segunda-feira, julho 09, 2012

Fim de Semana de Malucos! 24h, Subida ao Marão de noite e Douro Road Ride XXL!


1º Entre sábado e domingo realizaram-se as 24h de Lordelo. Fui lá ver in loco o ambiente e apoiar os dois Rocky’s presentes. O Francelino e o Domingos, ambos a competir a solo! A estrutura montada pela organização era atractiva, quer para participantes, quer para assistentes. Assisti ao arranque e claro que o pessoal arranca com a ''pica toda''…depois quando voltei à noite com o Zé Silva e com o Luís Leite, as coisas já são diferentes. O ritmo é mais tranquilo e tudo acontece com mais calma. Quando saímos do paddoc eram 22.30h queria dizer que ainda tinham mais 12.30h minutos pela frente!!!

 

Mais tarde vim a saber que o Francelino fez 9º lugar na geral e o Domingos foi apanhado pelo Homem da Marreta e abandonou a prova à 01h da manhã! Seja como for, ambos estão de parabéns por encarar este desafio que eu ainda não ganhei coragem para aceitar!

2º Circuito NGPS Alvorada Serra do Marão…mas que raio é isto? Passo a explicar, um grupo de Paredes lembrou-se de subir a Serra…mas saindo às 00h!! Isto é de malucos, não deve ter muita aderência, pensei eu. Estavamos nós a regressar de Lordelo (a pedalar) quando chego e deparo-me com cerca de 100, sim CEM malucos com luzinhas para todos os gostos e feitios prontos a encarar 35 km de subida noite dentro. A ideia é boa, é ver o nascer do sol nas Antenas do Marão, fiquei com um bocado de pena por não participado…não que eu seja maluco, mas sim para ver o nascer do Sol!
 

3º Este pessoal que mencionei atrás são grandes malucos, mas o que dizer de um tipo que se dispõe a fazer 250km nas encostas do DOURO? Muito menos maluco não deve ser…

Quando estava na Universidade, todos os anos fazia a Rota das Cerejas (nome dado por mim), que consistia em ligar Porto, Resende Régua, Vila Real e Amarante. Assim podia comer todas as cerejas que queria e aproveitar para treinar. Agora que não estou na universidade, tento manter essa tradição de pelo uma vez ir para aquela zona e ‘’atacar’’ as cerejeiras. Apesar de já ser tarde para encontrar cerejas nas árvores, o César mostrou-me uma foto no início da semana passada que me fez tentado e então aí vou eu rumo às cerejas!

Saí de Amarante um pouco mais tarde que o previsto, por isso tive de apertar com o andamento na subida inicial até ao Alto de Quintela, cerca de 18km a subir constante. Pensei eu, vou pagar a factura, mas para grandes males grandes remédios! Desci por Mesão Frio até à Régua, contornado o Rio Douro. Demorei cerca de 1.30h para fazer cerca de 50km e as pernas teimavam em não corresponder ao que eu lhe pedia. O César já estava à minha espera há uma hora! Desculpa amigo, espero que a minha desculpa tenha sido válida?! 


Estávamos no coração do Alto Douro Vinhateiro, património da Humanidade, numa região que me encanta e que nunca me canso de cá vir mesmo que para isso seja preciso fazer dezenas de Kms! Subimos em direcção a Lamego, pusemos a conversa em dia sobre muita coisa. O César já tinha quase 90km mas mesmo assim impunha um ritmo forte! 


Seguiu-se Tarouca e Moimenta da Beira, já em plena província da Beira Alta e conhecida também por Terra do Demo, apelidada assim pelo escritor Aquilino Ribeiro. O nosso destino, Penedono, estava a cerca de 35km. Nesta altura as ‘’luzes’’ do painel de controlo do César, começaram a piscar devido ao cansaço acumulado. A subida final foi lindíssima, deu para contemplar o grande planalto Beirão até à cordilheira montanhosa da Serra de Montemuro, Serra do Marão e Serra do Alvão…era impressionante a profundidade do horizonte. 


Chegados à Vila Medieval de Penedono, fomos recebidos por uma Feira Medieval. Mais uma pensei eu? Isto das Feiras Medievais é agora moda em todo o lado…mas esta foi muito diferente e surpreendeu-me bastante pela positiva. O castelo medieval de Penedono, datado do Século XIII, é de uma beleza fora de série e está perfeitamente conservado.  Os figurantes, as barracas, os trajes e até o próprio piso estava condizente com a época. Tinha até catapultas e bestas gigantes na rua! 


Assim que chegamos a mulher do César, a Cristina, veio logo ao nosso encontro, era cerca de 01h da tarde, hora de comer portanto. Fomos directos ao restaurante deliciarmos com Batata Frita, Bacalhau Grelhado e muita Coca-Cola. O tempo estava muito quente, desidratamos muito, por isso tudo o que for salgado é aquilo que o nosso corpo pede…eu fiz-lhe a vontade. Depois disto a sobremesa, aliás as sobremesas…era pudim, pão-de-ló de chocolate, tarte de nós, aletria, cerejas, pêssegos…e barriga para isto tudo? Ainda tinha outros tantos kms pela frente (cerca de 130 km) por isso abasteci-me até não poder mais…

 

Daqui em diante segui sozinho. O César regressou a Moimenta a pedalar, e eu segui em direcção a S. João da Pesqueira. Não conhecia esta região Beirã e fiquei surpreendido pela positiva! A descida para o Pinhão contornando as vinhas plantadas nas encostas dos montes é simplesmente arrebatadora…ia até mais devagar, a travar mesmo, para apreciar aquilo que estava diante dos meus olhos…


Do Pinhão para a frente já sabia o que me esperava. Uma subida de 16km até chegar a Sabrosa que foi feita a uma cadência constante e para quem já tinha quase 200km nas pernas, a uma velocidade considerável. Não sei se foi pelo Carbo Loading?! Depois de Sabrosa o destino era Vila Real. O percurso não era muito exigente, mas aí apareceu o vento de frente para complicar as coisas…


Entre Vila Real e Amarante existe uma grande montanha para ultrapassar - o Marão. Cerca de 20km desde a cidade até ao Alto de Espinho, onde se inicia a descida para a Amarante. Agora eram as minhas luzes que começavam a piscar…estou tramado e ainda por cima com vento contra….Parei num tasco para satisfazer as minhas necessidades fisiológicas e beber uma Coca-Cola bem fresquinha e de garrafa de vidro. Alguns minutos depois estava rejuvenescido. Imprimi o ritmo constante até ao Alto de Espinho e comecei a fazer as contas…Queria fazer a volta completa em menos de 10h, naquele momento tinha 8.40h! Tinha de andar da perna, para conseguir! 


A descida para a Amarante são cerca de 30km numa estrada cheia de curvas. Pedalei o máximo que podia. Ia estabelecendo metas de tempo para conseguir chegar na cidade dentro do timing previsto.

Cheguei em casa o GPS marcava 252km, cerca de 9.40h e 4 600m de acumulado positivo! Podem ver no mapa o percurso marcado a azul. A verde está uma etapa de 2012 da DOURO BIKE RACE para terem um termo de comparação. Um longo dia, mas que me deu um enorme prazer. Muito mais que uma prova! Este Douro Road Ride XXL vem no seguimento do Douro Road Ride que fiz no inicio do ano e que podem ler aqui.



Obrigado ao César pela companhia ao longo dos 80km e à Cristina pela recepção, pelos doces e simpatia! Prometo voltar, mas já sabem que também estão convidados para vir até à Amarante! 

Sobre as cerejas, comi algumas. Dei antes prioridade a outras iguarias doces que a Cristina preparou.

Estradas…Nacional N101, N2, N222, N15, foram algumas das estradas por onde passei e das mais emblemáticas da região e do país. Ligar estas estradas todas e desta forma foi muito divertido.

Resumindo e concluído, qual destes três grupos de pessoas é o mais maluco?

Love the Ride!

14 comentários :

  1. Um bom empeno, um grande dia!
    Foi brutal!!!

    ResponderEliminar
  2. Paulo Coutinho10:37 da manhã

    Boa aventura João.
    Podes enviar-me o track desse trajeto?
    Nas férias costumo ir de férias para perto de Penedono e seria uma boa volta para fazer.
    O meu email é paulorcoutinho@gmail.com

    Obrigado e abraço.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Estou a tratar-me Nuno. É uma terapia de choque :)

      Eliminar
  4. Uma região maravilhosa. As fotos estão todas excelentes, especialmente aquela da mesa abastada!! Foi um excelente cabo loading!!!
    E hajam pernas para os 250 km. Força!!

    Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar
  5. Manel Gonçalves1:37 da tarde

    Brutal! Obrigado pelo relato! A fazer... mas em dois dias!

    ResponderEliminar
  6. Bruno Anselmo5:25 da tarde

    Epah a minha rota das cerejas (Gardunha) é mais fácil :) Agora é um autêntico festival de fruta. Só é preciso levar água :)
    Tive a oportunidade de pedalar durante 1 ano no Alto Douro Vinhateiro e é garantidamente de uma beleza ímpar. Ver estas fotos e a tua aventura, fez-me relembrar as voltas que por lá dei, era cada dose :p
    Quanto ao desafio...e aos malucos, entrego-te já essa denominação :)

    Cumprimentos,

    Bruno Anselmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno,
      É verdade, aí também tem fruta de categoria! Já comi pêssegos e cerejas com fartura! :)
      Boas pedaladas!

      Eliminar
  7. A próxima que fores avisa! grande volta! Quase que nos cruzávamos estive nas régua ás 1230..mas fui de seguida para a Repentina!

    ResponderEliminar
  8. bruno magalhaes11:06 da tarde

    é sempre um prazer deliciar-me com a tua escrita e (maluqueira)kms ,espetacular ,bonitas fotos...grande abraço

    ResponderEliminar
  9. francelino11:37 da tarde

    Amigo João, depois de ler o relato do teu passeiozito, não sei quem é mais maluco: 24 H a solo ou aventuras destas -:)
    Agora a sério, ganha coragem para umas 24 H a solo. Com a tua garra, sei que te vais sair muito bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Que flores lindas!
    Pão de ló de chocolate?! Brutal!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict