sábado, abril 30, 2011

Sympatex Bike Festival - Riva del Garda


É sempre voltar a Riva e neste caso ao festival que o primeiro que acontece durante o ano. Milhares de visitantes vem a Riva para passar umas mini-ferias neste lugar paradisíaco situado no leito do Lago di Garda. Existem actividades para todos, desde pequenos a graúdos, onde o culto pela bicicleta é sempre a razão principal.

A Rocky Mountain Marathon powered by Vaude é a actividade que reúne mais participantes, cerca de 3000, que são distribuídos pelos vários percursos sendo que o mais expectativa cria, é a Ronda Extrema. São cerca de 105km e 3 500m de desnível positivo acumulado. Um percurso durissimo com subidas intermináveis, descidas bastante técnicas onde sempre acontecem quedas graves e que eu mesmo presenciei uma.


Como hoje era mais um teste à minha forma física e ao meu joelho, não me preocupei com o lugar de partida. O frontal marcava 2160, o que se traduzia no bloco E sendo a partida sensivelmente 15min depois do bloco A. Não há que stressar João, hoje estas aqui para curtir, por isso relaxa que vai ter tempo de ultrapassar se as pernas permitirem. Foi isto que pensei quando via o enorme pelotão à minha frente.

Cá trás presencia-se todo o tipo de coisas, desde gente que ''cai de para-quedas'' na prova, aos que levam este mundo e o outro numa mochila ao pessoal que leva roupa como se fosse para a Sibéria, etc. De facto no topo das montanhas à nossa volta ainda tem bastante neve, mas não estava frio, aguentava-se bem de jersey e calção.


Tiro de partida dado pelo representante da Rocky Mountain - Canadá, Randy Mcinnis e bora lá enfrentar os Alpes. Chegada ao primeiro trilho, engarrafamento tremendo, anda-se devagar, quase parado, aliás, a maior parte vai a pé. Eu faço questão de ir montado. Começa aqui a minha jornada de ultrapassagens intermináveis que se prolongou até à meta.

Detesto travar a subir, mas mais detesto travar a descer, isto é, quando posso descer mais rápido e não o posso fazer. É o que acontece quando se parte cá de trás, mas voltei eu a pensar, relaxa Jony que hoje é para curtir.

Quando se pedala nos Alpes acontece que sobes durante 2h e desces durante meia hora e nas zonas planas rolas a 50\60km\h pois os alemães e Italianos são muito fortes neste campo. A minha escassa preparação fazia-me temer o pior, mas consegui sempre aguentar a dor das pernas, a pulsação sempre em alta e acima de tudo a diverti-me!!!

As descidas por vezes eram tão rápidas que em entrada atingi os 80km\h e em trilho 70km\h!! Sem duvida que a suspensão total ajudou bastante e dá mais confiança a descer.

A chegar a Riva, tive ainda direito a uma chegada ao sprint bastante aplaudida e que acabou com as ultimas forças que ainda restavam. Diga-se de passagem que não sei bem para quê porque o resultado era relativo, mas o pessoal picou-me e eu mordi o isco. 

Os dados finais são 5.10h e 55º. Tendo em conta que treino há cerca de um mês, considero um bom resultado. Estiveram presentes os melhores atletas do mundo, inclusive o actual campeão do mundo de maratona, Alban Lakata. O Vencedor foi o Suíço Urs Huber nos masculinos e  a Finlandesa Pia Sundstedt da Rocky Mountain nos femininos.

Na noite de sábado é chamada OPEN NIGHT e que é uma noite onde o recinto da feira está aberto ao publico e os expositores aproveitam para fazer churrascos, oferecer cervejas, passar vídeos e musica...um ambiente puramente descontraído em que toda gente convive e se diverte. 

Ainda não o disse, mas este festival é ao ar livre, onde para onde se quer que se olha de vê montanhas, montanhas com várias centenas de metros de altura o que cria um enquadramento perfeito.

Penso que todos os apaixonados pela bicicleta deveriam vir cá para sentirem a energia do local, das actividades que existem, pela forma como a bicicleta é tratada e cultivada, pelo festival em si , pelas marcas presentes, pelas novidades que já se podem ver do ano seguinte, pelo convívio, pelos trilhos, pela comida, pelo acolhimento, etc.

A vinda a Riva é uma oportunidade de se falar directamente com as marcas, de se efectuar negócios e parcerias e também para tirar ilações sobre os eventos que se organizam. A Nexplore está presente nestas áreas e para se estar na linha da frente, tem de se estar presente nestes eventos.


Aqueles que pensam que vim cá só para ''passear'' estão bem enganados, pois os dias são passados em reuniões, em explicações, apresentações que nos obrigava a estar sempre concentrados na nossa actividade. Claro que ''trabalhar'' em Riva parece que não sabe a trabalho, mas a realidade é que o é.





Amanhã acaba o festival e é tempo de rumar a Portugal com novas ideias e novos horizontes.

Fiquem atentos.


3 comentários :

  1. Cheira-me que vêm aì novidades fresquinhas... 8)

    ResponderEliminar
  2. Nossa li esse relato incrível! Adorei!
    Riva eh aonde comecei a namorar um portuga que pedala muito! Isso foi há um ano atras, espero estar com ele aí no ano que vem! Life is good!

    ResponderEliminar
  3. Boa foto reportagem :)
    Devem ser paisagens maravilhosas.
    Parabéns pelo 55º lugar

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict