domingo, abril 22, 2012

Maratona Luso Galaico – Esposende - Report

A PROVA

Confesso que estava receoso antes de começar a maratona. Os treinos durante a semana acusavam o cansaço dos 42km mas a correr a pé do domingo passado. Na companhia do Zé,(sim o Zé Silva que está lentamente a voltar às lides ‘’habituais) e também da Anita, alinhamos na imensa multidão de atletas.


Muita gente conhecida, não só amigos mas clientes Nexplore que faziam questão de  vir ter connosco para trocar impressões sobres os nossos produtos e também  perguntavam sobre a DOURO BIKE RACE (que brevemente abrem as inscrições). É sempre bom estar nesta envolvência, neste contacto directo com as pessoas. Talvez por isso, da muita conversa antes da partida, acabamos por partir lá bem de trás. Assim que foi dada a partida dei inicio à recuperação, felizmente houve muita estrada e larga durante os primeiros kms que deu para recuperar até ao grupo da frente. Um esforço brutal que acabei por pagar mais para a frente….

Pouco a pouco recuperei posições até chegar ao grupo do 2º, 3º e 4º. Durante algumas dezenas de kms andei com este grupo (José Rodrigues e José Soro). Fomos alternando de posição, conversando e até brincando em algumas situações. Assim o tempo e o sofrimento passava mais facilmente.
No Km 55 acabei com descolar, as pernas cederam, apesar do pulmão ainda estar bem. Foi a ultima subida do dia, sabia que ela existia, mas não estava à espera que fosse tão longa e também tão inclinada.(Apesar de que nesta fase tudo parecia uma parece…) 

Nesta fase o percurso da meia maratona juntava-se com o da maratona. Desta fase em diante todo o cuidado era pouco para as ultrapassagens e para as sucessivas curvas e contra-curvas. Talvez por isso o então 3º classificado (José Soro) não terminou nesta posição. Fui surpreendido na chegada à meta com o 3º lugar, atrás do Nelson Sousa e do José Rodrigues. Ambos estão de PARABÉNS!
Fiquei feliz pelo 3º lugar, não consegui fazer mais, mas também deixei tudo o que tinha no trilho! Fico ainda mais feliz pelo Zé estar de novo no ''activo''. Fez a prova na sua Blizzard FULL HARDTAIL e fez um belo 42º lugar. Muito bem Zé! Também gostei de conhecer a veia competitiva da Anita que vinha ''aziada'' por se ter enganado e ter perdido tempo preciso para a sua classificação.



ABASTECIMENTOS

Não precisei de nada a não ser de água, optei por levar a mochila EVOC CC 6L com LONG ENERGY. Levei também barras HIGH ENERGY & ENERGY PLUS, gel LIQUID ENERGY, tudo da SPONSER. A não menos importante, a bela da Banana e água no bidons também ‘’viajou’’ comigo hoje.  Não precisei do ACTIVATOR, senti que não ia fazer grande diferença se tomasse ou não e então decidi poupar para a próxima. Como diz o ditado, em Roma sê Romano, então no final tive de recuperar com as deliciosas e típicas clarinhas (ou ''claronas'') de Fão. No pequeno-almoço, testei os cereais Muesli também da Sponser, acompanhado com broa de milho e mel...combinação perfeita para longas distâncias!


PERCURSO
Na generalidade o percurso estava bem marcado, com fitas, placas, voluntários, escuteiros e GNR! Alguns pontos exigiam atenção o que com o cansaço acumulado provocava alguns ‘’idas e voltas’’.  Com a chuva que caiu nos últimos dias, encontramos muitas e profundas poças de água, ainda passei por algumas, mas depois acabei por abrandar e passar pela lateral para não correr o risco de afogar.
O percurso apesar de ter muita parte rolante, tinha muitas partes técnicas com muita pedra e descidas longas onde atingíamos velocidades ‘’interessantes’’. Claro que para ter descidas destas, houve também subidas com fartura e algumas delas faziam lembrar os tempos dos 3 pratos na pedaleira…
Encontramos também algumas zonas de single-tracks que me ‘’transportava’’ para outras zonas que não em Portugal. SS divertidos, rápidos mas eram tão apertados que o meu guiador mal passava…


ORGANIZAÇÃO
A organização está de parabéns por vários motivos que já mencionei e também:
  • Pela festa que montou na chegada onde tínhamos várias atracções: exposição de bicicletas (muito) antigas, insufláveis para as crianças, tendas de expositores, entre outras coisas;
  • Pelo local escolhido para a PARTIDA\CHEGADA bem junto à foz do Rio Cávado. Muito agradável, com fácil acesso e muito espaço;
  • Pelas pessoas da própria organização que sempre se revelaram muito prestáveis. (Falo da minha experiência).


O CONVÍVIO

Além do convívio com outros atletas que já mencionei, o grupo que viajou de Amarante para Esposende foi impecável…mais uma vez. A Ana Azevedo, o Alfredo Azevedo,  Anita, o  Zé e o Miguel que fez o extreme e que se juntou à gente no final do dia. Um agradecimento especial ao irmão da Ana, o Paulo Sequeira, que nos cedeu a sua casa para servir de ''base'' da equipa. 

 

DADOS DO GPS

Distância: 65,8 Km
Acumulado: 1 550m
Tempo: 3.11h
Posição: 3º Geral

BICICLETA UTILIZADA : Rocky Mountain Vertex 990RSL


PRÓXIMA PROVA

É já para a semana, desta vez em Itália em Riva del Garda. Pelo 3º ano consecutivo irei estar presente e enfrentar a RONDA EXTREMA que terá algo como 110 km com mais de 3 500m D+ ao longo dos Alpes. É um misto de lazer com (muito) trabalho pois lá iremos ter várias reuniões com as marcas que a Nexplore representa.
Relatos das edições aqui:

Love the Ride...always!

PS. Quando tiver fotos no terreno coloco.

24 comentários :

  1. Parabéns Português, a a toda equipe! Vocês são demais! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabens pela excelente prestação...

    ResponderEliminar
  3. Parabens Marinho ! És um grande atleta ! Só ainda não tens as luvas brancas ! Vamos aguardar... Um abraço. José João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luvas brancas? Não percebi... :)

      Eliminar
    2. Marinho as luvas brancas e qd se esta moreno excepto as mãos de treinar bastante ! José João (Esposende)

      Eliminar
    3. Eu sabia que eras tu Zé João! :) Eu não fico com as mãos brancas porque treino sem luvas, os ESI permitem isso eheh Abraço!

      Eliminar
  4. muitos parabéns já conhecia o seu face já ouvi bastantes vezes o seu nome mas só hoje vi quem realmente era e muitos parabéns . Ja em relação ao Zé já tinha assistido a uma prestação dele na prova da isabelinha e vi que tem ai maquina a afinar :) boas pedaladas assi:ricardo pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo! Um abraço e até ao próximo evento!

      Eliminar
  5. Podes dizer o real motivo da minha azia João. Eu estou-me nas tintas para a classificação pq eu sei que sou a maior . . .da minha rua lol. O meu ' problema ' foi mesmo que na suposta metade da distância que percorreste eu demorei mais tempo que tu. E não fosse o bónus que fiz em km isso não tinha acontecido grrrrr. Tirando isto, já tinha saudades de fins de semanas destes :) Bjoka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da tua rua e até da tua casa ihihih :) Pagaste o mesmo e fizeste mais kms...olha que nos dias de hoje isso é importante :) Temos de combinar mais fds assim! Eu também já tinha saudades disto!

      Eliminar
    2. Só para que registar e comprovar a minha teoria...

      1568 JOAO MARINHO 3 03:08:14


      2236 ANA SARAIVA 942 03:12:37


      Ah pois ééééééé :)

      Eliminar
    3. eheh :) Já viste a minha diferença para o 4º classificado? Ele estava mesmo ''á cuca'' :)

      Eliminar
  6. Parabens...
    pouca a pouco vais chegar novamente ao topo..
    Zé carrega se não nunca mais apanhas o João..:)
    Força champs...
    love the ride...
    abc
    afonso

    ResponderEliminar
  7. Parabéns João, como sempre excelentes rescaldos!
    Boa sorte em Itália.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns João,bom resultado.

    ResponderEliminar
  9. Pedro Fonseca9:44 da tarde

    Parabéns João e Zé.
    Fico feliz por ver que continuam em boa forma.
    um grande abraço,
    Pedro Fonseca (HE)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro! Um abraço a todos vocês HE's!

      Eliminar
  10. É isso campeão , depois de 42 km ...grande prova a pedalar. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim! Um abraço e bons treinos!

      Eliminar
  11. Paulo Sequeira8:53 da tarde

    Grande prova João....ficamos contentes por saber que a "base" agradou.
    Abraço,
    Paulo e Tiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Like!!! Paulo...um grande Like para ti :)Obrigada!

      Eliminar
    2. Big Like Paulo e obrigado mais uma vez!

      Eliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict