terça-feira, abril 12, 2011

Performed by Tiago Aragão & Serpa

Olá amigos,

Os últimos dias continuam a ser passados num misto de treino e trabalho especifico visando a recuperação da lesão.

Mais uma vez enalteço o trabalho do fisioterapeuta Hélder Monteiro que me tem acompanhado desde o inicio neste caminho.

 

O próximo exame na lista foi feito pelo Tiago Aragão no CTAD. Uma avaliação física completa com medições de vários tipos : Peso, Massa Gorda, etc.

O pior foi quando sentei-me em cima da burra para os testes de lactato. Aí se notou a falta de treino...não passei a barreira dos 300 Watts. Muito trabalho pela frente para recuperar o tempo ''perdido''.

Os testes de lactato são efectuados numa bicicleta onde se relaciona a velocidade com a potência e batimento cardíaco. Através destas 3 componentes consegues elaborar um plano de treinos mais preciso e com melhores resultados. Sem duvida que para quem leva a sério o ciclismo\BTT este tipo de exame deva ser feito.


Depois disto punha-se a questão...vou ou não a Serpa? Claro que não seria para fazer os 160km, mas sim os 80km. 3 dias antes confirmei a presença, 2 dias antes desmarquei, 1 dia antes voltei a confirmar, o organização que me ature!

A viagem era longa, cerca de 600km desde Amarante, não tinha companhia e só pude sair por volta das 20h. Cheguei a Serpa já passava da 00.30h ainda havia que descarregar a carrinha, montar a tenda da Douro Bike Race


A Toia recebeu-me em sua casa com a ternura que a caracteriza desde que conheci. Nada melhor que um delicioso bolo ainda quentinho para fazer Carbo Loading! Duas fatias, dois dedos de conversa e ala para a cama porque já eram três da manhã. 

Quando o despertador tocou às 06.30h pensei que fosse um pesadelo, deixei tocar...mas acabei por cair na real e toca a sair da cama porque tinha mais um longo dia pela frente.

Os bravos que optaram por fazer 160km saíram uma hora antes, às 08h. No ano passado também fazia parte deste grupo, mas este ano fui racional e optei pelos 80km.


A distribuição dos participantes deveria ter sido 160km - 75% e 80km 25%, provando mais uma vez que o pessoal gosta é de coisas duras!

Arranquei sem pressas, aproveitei para levar a máquina fotográfica porque a paisagem merecia. Quando dei por mim estava em 3º lugar...e senti-me algo pressionado sem saber o que fazer. Apesar do escasso\nenhum treino estava a sentir-me surpreendentemente bem e conseguia manter uma boa cadência. O terreno ajudava, não tinha subidas muito longas e assim não me fazia ''abafar''. No entanto suspeitava que o ''homem da marreta'' me apanhasse algures numa daquelas colinas Alentejanas...

Entre o km 60 e 70 esteve perto, mas logo aí fui buscar reforços :


Vitargo Electrolytes, Vitargo Energy Bars, Vitargo Gel e siga que já falta pouco.

Olhava para o GPS e já marcava 80km mas Serpa ainda estava longe. Nessa altura estava já na segunda posição, mas o 3º estava no encalço. As forças estava a diminuir, mas consegui aguentar até cortar a meta...

O segundo lugar soube a uma grande vitoria e o melhor de tudo, o joelho pouco ou nada se queixava!!


No final o convivo com vários amigos do Sul é algo que faz também merecer a viagem.


A viagem de regresso incluía uma visita a Vila Viçosa para visitar uma tia com 85 anos e que já não via há anos! Não conhecia este recanto de Portugal que me encheu o coração e me irá fazer por lá passar muitas mais vezes.

Quanto à minha tia, a sua ternura e carinho deixou-me sem jeito, sem palavras e me fez pensar no quanto a vida é uma bênção que devemos aproveitar intensamente.



Cheguei a casa já passava das quatro da manhã, mas foi um fim de semana repleto de emoções fortes e que valeu a pena os mais de 1 100km efectuados em pouco mais de 24h. Havia que descansar porque às 08h o despertador voltava a actuar...

Love the Ride!

2 comentários :

  1. João! Vc é uma tremenda inspiração!!! Parabéns pela prova :)
    Seus superpoderes são inesgotáveis!!!

    ResponderEliminar
  2. Fico contente por saber que esse joelho está a ficar ok. Força! :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict