quinta-feira, maio 24, 2012

Rally di Romagna Dia 6



O dia de ontem foi muito desgastante e toda a gente estava com receio da etapa de hoje. Aquela que tinha sido apelidada como etapa rainha do Rally di Romagna 2012. Originalmente esta etapa tinha 95km com 4600m D+, mas foi (supostamente) encurtada para 80km com 3 000m D+ devido à lama nos trilhos. Não era por isto que a etapa seria mais fácil, ou digamos, menos dura, mas era uma boa noticia depois da tareia de ontem. 

A etapa 

O objectivo de hoje era ajudar o Tiago a subir de 3º para 2º pois tínhamos o austríaco entre mim e o Tiago na classificação geral. O Carlitos devido ao problema mecânico de ontem, atrasou-se imenso e dificilmente conseguiria recuperar, infelizmente! 

Os primeiros kms foram um verdadeiro rompe pernas, sobe e desce constante. Desta vez e surpreendentemente quase sempre em asfalto por estradas secundárias. O Sílvio (austríaco) fez uma marcação cerrada ao Tiago. Não houve ataques, a não ser de um ‘’amiguinho’’ do Sílvio que apesar de já estar fora de prova, hoje fez questão de andar lá na frente a desgastar a malta. Claro que eu e o Tiago protegemo-nos como podíamos e não deixávamos o Silvo fugir com este seu amiguinho.

Tinha estudado o perfil, sabia que seria difícil fugir com o Tiago, eram subidas curtas e as descidas não eram técnicas o suficiente para fazer a diferença. Nesta fase da prova, toda a gente está cansado, mas a respiração do Sílvio estava particularmente ofegante. Seria uma questão de tempo para ficar para trás, comentava com o Tiago. Num dos primeiros single-tracks mais longos, ganhei alguma distância para o Silvo e para o Tiago, portanto era manter o ritmo para que o Tiago deixasse para trás os seus adversários. Os trilhos técnicos começaram a abundar, a distância entre mim e o Tiago\Silvo foi aumentando. Sabia que o Tiago estava mais forte e motivado para atacar e ganhar tempo. Ia olhando para trás a ver se conseguia deslumbrar o Tiago, mas infelizmente perdi-lhe o rasto. 

A secção cronometrada (supostamente) começava aos 60km, nesse local haveria um abastecimento. Estava a controlar os líquidos porque o calor apertava imenso. A organização pregou-nos uma partida porque além do abastecimento estar 10km depois, a etapa viria a ter 91km e não 80km. Com este calor e com este ritmo seria fatal para muita gente em prova. Felizmente consegui aguentar até ao final com água, mas foi mesmo no limite!


Durante os últimos 20km que correspondiam à secção cronometrada, mantive o ritmo contando que o Tiago seria mais rápido que eu e que o Sílvio, bonificando 4min. Até contava que o Tiago me alcançasse para ser sincero, mas acabei por chegar sozinho à meta. Estava ansioso pela chegada do Tiago que acabou por acontecer minutos depois. O Sílvio vinha na frente do Tiago ao sprint sendo o 2º a passar a linha de meta. O Tiago estava incrédulo com o que lhe tinha acontecido. Tinha deixado para trás o austríaco a 20km da meta, impondo um ritmo fortíssimo para ganhar tempo, mas a 5km da meta, o austríaco apareceu na frente dele. Ao início até pensou que era eu, mas era ‘’o outro’’. Depois de chegar à roda dele, o austríaco prontamente disse ‘’ eu não cortei caminho’’ isto ainda o Tiago não tinha aberto a boca.  

O Tiago completamente indignado explicou o que se tinha passado à organização, descarregamos até os tracks dos nossos gps’s que eram exactamente coincidentes. Perguntamos ao Silvo quantos kms marcava o conta km’s dele, mas logo disse que a precisão não era a mesma…tinha 3km menos que nós e que toda a gente que tinha chegado concluído a etapa. 

O que aconteceu é no mínimo estranho. É uma situação complicada de lidar para a organização. Sou amigo dos dois, apenas gosto que prevaleça a verdade desportiva.


 
O Carlitos chegou algum tempo de pois, completamente exausto, deitando-se no chão imediatamente a seguir a ter cortado a meta. Mas não foi por isso que deixou de alegrar toda a gente com as suas piadas e brincadeiras. Vocês acreditam que eu nunca tinha lhe posto a vista em cima? Esteve na DOURO BIKE RACE em 2010 e 2011 e apenas o reconhecia pelos óculos e pelo capacete. Foi uma agradável surpresa e um amigo para a vida! Obrigado por estes dias Carlitos! Faz boa viagem amanhã de regresso a casa e junto da tua ‘’pele’’ como ele carinhosamente trata a noiva. 



Apesar de hoje termos repetido muitos trilhos dos dias anteriores, isso não é mau. Fizemos single-tracks de primeira categoria. Agora com o piso seco é simplesmente alucinante pedalar nestes trilhos…quer dizer, nem é preciso pedalar, é só abrandar ligeiramente. Hoje levei uma máquina de filmar, pena é não ter internet que permita carregar os vídeos, mas prometo que o irei fazer mais tarde. A etapa terminou no monte mais alto da zona com uma vista verdadeiramente deslumbrante 360º à nossa volta. Pena ainda só ter fotos do telemovel que não fazem jus à beleza do local, mais tarde espero poder ter fotos com uma qualidade superior.

Etapa 7 – Contra-relógio Rabenna 

Amanhã tudo indica que será mais calmo. Está reservado um contra-relógio em Rabenna de aproximadamente 20km em single-track junto ao Mar Adriático. Leiam bem, o acumulado é 0, sim, ZERO, ZERINHO! Estou que nem S. Tomé, ver para crer. Está previsto um transfere para esta cidade, situada a 70km de estamos agora (Riolo Terme). O inicio está previsto para as 11h.


Obrigado a todos por esta semana de apoio incondicional. Sentimo-nos verdadeiros profissionais da modalidade apesar de todos termos uma vida normal, com um emprego, mulher, filhos…fazemos isto por pura paixão. Falo por mim, muito foram os sacrifícios que fiz ao longo dos últimos meses para chegar a esta fase numa boa forma. Mas com orgulho vos digo que valeu a pena e esta performance é vossa! Obrigado!

Jersey Lider Rally di Romagna 2012

Para vocês tenho uma Jersey de líder de prova assinada por todos os Portugueses presentes no Rally di Romagna 2012. Para a ganharem sejam originais, vale tudo! Fotos, vídeos, mensagens, emails e sei lá mais o quê...o resultado será publicado mais tarde no blog. Tem até dia 31 de Maio para o fazer.


20 comentários :

  1. Vale tudo mesmo?

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelos excelentes resultados obtidos diariamente.. Mostrem a essa gente de que fibra são feitos alguns Portugueses! Mesmo com aldrabices não se safam! Continua esse excelente trabalho em prol deste magnifico desporto apaixonante BTT...
    Um grande abraço e cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. O comentário nem sequer é para ganhar o raio da jersey, é mesmo porque vocês são fabulosos. Eu tenho seguido estes teus empolgantes relatos como milhões de tugas vão seguir o tal campenato milionário que se avizinha, esse, eventualmente, nem lhe darei tanta atenção.
    Falta um "cagagésimo" para terminarem essa fabulosa aventura, é bom saber que estão todos direitinhos. :)
    Entrega aí um beijinho para a Clarinha (melga) um abraço especial para o Luís Sousa e um abraço "normal" para o resto da comitiva.
    :)
    José Almeida (Clube BTT Lisboa)

    ResponderEliminar
  4. Vocês são os maiores!
    Até voltei a ter vontade de treinar fracas a vocês!

    Obrigado!

    Abraço,
    fLip
    Filipe Silva Pereira.

    ResponderEliminar
  5. É verdade, amanha se saírem ao mesmo tempo joguem em equipa, tu na frente o Carlitos na roda e o Tiago a trás para ver se conseguem meter o Tiago lá em cima no 2Lugar onde ele devia estar!

    Boa sorte e nos acreditamos :D amanha é top3 outra vez, vá lá.... :)

    FLip

    ResponderEliminar
  6. Parabens Joao pelo resultado e pelos relatos do dia-dia desta semana. O ciclismo tem destas coisas so depende do sufrimento e da dedicaçao de cada treino e de cada hora em cima da bicicleta e acredito que tenhas feito mts sacrificios para teres a excelente forma. A restante malta sao uns bravos em chegar ao fim em todas as etapas e em relaçao ao Carlitos Ramos é um bom amigo, um grande atleta e um bom Pai
    em relaçao ao Jersey poupas uns centimos no envio de correio e mandas pelos Carlitos e fica na cede do clube que ele representa (Clube dos Galitos)
    abraço e felicidades

    Rui Capão
    (ruka) ;)

    ResponderEliminar
  7. Priceless! Chegar a esta hora à net e ter o momento de lazer do dia a ler o rescaldo do JM para ler :) Orgulhosamente representam que a fibra dos Tugas :) Boa sorte amanhã ;) faltam 0 de D+ para acabar em grande! mas não facilitem! Abraço e atenção aos bidons que caem do suporte Tiago!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns João por mais uma conquista entre muitas que já nos habituás-te tanto no ciclismo como no modo de estar na vida.

    Foi com prazer que fui seguindo os teus relatos.

    Um abraço amigo

    Vitor Cunha

    ResponderEliminar
  9. Celina Carpinteiro10:46 da tarde

    Como é que é possível ainda não conheceres o carlitos?! Muito boa gente e anima todos à sua volta!
    Parabéns a ti pela excelente prova e a todos os tugas.
    Beijinhos em especial à Clarinha que não deve estar a ser nada fácil mas depois deste calo tenho a certeza que não vai querer outra coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Celina...o Carlitos...figura mítica :)

      Eliminar
  10. Vou fazer tudo para não ganhar o jersey.
    Caso o ganhasse tinha que começar a pedalar noite e dia para que um dia me servisse.
    :)

    ResponderEliminar
  11. O estropício do austríaco outra vez? E ainda por cima a fazer shortcut? Vê lá se o convences a vir a Portugal que a malta trata-o como deve ser!...

    Contra relógio em RABENNA? Com este nome algo me diz que nenhum lusitano vai quer ficar p/ trás!...

    E quanto ao concurso... Qual é o tamanho dessa jersey? Vale a pena concorrer? Dá para apostar com sobremesa especial? Sim??!?!?! Se assim for ainda me arrisco a ganhar...

    Força lusitanos! A meta final está à vista :) :(

    Bjs
    Iana

    ResponderEliminar
  12. Mesmo a minha cor.

    Força aí.
    Pedro Marinho

    ResponderEliminar
  13. Alfredo Azevedo12:00 da manhã

    Pah... começo a gostar desse Silvio, oferece-lhe uma inscrição na DBR que a gente arranja-lhe um shortcut á maneira... :-)
    Grande prova Carlitos, conheço-te de vista, mas estou como o João, só equipado, "á paisana" não te conhecia! Não facilitem amanhã! Cuidado com o empedrado! Força até ao fim amigos!

    ResponderEliminar
  14. Mais uma excelente crónica que nos consegue transportar para Itália num ápice! Obrigada :) João, Carlos e Tiago: o pódio já é nosso!!!! :)
    Clara e Luís: Temos muito orgulho em voces :)
    Restantes tugas: Parabéns!!!
    Beijinhos
    Caty

    ResponderEliminar
  15. Parabens

    Da maneira como falas parece tao facil cada etapa eh eh eh ...a ultima é mesmo para curtir e que tal fazer so com uma roda? ora de tras ora da frente
    RM

    ResponderEliminar
  16. Super João, mentalmente nunca vi ninguém tão forte, para não falar na condição física essa transborda nos resultados. Agora a força mental é algo impressionante, essa alegria de viver a vida dia a dia motiva e melhora a vida de muita gente. muito obrigado !!!!

    ResponderEliminar
  17. só o com vosso valor e qualidade e o vosso espirito de equipa fez que
    todas essas etapas foram cerejas no topo da pizza...
    voçes são enormes..
    Parabens a todos
    abc
    afonso

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict