domingo, abril 29, 2012

Riva del Garda - Rocky Mountain Marathon

Nem sei por onde começar, há tanto para falar sobre este fim de semana que confesso que estou confuso. Desde a viagem, ás importantes reuniões de trabalho com as marcas que (Nexplore) representamos, ao ambiente do festival, à prova em si...bem, vou tentar fazer o meu melhor e tentar contar-vos tudo.

RIVA DEL GARDA

Se vocês não conhecem Riva del Garda, procurem no Google por imagens deste paradísico local no norte de Itália. Não consigo transcrever em palavras a beleza do local. Riva del Garda é uma das muitas cidades à volta do Lago di Garda, mas nenhuma delas tem o misticismo, a tranquilidade e a beleza que Riva possui. É um destino de sonho para muita gente e especialmente para quem gosta de Mountain Bike. As montanhas à volta deste lago chegam a ter 2 000m de altura com trilhos para todos os gostos, especialmente para quem gosta de FREE-RIDE & DOWN-HILL!

É a terceira vez que venho a este festival, que apesar de ser em Itália, atrai expositores de vários países. São expostos produtos da gama de 2012 e são apresentados alguns produtos de 2013 com mais ou menos exposição. O festival tem inúmeras actividades paralelas para as várias vertentes da bicicleta: Enduro, 4CROSS, Dirt Jump, Maratonas com vários níveis, enfim, não há tempos mortos! 
Depois de em 2010 ter vindo com a Luli, o ano passado a ''solo'', este ano o Alfredo Azevedo juntou-se a mim nesta viagem a Itália.

A VIAGEM - SEXTA-FEIRA

Antes disso, a viagem! O nosso voo marcado para as 09h obrigou-nos a madrugar, o que depois de um dia repleto de reuniões, preparar as malas resultou numa visita à cama de apenas 2.30h. Quando chegamos a Itália, parece que a estação tinha mudado, estavam 27º, um calor abrasador comprando com o frio e a chuva de Portugal. Dividimos tarefas, o Alfredo conduziu e eu dormi durante a parte da viagem...A viagem era ligar Milão-Bergamo a Riva del Garda, parte em auto-estrada, parte em estrada nacional..O Alfredo não conhecia o caminho, eu a dormir, resultado - cerca de 150km a mais consequente chegada a Riva fora de horas e apenas houve tempo de montar as bicicletas, ir até ao centro da cidade e aterrar para por o sono em dia por no dia seguinte tínhamos reuniões marcadas com a EVOC, Rocky Mountain & Sponser.




SÁBADO - O DIA DAS REUNIÕES

Foram autenticas ''maratonas'', mas felizmente todas elas bastante produtivas e benéficas para ambas as partes. Fala-se de negócios, eventos, competição, equipas...começamos às 09h e acabamos já perto das 19h com a cabeça a latejar, mas com a sensação de dever cumprido. Saímos para pedalar, não tanto nós queríamos, mas há prioridades e não podemos fugir delas. A organização proporcionava uma PASTA PARTY onde também era feita apresentação do percurso dos vários níveis das maratonas.





DOMINGO - DIA DA MARATONA

Milhares de pessoas vem até Riva neste fim de semana prolongado. Aproveitam o festival para testar bicicletas, participar nos eventos e no fundo passar os dias de descanso. Um grande maioria participa nas maratonas que são propostas. Existem 4 níveis : RONDA FACILE, RONDA PICCOLA, RONDA GRANDE & RONDA EXTREMA. Nos últimos dois anos fiz a RONDA EXTREMA, e este ano repeti a dose. O percurso manteve-se inalterado, sabia o que me esperada.... subidas muito longas, descidas vertiginosas, gravilha com fartura, alguma pedra e uma paisagem lindíssima.

Fiz a meu ver uma boa gestão de esforço controlado na primeira metade do percurso para depois na segunda metade apertar um pouco mais. Esta gestão resultou num 31º lugar com um tempo abaixo das 5h. Cumpri o meu principal objectivo que era fazer menos de 5h, coisa que nunca tinha conseguido. Não terminei nos 30 primeiros que era outro dos meus objectivos, fiquei a menos de 1minuto de o conseguir, mas fico satisfeito pela minha performance.


O vencedor da prova à geral foi surpreendentemente um atleta Master, que relegou para a segunda posição o actual campeão do mundo de Maratonas, Alban Lakata. A lista de participantes estava repleta com os melhores atletas desta modalidade. É sempre um prazer competir contra estas ''máquinas'', mas melhor ainda quando a diferença de tempo para eles é pequena!

O Alfredo fez a RONDA GRANDE, com os seus 84.9km e 2 718m D+. Demorou cerca de 7h para cumprir o percurso. Como não estava preocupado com a classificação, aproveitou para socializar, fazer novos amigos e aproveitei para ver a paisagem mais tranquilamente.


SOBRE O MATERIAL USADO

Talvez esta tenha sido a competição que mais senti a qualidades do material que uso. A Rocky Mountain Vertex 990RSL com as suas rodas 29'' superou as minhas expectativas para este percurso. Tinha os termos de comparação com 2010 e 2011 em que usei a Vertex Team RSL (rígida roda 26'') e Element Team RSL (suspensão total roda 26'') respectivamente. As rodas 29'' para este tipo de perfil de percurso encaixa na perfeição e uma coisa que senti claramente foi na capacidade de acompanhar os ''cavalões'' alemães Italianos a rolar...Os produtos Sponser apesar de não ser novidade, nesta prova usei mais uns produtos - GEL com BCAA's e AMPOLAS de Magnésio. Definitivamente que ajudaram para obter este resultado. O ACTIVATOR novamente mostrou o que é capaz e quando abri a ampola na ultima subida, mais pareceu que meti o turbo! Impressionante! Depois de no dia de ontem ter experimentado uma mochila de hidratação EVOC ainda em fase de prototipo, optei por não a usar. O Alfredo usou e disse maravilhas, por isso estejam atentos que breve terão mais informação!








PESSOAS 

O festival é o ponto de encontro para muita gente. Aqui voltamos a encontrar-nos com os responsáveis pelas marcas, mas também atletas e outras pessoas ''famosas''. Aproveitei para trocar umas palavras com o Canadiano Brett Tipie, um dos pioneiros do Free-Ride e que representa as cores da Rocky Mountain. Também o Thomas Vanderham, outro atleta ligado a esta vertente radical lá estava. O pessoal conhecido das maratonas e cross-country andava por lá mas acabei por não tirar retratos com eles...



DADOS DA PROVA

País : Itália
Cidade - Riva del Garda
Distância - 105km 
Acumulado - 3 508m D+
Tempo - 03.59.09s
Posição - 31º 




REGRESSO A CASA

Amanhã o festival continua e vamos aproveitar para ver as restantes ''montras'' de outras marcas uma vez que o nosso voo de regresso é na terça. De manhã ainda quero convencer o Alfredo a ir pedalar um pouco, mas não sei se consigo...a ver vamos!


Relatos das edições aqui:

Love the Ride...always!

PS. Desculpem os erros, mas amanhã prometo reler tudo e corrigir os erros!

Sem comentários :

Publicar um comentário

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict