domingo, abril 15, 2012

Maratona de Roterdão, o relato!

O ambiente que se vive antes de uma competição seja ela qual for, transforma e apaixona. Por toda a cidade de Roterdão via-se bandeiras, publicidades, marcações, telas...dentro do grupo da New Balance a mesma coisa...todo o mundo falava da maratona, estratégias, tempos, alimentação, records...
Decidi ''desanuviar'' um pouco e pedalar sozinho pela cidade na tandem até chegar ao porto de Roterdão e pensar se iria encarar a ''Missão Maratona''. Este porto é desde os tempos dos descobrimentos um importante plataforma para o transporte marítimo entre a Europa e o resto do Mundo. Reflecti bem pois o treino de corrida tem sido escasso, mas como diz o Capitão Nascimento do Tropa de Elite: ''Missão dada é missão cumprida''...


O Danny Orr da New Balance UK cedeu-me a inscrição para maratona...de um dia para o outro estaria a correr a minha segunda maratona depois de ter prometido a mim mesmo que tão cedo não iria meter-me noutra...há quatro meses atrás fiz a maratona da Disney, terminei com 3.38h com as pernas a reclamar bastante. Lidar com o sofrimento é ''normal'' para quem faz competição, aguentar as dores, arranjar motivação extra, pensar na passagem pelo arco de meta...eu estou sintonizado com isso e sabia que iria voltar a sofrer...antes disso, alguma brincadeira...

A estratégia desta vez foi diferente, não saí quem nem ''uma vaca louca'' como dizem os brasileiros, decidi começar controlado, tentando seguir um ritmo mais ou menos constante mas dentro do plano de baixar o meu tempo para menos de 3.30h. Estava a ser um pouco ambicioso demais, mas quando o Danny me deu o seu kit de prova disse (em jeito de brincadeira) que eu não podia fazer menos de 3.25h que é o melhor tempo dele na maratona para não ficar mal quando os amigos vissem o tempo. . Eu disse que iria fazer menos que isso! Então o foco era esse e fui atrás!


O dia amanheceu gelado, com uma temperatura abaixo dos 10º e muito vento. Os comentários variavam, uns diziam que estava o tempo ideal para correr, outros que não conseguiam correr com esta temperatura...eu apenas pedia para que não chovesse! Era engraçado ver a roupa que os atletas usavam...uns estavam confortáveis com uns calções e uma t-shirt (como eu) outros estavam completamente tapados da cabeça ao pés com luvas, gorros, calças, casaco...


Correr uma maratona pressupõe-se que durante a prova se vá comer e beber muito, mas eu apenas comi metade de uma maça e 4 copos de bebida energética que a organização dava nos escassos e pontos de abastecimento. A alimentação antes da prova rica em carbo-hidratos vinda dos brownies, gelados, croissants e bolos foram os responsáveis para esta...digamos ''falta de apetite''.

Voltando à estratégia,  para mim só começa a contar quando passo os 21km, quando atingimos metade da maratona. Depois deste ponto faço contagem decrescente por isso queria chegar lá com as pernas dentro do possivel confortáveis. Isso aconteceu surpreendentemente, então o meu segundo plano era atacar onde toda a gente se queixa da ''parede'' entre o km 30 e o 35. Assim o fiz, ataquei e consegui diminuir bastante o tempo por km. 



O pior foi mesmo os últimos 2km, já não tinha mais como aguentar as dores nas pernas e em vez dos habituais 4.40min ao km o tempo subiu para quase 6min...mesmo assim consegui completar a maratona em 3.21h bem abaixo dos 3.30h que tinha na minha cabeça e também abaixo dos 3.25h do Danny! Missão cumprida e record pessoal quebrado!

A Luli chegou com 3.56h batendo também o seu record pessoal e a Maria também da New Balance fez 4.11h estando também de parabéns! 
A tarde foi para descomprimir e conviver com a equipa NB Brasil, partilhando historias da maratona e RINDO muito com a ajuda da muita e boa cerveja feita tradicionalmente pelos monges Belgas!! A tarde acabou num bar onde estava a acontecer uma despedida de solteirA, fui atacado e ''obrigado'' a fazer um strip...bem estamos na Holanda!



Obrigado a todo o staff New Balance Brasil, especialmente ao ''chefe'' Jullian Salgueiro!
Obrigado Danny Orr por me ceder a inscrição no dia anterior!
Obrigado à minha namorada, Luciana Cox por me convidar para ''estas coisas''!

Prometo que da próxima vez que correr uma maratona primeiro que tudo, irei treinar depois tentar baixar das 3h!

Versão Pink da Luciana Cox aqui.

Vídeo da maratona e de toda a viagem:


Love the ''RUN''!

9 comentários :

  1. Muito bom !!! Estava me perguntando se vc iria se "aventurar" nessa maratona, depois da Disney !! E vc não só se aventurou como bateu seu record !!
    Sua namorada, a Luli Cox, tem razão quando diz que "o portuga" tem que ser estudado...( ela desconfia que vc não é humano.... hehehe)
    Parabéns !!!

    ResponderEliminar
  2. Não sei como esqueci todo o sofrimento da Disney...tem momentos que o cérebro parece que pára né? :) Como vocês dizem, urubu não anda com pombo não :)
    Obrigado pelas suas palavras Mónica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi o amor que sentes pela tua menina ( Luli Cox), que fez com que esqueceste todo o sofrimento da maratona anterior !!
      assim pode acompanhá-la em mais essa aventura !!!
      "Love the ride", "Love Luli", "Love running", " Love everything".... hehehehe

      Eliminar
  3. PARABÉNS !Com que então temos mais um maratonista em Amarante , muito bom sabia que andava de bicicleta o que eu não sabia é que também gostava de correr.Já por varias vezes nos cruzamos em treinos ao longo da estrada do marco , eu também gosto de correr apesar de um pouco mais velho tambem já corri a maratona , e o curioso é que o tempo foi quase o mesmo eu fiz 3:22:04 com 41 e um anos , foi em 2009 , agora tenho o sonho de correr uma alem fronteiras.um abraço de admiração pelo gosto que tem pelo desporto e pela natureza.
    nota:tenho um blog de corrida e vou publicar lá a sua noticia da maratona .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim! Sou um maratonista amador, comecei este ano a fazer maratonas depois de algumas corridas S. Silvestre!Gosto do desafio de correr 42km mas tenho de treinar mais para sofrer menos eheheh.
      Obrigado pela partilha! Um abraço!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. João Marinho;

    Também participei nesta Maratona fantástica, e também bati o meu record pessoal. No próximo ano lá estarei de novo!!. mas antes disso tenho Amsterdam em 21 de Outubro.

    Abraço e Parabéns.....

    José Xavier
    http://josexavier1.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive a ver o seu blog! Nota-se bem a sua paixão por Portugal e pela corrida! Continue assim jovem durante muito anos! Parabéns!
      Um abraço

      Eliminar
  5. Muito bom... haja força de pernas para isso tudo durante muito tempo... João... és imparável... Força. Abraço.

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict