segunda-feira, novembro 14, 2011

Bonito - A programação

A programação era intensa…o dia começava bem cedo, por volta das 6.30h já não se podia dormia mais tal era o ruído que as arancuã debitavam. Não podia haver melhor despertador natural que este animal!
 As actividades em Bonito são muito diversificadas e todas elas exigem esforço físico. Aqui existe uma integração perfeita entre a natureza e homem. Tudo é pensado para minimizar o impacto da presença humana. 
 


A flutuação no Rio da Prata é surreal, os peixes não se incomodam com a nossa presença e até se aproximam como se estivessem curiosos. A água é transparente e a variedade de peixes impressiona. Um autentico aquário natural! Nunca tinha experimentado flutuação Snorkel e num cenário destes é impossível não ficar apaixonado por este novo desporto!



O Buraco das Araras é outra das atracções de Bonito. A maior dolina da América do Sul com 500m de diâmetro e 100m de profundidade é um recanto onde as araras encontram abrigo. As araras são um ser monogâmico e são fieis ao parceiro toda a vida, por isso são vistas normalmente aos pares. As cores intensas e vivas seduzem qualquer um.


Depois da flutuação, veio o mergulho com cilindro sendo mais um desporto inédito para mim. Confesso que estava com algum receio em colocar todo aquele equipamento às costas e mergulhar nas águas do Rio Formoso. Rudimar da Caiman Scuba depressa nos “formou’’ e nos colocou à vontade. Mergulhamos apenas alguns metros durante algum tempo, mas fiquei cativado e com vontade de repetir experiência.  


Arvorismo…pensei para mim, o que será? Tudo bem, deve ter a ver com árvores. Não contei para o Márcio nem para a Luli que não sabia o que era. Quando cheguei ao local e vi os obstáculos, as passadeiras, as escadas, os cabos de aço…pensei, estou feito! Mas tudo bem, agora há que seguir em frente! Os obstáculos variavam, mas o principal foi ter feito todo o percurso com sapatilhas de encaixe e com sola em carbono. Parecia uma ‘’cinderela’’ pois ao mínimo deslize ficava pendurado a vários metros de altura.Mais um desporto novo, Afeeee!



O Abismo, a palavra assusta e não é para menos! O Abismo de Anhumas é uma descida em rapel com 72m de altura sem nenhum ponto de apoio, completamente suspensa numa caverna gigante. No fundo estava um lago e algumas construções da natureza impressionantes. Estalactites e estalagmites com milhões de anos, os maior cones naturais submersos do mundo…parecia que estava noutra dimensão, surreal! A subida era feita em corda também, usando o movimento dos nossos membros superiores e inferiores. Foram necessários vários minutos para subir os 72 m. A corda estava suspensa por isso o balançar acontecia, mas à medida que progredíamos na subida e estávamos mais alto, mais assustadora era o visual.




O Gruta do Lago Azul é também outra das atracções de bonito. Uma enorme caverna com um impressionante lago azul no fundo. É necessário descer 220m para nos aproximarmos do lago. Não é possível tocar na água para não perturbar o ecosistema que lá existe. Aqui também abundam construções milenares da natureza. Estalactites e estalagmites com milhões de anos e outras nascendo são uma constante ao longo da gruta. Aqui também parece que entramos noutra dimensão totalmente nova. A energia imanada pela gruta transforma-nos noutras pessoas e faz-nos pensar no quanto efémera é a nossa passagem nesta terra.

 

A bicicleta veio? Sim, tinha de estar incluída na programação. Viemos a Bonito por vários motivos, mas um deles foi analisarmos em conjunto com a Lobo Guara como podíamos colocar a bicicleta nos programas existentes e acrescentar outros. Martin, um argentino de Mar de la Plata apaixonou-se por Bonito e acabou por ficar trabalhando como guia na Lobo Guara. Uma pessoa humilde, pura e um enorme coração. Acabou por ser muito mais que um guia, foi um conselheiro, um amigo e um companheiro de pedalada. Martin nos levou aos lugares mais bonitos de Bonito (face a expressão).


O Parque da Budoquena a cerca de 50km de Bonito foi também visitado. Um parque que sofreu uma enorme devastação há umas dezenas de anos atrás, provocada pela necessidade de criação de locais de pasto para o gado. O governo está agora empenhado na sua recuperação e a Lobo Guara está incluída no programa. O objectivo é implementar o mesmo programa de Bonito – Um ciclista uma árvore – Cada ciclista que visite a região é convidado a plantar uma árvore e assim contribuir activamente com a natureza. Foi um enorme privilégio ter iniciado o processo de reflosrestamento do parque. Aqui plantamos 3 árvores, uma por cada ciclista. A mim coube-me uma Embaúba que se juntou à Aroeira plantada em Bonito. Neste Parque acontece mais um fenómeno da natureza, um Rio que desaparece no meio das rochas e volta aparecer 1 500m à frente. Durante este troço o rio flui via subterrânea. Uma fazenda junto ao Parque foi a nossa base. Aqui tivemos cama, comida e acabamos fazendo mais um amigo, o Márcio, dono da fazendo que gentilmente nos recebeu. Obrigado Márcio! 


Os tucanos! Há longos anos que queria ver um ao vivo. Depois de estar em vários países da América central e do Sul onde é o habitat natural este pássaro, nunca tinha visto um sequer. Nestes dias em Bonito vi vários, contei um 8 tucanos! Ebaaaaaa!



A Guavira! Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar neste fruto. A Guavira é um pequeno fruto que nasce naturalmente na mata. No passado era praga e ninguém se dava ao trabalho de a apanhar, agora vê-se muita gente na berma da estrada apanhando este delicioso e viciante fruto. Eu adoro fruta, por isso sempre que pude comi Guavira e outros frutos típicos da região e do Brasil.

 

Os furos! Tive um, entrou um espinho no pneu traseiro e coincidência das coincidências, aconteceu em frente a uma Mangeira…enquanto eu coloquei uma câmara, os parceiros de viagem deliciavam-se ‘’chupando’’ manga. Assim que terminei juntei-me a eles e acabei por comer uma 6 Mangas em menos de 5 minutos! O campeão dos furos foi o Martin, teve tantos que tivemos de regressar a casa mais cedo pois esgotou o stock de câmaras e remendos que tínhamos disponíveis. Estava possuído!
Bonito é Bonito sem dúvida! Os seus atractivos naturais cativam brasileiros e turistas internacionais! É uma cidade com 20 000 habitantes mas com capacidade para albergar 5 000 pessoas! Muito boas lições de ecoturismo pude tirar desta terra!!

Márcio, Martin, Rudimar, Márcio (Fazenda) e Luli, obrigado por todos os momentos passados. Foi BONITO!!!

2 comentários :

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict