terça-feira, maio 22, 2012

Rally di Romagna Dia 4


O Rally di Romagna está a ser uma verdadeira caixinha de surpresas em termos de trilhos. Cada dia que passa os trilhos são cada vez melhores e agora que a chuva deu tréguas, estão cada vez melhores. Hoje estava reservado um banquete de single-tracks (mais uma vez) sendo que alguns deles fazem parte do Campeonato Italiano de Super Enduro \Down-Hill. Vamos por partes.

A base da prova tem ido de vilarejos tipicamente italianos. São povoações pequenas sendo o Rally di Romagna um grande acontecimento, mesmo que este tenha apenas 100 participantes.  Estes locais não tem grandes condições para receber este género de eventos, mas faz-se o que se pode e é de louvar o esforço e amabilidade de todos os envolvidos. Reclamar é fácil, mas estamos a fazer trilhos simplesmente fantásticos que apenas existem aqui e não me importo de fazer sacrifícios para os desfrutar. Obrigado organização por tornar isto possível! 



A minha vantagem para o 2º classificado era apenas de 13minutos à partida para a 4ª etapa. Não é nada para uma prova com estas características. Não poderia facilitar um segundo a não ser que fosse para colaborar com o Carlitos e com o Tiago Silva. A estratégia foi essa desde o inicio, conseguir controlar o andamento na fase inicial que lhes permitisse rodar no grupo da frente. Novamente o austríaco que estava em 3º não parecia muito satisfeito com isto e então lá tentou tudo para desmembrar o grupo. O máximo que conseguiu foi ficar sozinho entregue a 3 portugueses. Claro está que fizemos ‘’o nosso’’ papel e limitamo-nos a responder aos ataques. Sabíamos que o nosso adversário era mais limitado tecnicamente por isso tínhamos de esperar pelo primeiro down-hill a sério para lhe fugir. Assim o fizemos, ficamos isolados na subida que coincidia com o limite da zona bonificada. 

Após alguma discussão, eu passei eu primeiro, o Tiago em segundo e o Carlitos em terceiro, ganhando assim 4, 2 e 1min respectivamente. Daí em diante gerimos a etapa, apertando onde tínhamos de apertar, ajudando-nos uns aos outros, conversando e às vezes rindo. Estávamos a funcionar como uma verdadeira equipa, espectacular! Sempre apreciando ao máximo as paisagens, juro que me dava vontade de parar para apreciar e se pudesse tirar umas fotos e fazer uns vídeos, assim o teria feito…


Carlitos Ramones

O Carlitos desde o dia zero que disse que iria atacar na quarta etapa. Estava a cumprir à risca o plano, estava completamente à vontade nas subidas. Nas descidas também não se intimidava e fluía pelos trilhos enlameados e rochosos como se nada fosse. Estava possuído! 

Infelizmente um furo atrasou-o ligeiramente, eu cedi-lhe a minha botija de espuma para poder colocar pressão no pneu. Seguimos o nosso ritmo, apesar da vontade ser esperar por ele, mas não sabíamos quanta distancia tínhamos para os restantes adversários. O Carlitos acabou por chegar à meta 2minutos depois de nós, mas está prometido que amanhã ele voltará à carga. 


Trilhos Super Enduro 

Tenho de mencionar o ultima troço da prova porque é digna de registo. Primeiro subimos uma montanha, parte em cima da bicicleta, outra parte a empurrar a bicicleta pelo meio dos calhaus. Nada que nos surpreendesse e que agora nos incomodasse. Isto tem sido assim todos os dias. Vamos sair daqui com um belo treino de costas, braças e pernas. A descida era simplesmente alucinante!! Foram kms e kms num single-track técnico com relevés, drop, saltos a exigir perícia e controlo da máquina. Mais uma vez me surpreendi com a minha bicicleta roda 29 que ultrapassa tudo! Estes trilhos estavam balizados com fitas e marcados com placas com ‘’ FREE-RIDE – SUPER ENDURO ITALY. Wowwww, quando chegamos a Palazzuolo onde estava montada a chegada, a vontade que tinha era voltar subir a serra para voltar a descer estes trilhos. Simplesmente inacreditáveis! 


Novas amizades

Hoje vou vos apresentar as minhas mais recentes amigas, a Jenny, australiana de 65 anos que até hoje completou as etapas todas. Muito respeitinho por esta simpática senhora que atravessou o mundo para mostrar a muito boa gente que velhos, são os trapos! Respect!

 
A Gaya, uma cadela de raça lavrador é a segunda amiga que vibra com a minha chegada. Acabo a etapa e lá vem ela para cima de mim lamber-me todo e eu a ela! É uma querida! Está sempre pronta para a brincadeira e claro para um miminho…



Os Portugueses

Como devem compreender, não posso escrever tudo sobre todos os Portugueses que estão em prova. Clara, Luís Sousa, Zé Castro, Francelino Fernandes,  Nuno Fernandes, Tiago Almeida, estão todos bem de saúde, a divertir-se e prometem dar noticias!


Etapa 5 – Palazzuolo – Riolo Terme 

Segundo o que nos foi dito no briefing, a etapa de amanhã tem cerca de 80km com 3 400m D+. Foi uma etapa ‘’feita’’ hoje porque devido às condições meteorológicas, a organização teve de ajustar o percurso. O principal objectivo da etapa é ajudar o Carlitos e o Tiago a subir na classificação geral. Estão muito próximos dos seus mais directos adversários, neste momento ocupam a 3º e 5 posição respectivamente. Vamos lá amigos incentivar com comentários o Tiago e o Carlitos! Todos os dias lemos as vossas mensagens e são duvida nenhuma que elas se traduzem em watts aqui em Itália. 

Love the Ride!

Fotos : Bike&More




30 comentários :

  1. Vitor Lopes10:39 da tarde

    Grande Etapa. Força e que amanhã corra tão bem como hoje, mas sem furos. Força Tugas.

    ResponderEliminar
  2. Força Carlitos e Tiago, queremos um pódio só com Tugas

    ResponderEliminar
  3. Força João! Tiago! Carlitos! Em grande nível ;) boa sorte para a etapa de amanhã! Obrigado pelas crónicas João ;)

    ResponderEliminar
  4. Alfredo Azevedo10:43 da tarde

    Tiago e Carlitos, amigos, sempre na roda do João, menos das descidas, que esse gajo é maluco! :-) tirando isso sempre na roda desse animal! Era lindo um podium Português!! Vamos lá colaborem aí!

    ResponderEliminar
  5. Alfredo Azevedo10:48 da tarde

    João, quanto á tua relação com a Gaya... Prontos... Que é que hei-de dizer? Não havia necessidade,hum? Bem sei que deves estar a precisar de uns mimos... mas, humm... com uma cadela? humm?

    ResponderEliminar
  6. Toca a preencher o podio com portugueses !!!
    Força nas canetas!!!
    Love de ride !!

    ResponderEliminar
  7. O Carlos e o Tiago que tragam o 2 & 3 lugar, se nao deixa-os aí em Itália João!
    :P

    Boa sorte para amanha e espero que no final da etapa a geral seja com 3 tufas a liderarem, se nao PROBLEMASssssssssssssssssssss....

    Abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  8. bem dizia o meu irmão que vocês andavam de mota !!!!!!!!!!!!! bora lá para o pódio 100% português. Abraço e boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Tenho gostado imenso do que aqui tenho lido.
    Grande lição de companheirismo (em alta competição!?!?)
    Não há dúvida que estamos na presença de Grandes Campeões.
    Só posso continuar a torcer por vocês todos e dizer-vos para se aplicarem a fundo, evitarem as lesões e desfrutarem de toda a natureza que vos rodeia. O resto virá com certeza por acréscimo.
    Força! Vocês merecem!
    Cada vez mais "Love the Ride"!!
    Abraços,
    José Rodrigues

    ResponderEliminar
  10. Ah! já me esquecia... PF manda cumprimentos (e elogios) à Jenny.
    Com a idade dela, é de se lhe tirar o chapéu ...!
    José Rodrigues

    ResponderEliminar
  11. ola, espero k se encontrei bem.
    kal é a duvida k o Tuga chega, adpta-se e se impoem,
    é malhar neles e comer kilometros, e termos um pódio português
    boa sorte e força ai

    ResponderEliminar
  12. Bora lá enrolar a perna malta, quero um podio "verde e vermelho"

    Filipe Moreira

    ResponderEliminar
  13. Alcuni verdaeiros campioni.
    Peccato che la TV non arrivare a sport quali mountain bike e segnalato questi traguardi.
    Congratulazioni a tutti i portoghesi e la forza di pedale

    ResponderEliminar
  14. Ah equipa dos diabos!!! Joãozito, Tiaguito e Carlitos! Lindos!
    Esse austríaco já me começa a enervar...Vocês dêm "cabo" dele de uma vez por todas!... Ninguém lhe dá uma "passa"? Se amanhã ele continua com essa treta, vou eu aí e nem que lhe faço!... Ai!...
    Deem-lhe com força rapazes... e rapariga!
    Iana

    ResponderEliminar
  15. Isto está ao rubro...faz-me recordar ha 3 anos atrás quando 2 cromos foram num espaço de 2 meses a 2 provas deste género...a diferença é que o fuso horário era gigantesco e dava comigo a por o despertador a tocar de madrugada, de hora a hora pra espreitar no fórum se já havia novidades...Fónix...já foi há 3 anos...:P


    FORZA SQUADRA TUGAAAAAAAAAA!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meninos...não se lembrem de ir ao crocodile trophy senão tô tramada :D

      Eliminar
  16. Força tugas
    Parabéns a todos por esta aventura
    Obrigado João pelos relatos que criam agua na boca e vontade de pedalar
    Que corra bem amsnhã a todos
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Boas...
    Belos relatos João!!Vamos la arrebentar com esses gajos e mostrar quem e que manda em terras Italianas..
    Estamos todos aqui a torcer para que amanha ou depois haja um pódio só PORTUGUÊS!!
    Força nas canetas...Grande Abraço

    ResponderEliminar
  18. Força João Tiago e Carlos o pódio vai ser nosso!!!!

    ResponderEliminar
  19. isto sim é o espirito do BTT... força carlitos e tiago não largar a roda do joão!!!

    ResponderEliminar
  20. Brasuquete1:48 da manhã

    PortugueteSSS (vale p os 3, hum e p o resto da trupe tb) acelerem as máquinas que tem torcida brasileira na área!!! Jony amei suas novas amigas :)
    Amanha ta fácil essas condições de prova eh boa p o trio! Queremos o pódio dominado! Muitos beijos :)

    ResponderEliminar
  21. Tugas, mas que orgulho!!! :)
    Um grande beijinho para o Luís e a Clara, grandes malucos! Obrigada pela crónica João
    Beijinhos
    Caty

    ResponderEliminar
  22. Como Caty, também eu agradeço esse prazer de ler diariamente a tua "reportagem". Funcionas como um órgão de informação que nos presta aum excelente serviço ao fornecer notícias fresquinhas e alucinantes.
    Ora então boa sorte para essa missão que estão planeando para o dia de hoje.
    Aquele abraço para todos e beijos para a neta. kkkkk
    Fiquei deveras impressionado com o registo da atleta australiana - Bravo!!!!!!!!!!! E eu a pensar que sou cota para o BTT :))))

    ResponderEliminar
  23. É sempre a bombar ... Parabens pelo vosso desempenho e por todos os vossos comentarios sobre essa prova. Força tugas estamos perto de ter o top 3 na prova

    ResponderEliminar
  24. Aqui vão mais watts para todos os tugas, está a ser surpreendente a vossa prestação, para mim isto é btt de nível mundial, excelentes prestações, agradeço a todos os tugas esta semana alucinante, não dá para sair do teclado à espera de mais notícias ... Força João Força Tiago só faltam duas

    ResponderEliminar
  25. Boas :-))) Sem dúvida um dia fixe :-))). Esperemos que continue a correr tudo bem. Aguardo ansiosamente as novidades da estapa seguinte :-). Estamos todos a torcer por um podio português :-). Beijinhos para todos. Clara força aí.

    ResponderEliminar
  26. opa, só pela paisagem e o abraço do cão valeu o dia, que liiindo. Parabéns e Ânimo, força e excelente desempenho :) Salete

    ResponderEliminar
  27. Força Tugas, já faz parte da minha rotina ler o teu Blogue , fico sempre ansioso pelo vosso desempenho....
    Força e Boa sorte a todos and Love the Ride! :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict