sábado, junho 16, 2012

SERRA DA ESTRELA – APRESENTAÇÃO EQUIPA 2012 + MARATONA DE MANTEIGAS


Uma semana após o intenso fim de semana vivido na Serra da Estrela, tenho finalmente tempo para escrever o que lá se passou. Este intervalo de tempo também me ajudou a ‘’digerir’’ o algum desapontamento que tive depois da sucessão de azares que tive nos últimos 10km de prova. Mas vamos por partes.

APRESENTAÇÃO DA EQUIPA – ROCKY MOUNTAIN SPONSER NUTRITION 

O plano era chegar ao final da tarde à Serra da Estrela, sair de Amarante ao inicio da tarde, passar na Cofides (Vila Nova de Gaia) para levantar os equipamentos e seguir viagem tranquilamente…o que é certo é que às 20.30 ainda estávamos na Longusbike a acabar a montagem da bicicleta da Luli…para aliviar o stress e a ‘’gula’’ fomos jantar uma francesinha, mas vegetariana que isto de ser atleta tem muito que se lhe diga! 
 

Acabamos por chegar perto da 1h da manhã às Penhas da Saúde onde iríamos ficar a dormir...tarde, aliás muito tarde e com uma grande derrapagem face à hora estimada inicialmente…mas nada melhor para acabar o dia, aliás, a noite que assistir a uma grande filme que começou a dar por volta dessa hora…nada mais, nada menos que ‘’A Fúria do Heroi’’ ou seja, o primeiro da saga Rambo! Um filme dos inícios dos anos 80 colou-nos à TV até ás 3 da matina. Apesar de já todos termos visto este filme várias vezes ao longo dos últimos 30 anos, isso não nos demoveu da frente da pequena TV do nosso chalé. 


Não tínhamos um programa propriamente definido para a manhã de sábado, a principal preocupação era mesmo acordar a horas decentes depois da noitada a ver o Rambo. Estes Chalés da Serra da Estrela tem 3 quartos e bastou acordar uma pessoa para todos os outros não dormir mais. Para quem privilegia convívio, esta é sem duvida uma boa opção! A alvorada foi dada às nove horas…tranquilamente preparou-se o pequeno almoço com o sol a entrar pela porta e janela da nossa casinha. Depressa todos os elementos se juntaram para tomar café e receber o seu equipamento novo. Sem grandes pressas equipamo-nos a rigor, afinamos as nossas Rocky Mountain e lá fomos em direcção à Torre. 

 
Estamos ainda na Primavera, as cores intensas predominam por toda a serra. Amarelo, verde, roxo, castanho…a natureza fervilha e contrasta com o cinzento das rochas, tornando o cenário deslumbrante. Ao sabor de muita conversa, brincadeira e gargalhadas trepamos cerca de 11km até ao ponto mais alto de Portugal continental. Lá em cima o nevoeiro fez com que a temperatura baixasse drasticamente e a única paisagem que se viu foi mesmo os presuntos, queijos e enchidos da lojinha de produtos regionais que está instalada na Torre. 
 


Na descida houve ainda tempo para ensaiamos (eu e a Luli) a foto para o passatempo BIKE BEIJO. Muitas foram as tentativas até conseguir a foto perfeita. O Zé Silva que foi o fotografo de serviço esteve muito bem e conseguiu-nos enquadrar de forma perfeita!
Acabamos o almoço já passava das 4 da tarde…foi mais um momento de todos convivermos e por a conversa em dia. Os pratos variaram, as sobremesas também, mas recuso-me a revelar o que comemos. É segredo de equipa! 


Seguimos para a sessão de fotos...cada um dava uma sugestão para o local das fotografias, para o alinhamos dos ‘’bonecos’’, para a configuração das bicicletas…muitas foram as risadas até conseguimos um consenso e perfilarmos para a foto. Foram momentos de facto bem divertidos!
Havia que levantar os kits em Manteigas e nós estávamos nas Penhas da Saúde, ou seja, sempre a descer até Manteigas. Claro que fizemos a descida por trilhos que ainda tinha na cabeça de provas de outros anos. Descemos paralelamente ao Vale Glaciar, uma das Sete Maravilhas de Portugal por trilhos técnicos com muita pedra. Felizmente correu tudo bem sem quedas nem avarias…quer dizer, o Rui furou, mas nunca pior! 



Levantamos os kits no secretariado localizado no centro de Manteigas e que desde já agradecemos a simpatia da Sara. Conversamos com outros atletas e amigos sobre o tema do momento - DOURO BIKE RACE. Estava na hora de voltar a casa, isto é, subir todo o Vale Glaciar desta vez por estrada. Foram certa de 13km feitos nas calmas, tirando paisagens e conversando. Os meus deveres de namorado diz que tenho de ajudar a minha namorada sempre que possivel e estiver por perto. Lá tive eu de rebocar\empurrar a Luli montanha a cima…algo que faço sempre de bom grado. 


Quando chegamos de novo ao Chalé ‘’apenas’’ tivemos tempo de tomar banho, juntar toda a gente, sentar numa mesa improvisada e comer uma bela de uma ''massada'' feita pela Chef Ana Azevedo. Foi comer até não poder mais…então a sobremesa que é uma especialidade da Ana foi apreciada por todo e pouco ou nada sobrou….
Eu juntamente com os companheiros de equipa que iam fazer a prova no dia seguinte estudamos o percurso, altimetria, localização dos abastecimentos, etc. Estávamos todos à espera que desse novamente mais um filme da saga Rambo, mas nessa noite tivemos azar e não passava nada de jeito. 

TAÇA DE PORTUGAL DE MARATONAS – MANTEIGAS 

O programa de festas era engraçado, cerca de 80km com 2 600m D+, ou seja, muita subida, mas também muita descida. Um ano depois da ultima prova que participei a contar para a Taça, que também tinha sido em Manteigas, estava novamente numa grelha de partida. Como foi a primeira prova que fiz, a minha boxe era a ultima, o meu frontal tinha lá escrito 303, ou seja +- 300 atletas na minha frente. Nada de estressar, tinha um esforço extra para fazer no inicio para conseguir ultrapassar o maior numero de atletas possivel. Claro está que o meu poder de explosão ainda se encontra bastante limitado devido à ‘’ressaca’’ que tenho vindo a curar depois do Rally di Romagna

Sentia ainda as pernas presas, não conseguia forçar o andamento tanto quanto eu queria, por isso a estratégia era manter um ritmo constante do inicio ao fim, assim foi. Consegui recuperar até chegar aos 10 primeiros lugares…estava tudo a correr às mil maravilhas, o GPS marcava 70km, faltavam 10km a descer para a meta e começo a sentir o pneu da frente estranho…será que é a suspensão? Será que é furo? Será que é cansaço? Continuei algumas centenas de metros a ver se nada acontecia…mas o pior acabou mesmo por acontecer, tinha furo. Como era um furo algo lento, optei por ir enchendo…nem sei se foi bom ou mau, sei que enchi umas 4 vezes o pneu! As coisas começaram a não correr de feição, mas como diz a Lei de Murphy, podem ainda ficar piores…e ficaram, parti a corrente numa pequena subida no meio dos 10km de descida. Estava complicado chegar à meta…


Cortei a meta algo desanimado mas assim que soube que a Luli tinha ganho a prova dela ficou logo feliz. Havia que pensar positivo e agradecer o facto não ter tido nenhuma queda e de estar ali vivinho da silva! Foi muito bom ver a Luli no lugar mais alto do pódio! Por falar em pódio, a Casa de Benfica de Tomar, equipa com a qual a Nexplore tem parceria trouxe o carro carregado de taças! Parabéns amigos! O Miguel Machado, que nos acompanhou até à Serra da Estrela teve uma queda feia, foi forçado a abandonar, mas felizmente que não teve mazelas dignas de registo.

 

Foi um fim de semana em grande, com muito convívio e resta-me agradecer a todos os elementos da equipa presentes. Um agradecimento especial ao Zé Silva que esteve nos abastecimentos e que me forneceu o fuel da SPONSER.
Venha a próxima!

Versão PINK Luciana Cox aqui

3 comentários :

  1. Bruno Andrade (brunocontato@hotmail.com)5:29 da tarde

    Grande João Marinho,

    Meu nome é Bruno, tenho 30 anos, sou de São Caetano do Sul - SP (Brasil) e tenho acompanhado fielmente seu blog!
    Fiquei uns 10 anos longe da bike, o suficiente para ganhar 30Kg (rsrsrs). Recentemente adquiri uma Rocky Mountain 29 (Soul) à fim de voltar a praticar esse esporte que tanto me fez bem (porém, como hobby).
    Achei seu blog enquanto procurava informações sobre a bike e desde então tenho acompanhado frequentemente. Tenho pedalado pouco ainda, mas o suficiente para perder 8kgs! (inclusive esse blog tem me servido de inspiração para continuar em frente).
    Admiro suas viagens e histórias e lhe desejo SORTE!

    Um forte abraço,

    Bruno Andrade (from Brazil!rsrs)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Bruno,

      Obrigado pelo seu comentário! Sinto muito orgulho em contribuir para o seu bem estar e saúde.
      Minha namorada é brasileira, quem sabe se numa futura viagem ao seu país a gente de encontra para um pedal!

      Um abraço e continue pedalando!

      Love the Ride

      Eliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict