terça-feira, abril 19, 2011

Zé BTT

José Manuel Abreu da Silva, mas conhecido por Zé Silva ou somente o Zé BTT de Amarante. No dia que celebrou o seu 29º aniversário decidi escrever este pequeno texto para lembrar a amizade que nos une há anos.




Longe vai o liceu e as aulas em comum da área de Electricidade, foi aí que nos conhecemos. Nessa altura andávamos ambos de bicicleta em grupos diferentes, mas depressa começamos a partilhar os passeios de domingo. O final do liceu (2011) separou-nos, eu fui estudar para o Porto e ele para Vila Real, ambos na mesma área - Electrotecnia.



Apesar da distancia, frequentemente fazíamos ''intercâmbios'' ora no Porto, ora em Vila Real. O convívio universitário nessa altura era simplesmente fantástico! Esses tempos davam para tudo: Borgas, treino, ''gaijas'', passeio e vá, estudar...

 


As primeiras provas começaram em 2002 e logo na altura da semana académica, como devem adivinhar, os resultados não podiam ser brilhantes, mas nessa altura era o que menos importava. 

Recordo com saudades os tempos em que íamos para as provas ''feitos salsichas'' numa carrinha com a restante equipa dos ''Terríveis'', em que a refeição antes das provas eram: bolinhos, rissóis e fêveras. 
Os tempos em que por vezes regressávamos para o Porto ou para Vila Real de bicicleta depois das provas dos campeonatos regionais do Minho e do Porto....

Tantas boas recordações que estaria a noite a escrever sem nunca chegar ao fim.

Começamos as aventuras nas férias grandes de 2002 com a volta a Portugal em autonomia. A primeira vez que fomos ao sul do país e que quase matávamos os nossos pais de susto quando lhes contamos o que iríamos fazer. Seguiram-se os vários Caminhos de Santiago em 2003, 2004 e 2005, terminando com a Eurotrip em 2006 (10 países e 4 100km) no ano em que estava a acabar a nossa carreia académica. 
Depois começaram as competições por etapas : TransAlp em 2007, Cape Epic e TransPortugal em 2008, TransRockies em 2009, TransGermany em 2010.


 


Em 2008 e a Home Energy - Martifer marcou o inicio da nossa actividade profissional. Ambos na mesma área e basicamente com as mesmas funções. Ganhamos experiência na Micro-produção, projectando e coordenando instalações visando a produção de electricidade e agua quente através da energia solar.

Em 2009 arrancamos com a Nexplore - Sports Events & Bike Products que é ao dia de hoje a nossa actividade principal. 


Como vêem, o nosso percurso ao longo do tempo confunde-se com as nossas vidas.

O Zé, um ser humano incrível com um coração grande e uma força de vontade enorme, tem aqui as minhas palavras de apreço por tudo!

Forte abraço para ti amigo!


9 comentários :

  1. Um gesto muito nobre da tua parte João... este texto que acompanha as vossas vidas em comum demonstra o que é uma verdadeira amizade. Continuem assim por muitos e longos anos e parabéns ao Zé pelo seu aniversário. Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom, isso é que é amizade. Parabéns não só ao Zé pelo seu aniversário, mas também a ti, João, pela prova e pela bonita demonstração de amizade.

    Beijinhos

    Sandra Moura

    ResponderEliminar
  3. Altamente.
    Do que mais me orgulho na vida é de ter amigos como vocês.

    Um grande abraço e Muitos parab´nes para o Zé BTT.

    E mais uns aninhos e podes correr em Masters.

    ResponderEliminar
  4. Pois... Não tarda é veterano ele!

    Muito boa esta tua ideia João! Mas agora confessa lá... O que lhe vais pedir? LOL

    ResponderEliminar
  5. Amigos destes não se encontram em qualquer parte e amizades assim,ja são muito raras de se encontrar e quase impossíveis de conseguir!!!
    Parabéns pela bela da iniciativa João e Parabéns tambem ao ZéBTT de Amarante. Grande abraço para ambos.

    ResponderEliminar
  6. Qual o maior?...
    Grande gesto do João! Grande Zé para o merecer!

    ResponderEliminar
  7. Já tinha dado os parabéns ao Zé pelo aniversário. Agora dou os parabéns ao João pela homenagem em vida ao seu amigo Zé. Não é comum ver-se e ler-se algo assim, e por esse motivo, tem ainda mais valor.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. DESDE A MUITO QUE ACOMPANHO O VOSSO BLOG E SIGO-VOS COMO GRANDES ATLETAS QUE SÃO.
    APESAR DE SER DA POVOA DE VARZIM,VEJO-VOS ALGUMAS VEZES POR ESTAS BANDAS A FAZER TREINOS DE ESTRADA.
    JÁ AGORA,...
    NÃO QUEREM SER TB MEUS AMIGOS....COMO VOÇES AINDA NÃO VI NADA IGUAL.
    MUITOS PÁRABENS AO ZÉ E MESMO NAO FAZENDO ANOS,MUITOS PARABENS AO JOÃO PELA AMIZADE QUE VOS UNE...


    MIGUEL LOPES
    WWW.GRUPOBTTMALHOSTEAM.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
  9. Tive o privilégio de pedalar com estes 2 "putos", há anos atrás, davam eles os primeiros passos no btt!
    Vi crescer esta amizade, cumplicidade e companheirismo ímpares!!!
    João e Zé, sereis sempre "os meus meninos"!
    Abreijos :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict