam como se nós não tivéssemos ali. Não abrandam e levantam uma poeirada que nos põe brancos. Estes kms foram feitos bem devagar e a rugar umas quantas pragas a quem tomou esta decisão de nos obrigar a pedalar! 

A etapa de amanhã liga Coñaripe a Menutué com um total de 77.2km e 2 300m D+. Segundo o racebook vamos passar por um bosque de ‘’Araucaria Florest’’ e depois pelo Parque Nacional do Vulcão Villarica que se encontra activo. A parte menos interessante é que não há grandes trilhos técnicos, mas o visual irá compensar certamente. 

As condições neste acampamento não são as ideais para comunicar. Amanhã esta situação irá melhorar e irei partilhar com vocês as fotos da etapa. 


A cada dia que passa o vosso apoio é cada vez mais sentido deste lado do mundo. Obrigado por nos incentivarem e por estarem desse lado a torcer por nós!

Podem ver mais fotos na minha página de atleta no Facebook:

www.facebook.com/marinhojoao

Ride & Smile :)

10 comentários :

  1. Força João! Deixa o Btt tuga mais uma vez nas bocas do mundo ;)

    ResponderEliminar
  2. és grande continua a dar lhe gás. Abraço armando meireles

    ResponderEliminar
  3. Vamu ki vamu João. Soca a bota !!!

    ResponderEliminar
  4. A torcida grita:10:02 da tarde

    Continua firme Merinito!
    Que pernas hein?!

    ResponderEliminar
  5. firme e irto João...dá-lhe sem dóooooo...

    ResponderEliminar
  6. Mister João, forças nas pernas. Esta já foi a de hoje (dia em que escrevo também já está) falta o resto. :)

    Boa sorte... :)

    ResponderEliminar
  7. Força Amigo!
    Faz-me feliz!!!
    Boa sorte para todos os tugas!
    Estamos convosco!

    ResponderEliminar
  8. A cada dia que passa o teu esforço, a tua vitória é cada vez mais sentida deste lado do mundo.:)
    Estamos aqui!!!

    ResponderEliminar
  9. Muito bom João! Continua a dar-lhe forte e a partilhar connosco todas estas aventuras, que religiosamente vou lendo todos os dias!

    Abraço!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict