sábado, março 24, 2012

Dia de S. Rally

Nos finais dos anos 90 quando o Rally de Portugal fazia furor a norte de Portugal,  as escolas fechavam porque 90% dos alunos e mesmo dos professores! O dia começou a ser apelidado de dia de S. Rally dado o impacto na região. Havia várias especiais em Amarante e nos concelhos à volta...Baião, Mondim de Basto, Fafe...



Na altura as figuras eram outras, Saiz, Mcrae, Burns, Hakkinen, Oriol,... mas o espírito é o mesmo. Multidões que literalmente invadem a serra tornado as encostas verdadeiras bancadas de um estádio de futebol. Muita gente vai no dia anterior, passam a noite na serra para garantir o seu lugar. É impressionante a paixão das pessoas (do Norte) por este desporto. Ter voltado hoje ao ambiente de Rally foi reavivar a memória dos tempos do liceu em Amarante, quando ''fugia'' com os amigos para ver os carros a passar. Muitas das vezes à custa de noites sem dormir passadas na serra em volta de uma fogueira, outras vezes debaixo de tempestades como naquele ano de 1999.



Churrascos, cerveja, vinho, rolotes, barracas...vale tudo para aconchegar o estômago e tornar o dia mais alegre...Estiveram presentes alguns pilotos dos WRC que deram espectáculo à sua passagem, mas também os restantes pilotos Portugueses, em carros mais ''modestos''. Todos eles abrilhantaram a festa!

 
Quando há muitos anos atrás tiraram o Rally do Norte por questões de segurança, tenho de aceitar porque de facto nós éramos loucos e os acidentes aconteciam. Mas em 2012, demos a prova que somos capazes de nos comportar, de ser ordeiros e de respeitar os agentes de autoridade e marshalls que diga-se de passagem fizeram um trabalho exemplar. Eventos como este fazem falta ao norte! Eventos que criem impacto no comercio local, que promovam a região e o país. T R A G A M  O  R A L L Y P A R A  O  N O R T E!


Foi bonito ver as dedicatórias ao McRae que infelizmente já não está entre nós...''MrCae, aqui serás sempre o Rei!'


 

Gosto de ver Rally sem duvida, mas o que mais me cativou foi sentir de perto a paixão das pessoas por este desporto. Foi um dia bem passado com o amigo Manel e os amigos de Amarante que me deram reabastecimento no Alto do Serra. Pedro, Artur, Ana, Obrigado! Um dia de muitos encontros inesperados, velhos amigos que já não via há anos, outros amigos do pedal, mas todos com ''fome'' do Rally! Espero eu...até para o ano Rally!





Saí de Amarante a pedalar por volta das 07h e só cheguei a casa 09h depois e com 105km nas pernas...foi um excelente treino!



Love the Ride!

2 comentários :

  1. Que demais! queria estar ai! Quem sabe no ano que vem! adorei as fotos! Principalmente a da pedra hahahaha :)

    ResponderEliminar
  2. Gostaste da pedra Lu? Então tens de ir ao Santuário da Sra da Lapa...tem uma semelhante dentro da igreja e reza a lenda que só consegue passar quem tem fé :)

    Bjoka

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict