quarta-feira, maio 23, 2012

Rally di Romagna Dia 5



Á saída para a 5ª etapa em Palazzuolo a chuva decidiu marcar presença contrariando as previsões meteorológicas de ontem.  A etapa prometia ser dura, cerca de 80k  com 3 400m D+, mas com este tempo a dureza aumentou exponencialmente. 

O perfil da etapa era tipo ‘’serrote’’, isto é, sobe e desce constante do inicio ao fim. Tal como nos outros dias, colei o perfil no quadro da bicicleta, mas chegou a um ponto que eu já nem queria olhar para aquilo. Ficou coberto de lama, mas nem me preocupei em limpar. A minha referencia era 80km que tentava por entre a lama ver no GPS.

O objectivo era trabalhar com o Tiago e com o Carlitos para tentar que eles subissem na classificação. O austríaco Sílvio percebeu que a estratégia era essa e então atacou logo no inicio, na primeira subida. Respondi a todos os ataques para tentar controlar o ritmo uma vez que o Tiago e o Carlitos demoram a aquecer. Infelizmente o Carlitos não conseguiu acompanhar, mas o Tiago manteve-se connosco nesta fase inicial. Os trilhos enlameados exigiam lubrificação constante e não é que quando parei para colocar um pouco de óleo na corrente, o Sílvio ataca?! Ganhou alguma distância quer para mim, quer para o Tiago, mas com algum tempo consegui voltar ‘’colar’’ na roda. Assim que voltou a descer em trilho técnico, fui à minha ''vidinha'' e deixei o austríaco para trás. Tinha a certeza que o Tiago iria recuperar a diferença, era uma questão de tempo. Fiquei sozinho ao km 20, não queria que isto acontecesse, porque ainda faltava muito e verdade seja dita, com este tipo de trilhos isolados, é perigoso porque se calho de cair numa daquelas ribanceiras, nunca mais me encontram.

Fui gerindo o esforço, mantendo a cadência constante, fazendo os down-hills sem arriscar demasiado, olhando para trás a ver se o Tiago aparecia. As paisagens continuam fascinantes, parece que estamos a pedalar num país tropical. A vegetação é luxuriante, parece selva. O trilho em single-track não se vê mais que 10 metros à nossa frente. É uma prazer pedalar aqui!

A cerca de 10km da meta, na ultima subida do dia, olho para trás e vejo um capacete….humm, será o Tiago ou o Silvio? Fiquei extremamente feliz por ver o Tiago a colar-se a mim. Não abrandei, aliás, aumentei o ritmo e gritava ‘’Tiago cola-te a mim’’! Era melhor para ele porque o obrigava a puxar um pouco mais e assim ganhar tempo.

Quando me alcançou estava sem água nem comida, claro está que lhe dei daquilo que ainda tinha e que era muita coisa. Levo sempre a mais, é sempre melhor sobrar que não chegar e para mim, mesmo que falhe os abastecimentos, tento sempre ser auto-suficiente. Nesta prova os abastecimentos raramente batem certo com o anunciado e depois de ontem sabermos que esta etapa foi decidida em cima da hora, precavi-me qb!


Fizemos os últimos kms em alcatrão, a média elevadas, puxando à vez. As minhas pernas já pediam descanso, as do Tiago queriam era andamento. Está cada vez mais forte de dia para dia, não fosse aquele engano na segunda etapa que estava os três lugares cimeiros. Chegamos à meta ligeiramente distanciados, com vantagem para o Tiago. Estava feliz pelo Tiago!

Estivamos uns minutos à espera que o Carlitos viesse, chegaram vários atletas que estavam bem para trás dele e então começamos a suspeitar que algo lhe tivesse acontecido. Quando estávamos a chegar ao Hotel, estava ele a passar em direcção à meta, bastante atraso portanto. Mais tarde soubemos que teve um problema mecânico que lhe afectou as velocidades. Perdeu muito tempo e não conseguiu resolver. Teve de fazer muitas subidas a pé porque as velocidades não entravam. É uma pena, porque estava em terceiro e já conspirávamos um pódio totalmente português. Apesar de não estar desanimado, diz ele que era pior se se tivesse magoado, o que é uma boa verdade, era melhor que tivesse sido diferente. Animo Carlitos!

O nosso tempo na etapa foi de 4.40h, muito tempo para completar 75km. Tenho receio que muita gente vá passar mal e que chegue até de noite. Vamos acreditar que vai tudo correr bem!






Etapa 6 – Riolo Termo – Riolo Terme   

A etapa rainha da prova está reservada para amanhã, ao sexto dia de prova. No race book diz que são 95km com 4 600m D+. Estou para ver o que vai acontecer…se a organização mantiver a etapa, vai ser bonito vai.  Desejem-nos sorte! O tempo felizmente está radiante, mas os trilhos não devem secar, mas já ajuda.
Depois da performance de hoje do Tiago, conseguiu subir para 3º e ganhou algum tempo para o 2º, o austríaco Sílvio. Ainda não sei precisar quanto, mas deverá estar agora a 5\6minutos. Com a etapa de amanhã é bem possível que o Tiago passe para a frente do Silvo. Tudo irei fazer para o ajudar. O Carlitos perdeu bastante tempo, mas todos esperamos que volte aos lugares cimeiros.



Depois de tantos dias a comer tudo à base de doces, quer antes, durante e após a etapa, hoje vou apanhar uma overdose de fruta uma vez que não está presente nem ao pequeno-almoço nem ao jantar cedido pela organização.



Não me canso de agradecer em nome de todos os portugueses o vosso apoio. De manhã levo o computador para mostrar os comentários e as mensagens e assim arranjar uma motivação extra para a etapa. Tem sido simplesmente fantástico!

Love the Ride

33 comentários :

  1. Ler isto dá vontade de largar tudo e ir encher a "burra" de lama! Parabéns! Força!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns João

    Estou impressionado com o teu desempenho físico, psíquico e social. Apesar de não ter preparado o Tiago para este evento, estou igualmente surpreendido com a sua prestação. Boa sorte para ambos até ao fim. Um abraço. Dario (treinador do Tiago)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O treinador é sem dúvida importante, mas o facto de privar ao longo da sua vida com atletas de craveira, como é definitivamente o meu caso, ajuda e muito a esta superação do Tiago :P

      DASSSILVA El Mito de Pirescoxe!

      Eliminar
    2. Acho engraçado o Dario falar em treino psíquico... ele que sente a minha falta como seu treinador psíquico...
      Parabéns João, excelente esforço.

      P.S. o El Mito de Pirescoxe já foi um mito, em tempos quando treinava comigo...

      Jesus

      Eliminar
  3. ...é isso mesmo!! Parabéns a todos, desde a vocês os três por se divertirem a mostrar o Power português, mas também aos restantes por mostrarem a boa disposição do nosso canto :-)

    Parece que quanto mais lama mais fortes andam :-)

    Boa sorte para o resto

    Faisca

    ResponderEliminar
  4. Está mesmo quase, até posso dizer que só já falta uma etapa pois a 7 deve ser para consagrar os TUGAS CAMPEÕES !!! não há tempestade sem bonança, e a tempestade está mesmo mesmo a terminar abraço e FORÇA TUGAS !!

    ResponderEliminar
  5. Força rapazes!! Neste tempo de pessimismo e depressão, os vossos feitos fazem-nos um enorme bem à alma!!
    Parabéns Tiago e João pela esxtraordinária etapa ...e parabéns ao meu grande amigo e conterrâneo Carlitos Ramos... porque sei que ele vai dar o troco amanhã (porque é um campeão)!!!

    Grande abraço e força tugas!!!

    ResponderEliminar
  6. Caraca hein!?
    Agora Portugueish calma lá escrever que 4.40hs é muito tempo para uma etapa de 75 k com esse acumulado...me dá vontade de mandar vocês para @#$%^%$&*^!!!
    E tenho dito!
    Que vcs façam o mesmo tempo "ruim" amanhã!
    Energias e vibes brasileiras para toda a turma tuguete!
    luv

    ResponderEliminar
  7. força carlitos, cola no joão, eu sei que não é facil mas se conseguires ele ajuda-te a recuperaro tempo perdido.... força para todos
    Pedro Lourenço

    ResponderEliminar
  8. Rui Cardoso7:14 da tarde

    Acho que isto não se passa só comigo, mas nesta semana os dias têm tido duas fases: antes de saber os resultados e depois de saber os resultados, e que resultados!... E em cima de tudo ainda teres tempo e vontade para contar como foi a etapa quase ao detalhe é realmente fantastico ;) ...

    Salta à vista que no meio de todas as dificuldades o espirito de união vos torna ainda mais fortes e mesmo sem cobertura televisiva essa é a parte mais brutal de ver ;) ...

    E não tenham duvidas que por trás de cada pessoa que comenta há para aí umas 10 ou 100 que estão igualmente com vocês!

    Boa sorte para amanhã!...

    ResponderEliminar
  9. Parabéns João.. Continua a puxar pelos tugas!! ;) Um abraço

    ASS: Luis Leite

    ResponderEliminar
  10. Não me canso de vos incentivar. Vamos embora!!!! Estão em grande... quanto mais duro melhor

    ResponderEliminar
  11. Grande prova que estão a fazer.
    Força e boa continuação, tragam o caco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. boas camaradas "tugas" muita força para amanhã, joão gostei particularmente da parte "fui á minha vidinha" ,espero que amanhã tambem possam ir á vossa "vidinha" e ficar os 3 no pódio.....grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Força Carlitos nos acreditamos que recuperes os lugares cimeiros
    e pelo Carlitos
    CANTA, CANTA, GALOOOO...
    Força CAMPEÃO

    e força tambem restante comitiva TUGA

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns, espero que assim continuem...
    Força para as próximas etapas, que corra tudo da melhor forma...
    Orgulho-me de ser Português.

    ResponderEliminar
  15. Cuidado João... Aqui consta-se que esse tal de Tiago está feito com o Silvio pah. Eles vão fazer equipa e tentarem-te tirar desse lugar pah ;)

    Meus caros, tenho acompanhado isto diariamente, e confesso que, para além de estar com uma dor de cotovelo (das grandes mesmo) por não estar aí com vocês, estou a vibrar com isso!!!
    A malta está a dar fama ao nosso país, que tanto precida dela, da boa fama claro, e acima de tudo, estão a divertir-se. Muito bem.

    A todos vocês, um forte XI CURASSÓUM E UM GRAÚNDE BÉIN HÁJA ;)

    Dou os parabéns a todos, principalmente a ti Tiago... EXCELENTE PAH!!!!!
    Ao Carlitos resta-me desejar melhor sorte para o resto dos dias, e não tenhas pena da bike pah, tu da-lhe c*r*lho****!!!! HEHE

    E para terminar, todos vocês, fiquem sabendo que, não fosse a existância da Abelha Maia e eram vocês os meus heróis!!!! HE HE HE HE HE

    LOVE THE RIDE

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela crónica e muita força para amanhã. Abraço para todos os BTTugas :))

    ResponderEliminar
  17. Jhonny Marques10:37 da tarde

    Voces são um orgulho para nós!!
    força nisso!!!
    divirtam-se a brava!!

    ResponderEliminar
  18. Alfredo Azevedo10:44 da tarde

    Ó João, este pessoal acha essa provazita na Itália dificil?! Xiii, quando eles souberem o que os espera no EPIC da DBR 2012... hihihi! Só espero que não chova em Setembro! huiii, aí é que era! :-)
    Pah, esse austriaco já me começa a enervar... Ninguém lhe dá uma cacetada?!
    Granda Tiago, granda prova que estão a fazer, grandes atletas que vçs são! Carlitos, não percas a moral, meu. O pódio ainda está ao teu alcance, só faltam mais 2 etapas. Força Carlitos. Vivam os galitos, esse grande clube! Abraço a todos os outros meus amigos que aí estão, vaca louca incluído! Bj á Clara!

    ResponderEliminar
  19. Jõao sou um grande fã teu pelo teu espirito de aventura e camaradagem pelos outros. Tudo de bom para voces e dá comprimentos ai á malta "vaca louca , Francelino e pra todos". força .

    ResponderEliminar
  20. Esta quase amigos
    É fenomenal ler os teus relatos das etapas
    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
  21. os dias passam e as exigências físicas e psicológicas vão dando sinais, normal, não seriam humanos, mas são super humanos, pois mesmos com o que pode parecer obstáculo dão a volta por cima. Não é por acaso que fomos conquistadores e somos herdeiros de grandes nomes, por mares, terras e ares, obstáculos, adjuvantes, conquistámos e vocês estão a fazê-lo aí também. ânimo, força, jubilo e se calhar agora descanso, lol.:D Salete

    ResponderEliminar
  22. Mais um excelente relato João! Obrigado por partilhares com o pessoal ;) Boa sorte para amanhã ;) Já vi o Tiago ganhar algumas provas com esse Jersey Gotham :) Seria optimo amanhã ler o relato com vocês 2 em 1º e 2º :) Boa sorte e um abraço ;)

    ResponderEliminar
  23. Outra vez esse austríaco?!?!?!!? Chiça!!! Desliguem-no da tomada...
    E essas bikes? Isso tem algum jeito? Parece que andaram na luta... na lama... Malucas!...
    Que os 3 "itos" Joãozito, Tiaguito e Carlitos (mais parecem os sobrinhos do Pato Donald, hehehe) tenham um excelente dia, amanhã! As doidas das bikes com certeza que também não se vão importar de voltar à lamice :).
    Todos os BTTistas lá do trabalho estão a acompanhar com imenso entusiasmo a vossa prova. Estamos a torcer por um pódio pleno!
    Beijos e abraços para toda a comitiva lusa.
    Iana

    ResponderEliminar
  24. Obrigado aos 3, estão de parabéns! São um orgulho para todos nos ;)

    Ainda acreditamos no top3 á geral, pois problemassss também acontecem ais outros!

    De qualquer forma: Carlitios falta trazeres uma etapa para casa por isso traz a etapa rainha ;)

    Boa forte e força!

    Abraço ,
    fLip

    ResponderEliminar
  25. Portugueses só de estarem aí a marcar presença já estão de parabéns, com as vitórias então, ainda estão mais. Muitos parabéns a todos. João e Tiago puxem ai por eles.

    Clara e Luís depois num passeio com o Clube BTT de Lisboa quero que contêm tudo ao pormenor. Pelos relatos do João devem de estar a passar por trilhos magníficos. Que inveja, também quero. :D

    Força :D

    ResponderEliminar
  26. Pessoal, impressionante a vossa força!!! Queremos um pódio tuga!!! :)

    Clara e Luís, o Clube BTT Lisboa está a torcer por vocês!!!!! Força para os restantes tugas.
    Beijinhos Caty

    ResponderEliminar
  27. Ontem lá fui fazer o nocturno da praxe para desanuviar, e curioso, a cada 5 minutos um companheiro se chegava ao meu ombro e comentava:
    "-Epá.. e o João?"
    "-.. aqueles gajos na Itália..:"
    "-Vão limpar o pódio.."
    etc, etc, etc..

    Força João, Tiago, Carlitos e restante troupe tuga.. Vocês estão a transmitir muita dessa vossa energia para quem aqui fica a torcer, e é muita muita gente e torcer por vocês.

    Mauricio

    ResponderEliminar
  28. Estão sem dúvida todos de parabéns :-)))). Estou mt feliz pelo espirito de grupo e entre ajuda que estão a ter e por parecer estarem a ter umas férias épicas. O pessoal que anda a seguir o teu blog anda sem dúvida a vibrar com os vossos feitos, de todo o grupo :-))). Beijinho grande para todos. Estou ansiosa por saber os resultados de hoje.

    ResponderEliminar
  29. força João e companhia, tentem n bater mto no austríaco, senão ele n ker correr mais contra os portugueses. boa sorte para amanhã e ainda vamos conseguir os 3 lugares pódio. depois diz kal bicicleta austríaco, vou meter ferro dentro quadro...lol..ASS. TOJO

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict