sábado, abril 14, 2012

Amesterdão - Roterdão a pedalar!

Holanda, um país que rompe com o tradicional, onde são permitidas extravagancias, onde a liberdade de expressão impera, onde a cultura ganha lugar de destaque e onde as bicicletas são respeitadas e utilizadas por todos sem preconceitos. Pedalar de fato (terno no Brasil), de saltos altos, ou mini saia é normal, ninguém vira a cabeça por isso, é normal! 


Já tinha pedalado na Holanda em 2006 na Eurotrip de bike com o . Voltar a este país é sempre um prazer para quem gosta de pedalar como é o nosso caso. Depois do nosso EXPRESSO NORTE A SUL em Portugal, onde levei a Luli a conhecer o Alentejo e o Algarve, vim com ela para a Holanda para dar apoio na Maratona (a correr) de Roterdão que a NEW BALANCE apoia.




No país das bicicletas, tínhamos de andar de bicicleta, portanto nada melhor que ligar Amesterdão a Roterdão a pedalar. Desta vez decidimos inovar, em vez das nossas habituais Rocky Mountains, alugamos uma tandem (bicicleta de dois lugares) e colocamos o nosso atrelado Weber Monoporter. O aspecto era de um pequeno comboio movido a pedal, provocando alguma surpresa e sorrisos por onde passamos.



Os primeiros metros foram que algo que complicados pois exige coordenação de movimentos, conhecer a bicicleta, fazer viragens, etc..isto tudo ao ritmo de muita gargalhada como é típico nas nossas viagens!
Amesterdão é uma cidade apaixonante com as casas características em tijolo, os canais e os barcos , as bicicletas ''amontoadas'' em tudo o que é lugar, a diversidade de povos que se cruzam na tua frente, do cheiro a ''erva'' queimada...e tantas outras coisas que colocam a cidade num patamar único a nível mundial.


Saindo de Amesterdão seguindo as indicações do GPS foi algo de engraçado pois andamos às voltas sem sair praticamente do sitio durante um bom tempo, mas tudo bem, era tudo bonito de se ver! Assim que saímos da cidade, encontramos ciclovias, campos verdejantes, os tradicionais moinhos, plantações de tulipas e narcisos, canais de agua ligando cidades onde cada casinha tem o seu barco à parta...um visual que estimula todos os sentidos e que nos transporta para outra realidade.


Pedalamos 6h sem nos apercebermos, quer dizer a Luli percebeu porque chegou a um ponto que o cansaço acumulado falou mais alto. Felizmente que já estamos perto do nosso destino, Roterdão! Chegamos na cidade já de noite, o frio apertava e a fome também. Depressa encontramos o Hotel onde a equipa New Balance estava instalada onde nos juntamos também.

 
O dia seguinte conheci não só a equipa que veio do Brasil : Jullian, Maria, Ciro, Gus como também o staff mundial da marca, com representantes dos EUA, África do Sul, Japão...o convívio foi ''super legal'' com eles. Pessoas muito acessíveis, divertidas e que conversam connosco como nos conhecessem há nos! Sinto-me um privilegiado por conhecer e integrar esta equipa, obrigado NB!
 

Hoje, véspera da Maratona, dei uma pequena corrida para ver como me sentia, pois fiquei de tal maneira envolvido com as pessoas e com o evento que estou com vontade de fazer a Maratona. Pior é que não corro faz 4 meses, desde a Maratona da Disney em Janeiro. Parte do meu corpo diz que sim, outra parte diz que ''é melhor não'' e agora, o que eu faço?

8 comentários :

  1. Corra João. Acompanhe a Luli, a Maria e o restante do pessoal. Estarei aqui do Brasil acompanhando. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. João, vou deixar de vir ao teu site. isto é um atentado à integridade psicológica das pessoas. É injusto!

    Aqui busca-se prazer, viaja-se sem sair da cadeira, conhece-se o mundo através de um click, respira-se algo que amo: desporto! Obrigado pela partilha das tuas "loucas" aventuras saudáveis.

    Quanto à pergunta: Tu és desportista por natureza e ainda não li/vi/ouvi dizer que não aceitaste um desafio portanto: dá corda às sapatilhas :D

    Abraço e continuação de boas aventuras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marco pelas tuas palavras! Eu apenas partilho as minhas experiências com vocês para que vocês também possam viver estas viagens. Forte abraço!

      Eliminar
  3. Corre Portugues, os 45 minutos de treino hoje já foram suficientes! Certeza que o mutante está preparado!

    ResponderEliminar
  4. O que fazes??

    Ora, LOVE THE WALK !!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá João;

    Conheço bem todas estas paisagens, há muitos anos. Por toda a Holanda são milhares de kilómetros em ciclovias com lugares lindos de pedalar. Faço de vêz em quando BTT, e disfruto com amigos esses belos momentos, nestas paisagens.

    Um abraço
    José Xavier
    http://josexavier1.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,
      Você vive num país maravilhoso! A gente volta daí encantado.
      Um abraço!

      Eliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict