segunda-feira, abril 08, 2013

Dia de S. Rally

Falar de Rally de Portugal no norte é como falar de uma religião, de algo que transcendente e que é difícil de explicar. A febre por este desporto motorizado torna-se numa romaria um dia no ano. O troço Fafe - Lameirinha faz as delicias dos aficionados. As encostas da serra tornam-se verdadeiras bancadas, entoando cânticos, fazendo qualquer um vibrar de emoção por estar ali e viver esta paixão. Muitos optam por passar a noite na serra convivendo. O consumo de álcool e churrascos é proporcional ao consumo dos carros. Festa é festa!


O dia solarengo foi um factor que contribuiu decisivamente para a minha deslocação movida a pedal até ao epicentro do Rally. Como é habitual, encontrei muitas caras conhecidas, umas mais sóbrias que outras, mas todas elas absorvidas pela energia vibrante e contagiante da Serra de Fafe. 
Em 2012 escrevi sobre este mesmo dia : http://www.joaomarinho.com/2012/03/dia-de-s-rally.html

Mesmo não sendo uma prova a contar para o campeonato WRC, a organização trouxe as principais estrelas da modalidade. Três foram as passagens pelo mítico troço o que permitiu aos espectadores deslocarem-se entre as principais ''atracções'': Confurco, Salto da Pedra Sentada, Salto da Pedra da Pereira, entre outros. É impressionante ver estes carros literalmente a voar! 


Optei por não ficar até à ultima passagem, regressei a Amarante e à freguesia do Salvador para ainda dar uma força aos Trail Runners da ADA. Foram 4 os elementos que fizeram o percurso da Caminhada, mas em versão de corrida. Eu estava proibido de correr devido a uma lesão no joelho. Tinha de o poupar para o dia seguinte.

Mesmo assim ao final do dia tive tempo para novamente saborear um treino curto de patins em linha. Descobri a modalidade no ano passado, adorei e agora com a chegada dos dias mais quentes e secos irei certamente querer praticar mais! 


O dia acabou no shopping, nas secções de senhora a escolher o traje para a Color Run do dia seguinte. Como eu me ri! 
O saldo ficou em 90km pedalados, 10km patinados. O Sundae à meia noite foi mais que merecido!

1 comentário :

  1. essa bicla não me é estranha pois fui ver o rally e essas rodas ainda me lembra bem delas passarem por mim, só não vi quem era o rider:)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict